12 dicas essenciais sobre como clarear roupa branca

Há quem não dispense o pretinho básico ou as peças coloridas no guarda-roupa. Mas, certamente, as peças brancas possuem o seu valor e espaço, além da preferência. E quem ama roupa branca com toda a certeza odeia as peças amareladas. Foi pensando nisso que hoje, no Blog Reppara! resolvemos trazer dicas de como clarear roupa branca. Quer descobrir? Continue lendo :).

12 dicas essenciais sobre como clarear roupa branca

Roupas branquinhas e radiantes para sempre

Antes de entrar a fundo nas dicas de como clarear roupa branca, precisamos esclarecer as possíveis causas das peças amareladas, que podem ser muitas. Elas vão desde roupas que ficam muito tempo guardadas até manchas causadas por alimentos. 

O que pode manchar roupa branca?

  • Sol
  • Desodorante
  • Poeira
  • Gordura
  • Cremes para a pele

Caiu e manchou, e agora? 

Quem nunca derrubou alguma gotinha de shoyu ou vinho na roupa branca que atire a primeira pedra? Brincadeiras à parte, isso é mais comum do que se imagina, afinal, muitas vezes isso acontece acidentalmente. Mas então, como proceder na situação? 

Saiba como clarear roupa branca

Para tirar manchas de shoyu de roupas brancas, a dica é aplicar uma pequena misturinha de suco de limão, água quente e detergente neutro em cima da sujeira. 

Em seguida, após deixar a solução agir por 10 minutos aproximadamente, será necessário retirar o excesso e esfregar com um pano limpo até que a mancha tenha saído. Feito isso, é só seguir com a lavagem normalmente. 

É provavel que a sua preocupação sejam as manchas de vinho

Agora, se você quer saber como tirar manchas de vinho da roupa branca, o segredo é preparar uma solução com vinagre e água. Embora possa parecer impossível remover a mancha apenas com esses dois elementos, não deixe de tentar. 

Para isso, misture três colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de água. Logo depois, despeje o líquido sobre o tecido manchado e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, lave a peça normalmente. Caso necessite, repita o processo. 

Entretanto, se o vinho caiu sobre a toalha de mesa e, na hora do acidente você não pode retirá-la, nossa dica agora é tão simples quanto a primeira. Coloque um pouco de sal sobre a mancha de vinho ainda úmida. 

O sal tem um alto teor de absorção e pode sugar o excesso da bebida, fazendo com que ela não grude tanto no tecido. Na hora de lavar, utilize a mesma mistura anterior, porém em maior quantidade. Para esta situação, também é recomendado acrescentar uma colher de bicarbonato na hora de deixar o tecido de molho. 

dicas de como clarear roupa branca

Fui à praia e sujei minha roupa branca com protetor solar. E agora?

Sol e protetor combinam apenas na pele e, principalmente, na praia, não é mesmo? Mas, se por acaso você usou a solução e agora está com a peça manchada, não precisa se preocupar, vamos te ensinar o passo a passo, que faz parte dos processos de como clarear roupa branca. 

Para tirar mancha de protetor solar da roupa branca basta aplicar uma solução de feita com uma xícara de chá de vinagre branco, água morna e bicarbonato de sódio sobre a sujeira. Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos. Depois, faça o processo de lavagem normalmente. 

Leia também: Cuidados que fazem a sua máquina de lavar durar mais tempo

Sabão também pode manchar a roupa branca, sabia?

O sabão, seja ele em pó, líquido ou em barra possui diversos ingredientes que foram formulados e pensados para facilitar a limpeza das roupas. Porém, se usado em excesso, desrespeitando a indicação recomendada para cada peça, ele pode manchar a roupa branca. Ainda mais quando colocamos o produto na máquina de lavar.

Ele pode causar manchas esbranquiçadas, que lembram muito manchas de gordura ou cola. Geralmente, em roupas claras, a tendência é que o sabão forme manchas mais azuladas. 

Mas afinal, como tirar mancha de sabão em pó de roupa branca? Para resolver o problema, experimente deixar a peça manchada de molho na água por cerca de 30 minutos. 

Como clarear roupa branca de maneira fácil

Logo depois, com a ajuda de uma escova, delicadamente esfregue a mancha. Para facilitar o processo, você pode utilizar sabão de coco ou algum sabonete branco para a eliminação dos resíduos do sabão. Depois, é só enxaguar a roupa e deixá-la secando na sombra.

Como tirar manchas de maquiagem da roupa branca? 

Se você é do time das maquiadas, que adora se arrumar e, quem sabe, fazer os famosos challenges da internet, certamente já sujou alguma peça branca com base ou sombra, não é mesmo? 

Bom, se por acaso até hoje você não conseguiu tirar aquela manchinha da sua camiseta preferida, experimente fazer uma misturinha com álcool e detergente neutro e aplicar sobre a peça. 

Outra boa ideia é utilizar sabão de côco na lavagem. Mas antes, será necessário aplicar algumas gotinhas de detergente sobre as manchas. Aproveite para esfregar delicadamente, até que você perceba que a sujeira está parcialmente removida. 

Caso isso não ajude, você também pode aplicar algumas gotas de álcool sobre a peça manchada e deixar agindo por 10 minutos. Nesse sentido, talvez, seja necessário repetir a ação mais vezes para obter um bom resultado.

Como tirar mancha de óleo em roupa branca? 

Você estava cozinhando e, acidentalmente, o óleo espirrou em sua roupa. Calma, a gente consegue resolver isso. Primeiramente, tente retirar o excesso de gordura da peça. Em seguida, utilize uma boa quantidade de detergente neutro na área afetada, nos dois lados do tecido, e esfregue.

Depois, mergulhe o local manchado em uma vasilha com água quente. Repita o processo, mas, antes de colocar a roupa novamente na água, deixe o detergente agir por 10 minutos. 

Como tirar manchas de caneta da roupa branca?

Como tirar manchas de caneta da roupa branca?

Quem trabalha com atividades onde a caneta seja uma das principais aliadas, provavelmente, já voltou para casa com a camisa branca toda riscada. Ou até mesmo, se você possui crianças em casa, já se deparou com alguma peça de roupa autografada.

Manchas de canetas esferográficas costumam sair facilmente com álcool e algodão. Para isso, basta aplicar uma quantidade de álcool na mancha e retirar, delicadamente, com o algodão ou algum tecido macio.

Neste processo, é imprescindível colocar um pedaço de pano ou papel toalha por baixo do tecido, para que não manche o outro lado. Depois, é só seguir com a lavagem normalmente.

Minhas peças estão encardidas, e agora? 

O melhor caminho para manter as roupas sempre brancas e livres dos amarelados é a prevenção. E neste processo está, claramente, a lavagem correta das peças.

Por isso, o primeiro passo é separar corretamente as peças brancas das peças coloridas antes da lavagem. Isso porque as roupas coloridas podem soltar tinta e acabar manchando as brancas. Mesmo peças com tons mais claros, como cinza e bege.

É de extrema importância também utilizar os produtos específicos para a lavagem de roupas brancas. Mas a dica de ouro mesmo é evitar, a todo custo, o uso de água sanitária e cloro nas roupas brancas.

A água sanitária amarela as peças com o passar do tempo, além de danificar as fibras do tecido. Dê preferência ao sabão de côco para fazer a lavagem das suas roupas brancas.

Atenção na hora da lavagem

Antes de lavar as suas roupas brancas, leia as etiquetas das peças e certifique-se de que elas podem ser lavadas na máquina ou no tanquinho. Roupas brancas delicadas devem ser lavadas à mão.

Para clarear as peças que já estão encardidas, coloque água morna e um pouco de alvejante (sem cloro) em um balde e depois despeje uma colher de bicarbonato de sódio na mistura. Deixe as roupas de molho por cerca de 1 hora e depois esfregue delicadamente. 

Como clarear roupa branca com água oxigenada?

Para clarear peças brancas com água oxigenada, basta misturar uma colher  de sopa de sabão em pó, duas colheres de água oxigenada e 2 litros de água quente em uma bacia. Será necessário dissolver o sabão antes de colocar as roupas. Depois, é só deixar a solução agindo nos tecidos por 30 minutos e enxaguar. 

Como tirar manchas de roupa colorida em roupa branca?

Você acidentalmente derrubou uma peça colorida na lavagem das roupas brancas, por exemplo. Ou, sem tempo, misturou roupas brancas e coloridas na máquina de lavar. E agora? Será que é perda total? 

Calma, ainda pode haver solução. Experimente colocar as peças em uma bacia com água morna, vinagre, álcool e bicarbonato de sódio. Porém, para este processo, você deverá deixar as roupas de molho por mais tempo. Dê preferência de um dia para o outro.

Na hora de estender, nada de sol! 

O momento da secagem é tão importante quanto o da lavagem. Por isso, na hora de estender as roupas, vire todas do avesso, assim caso alguma poeira ou sujeira entre em contato com o tecido não ficará visível. Lembre-se também de estender todas as peças na sombra, pois o sol pode manchar as fibras dos tecidos, assim como deixá-las frágeis.

Dicas bônus de como clarear roupa branca 

Por fim, além de todas as recomendações acima, vale lembrar que não se deve demorar muito tempo para lavar peças manchadas. Por isso, o quanto antes melhor. E não se esqueça de higienizar a sua máquina de lavar antes de colocar as roupas no eletrodoméstico. 

Como anda a sua máquina de lavar?

Anda tendo problemas com a sua máquina de lavar? Que tal acionar um profissional Reppara! que possa verificar a situação e lhe apresentar a melhor solução? Para isso, basta agendar uma visita aqui. Se você ainda não é assinante Reppara!, pode conhecer melhor os nossos serviços e planos aqui. 

Gostou das nossas dicas de como clarear roupa branca? Então não deixe de compartilhar este texto tanto nas redes sociais quanto com os seus amigos. Caso tenha alguma sugestão de pauta, nos envie através dos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *