O guia definitivo de como estender a roupa no varal

Você sabia que alguns cuidados básicos com a sua roupa, principalmente na hora de estendê-la no varal, podem fazer com que a peça dure muito mais? Inclusive, saber estender a roupa da maneira correta pode te ajudar a economizar energia no final do mês, acredita? Pois é! Se você quer saber como estender a roupa no varal da forma correta, continue lendo este texto, pois separamos as melhores dicas em um único post. Confira:

Saiba como estender a roupa no varal e facilite sua vida
Joa Souza/Shutterstock

Por que é tão importante saber como estender a roupa no varal?

Primeiramente é importante saber que as fibras dos tecidos, quando molhadas, tendem a se moldar. E esse pode ser um caminho sem volta. Inclusive, você já deve ter percebido que ao tirar uma camiseta de algodão do varal ela saiu completamente torta e nunca mais foi a mesma, não é?

O problema pode se agravar ainda mais quando a roupa não é bem enxaguada e resíduos de sabão ou amaciante ficam nas fibras, o que pode até ajudar no desgaste do tecido e deixá-lo mais frágil e com pequenos furos. Já parou para pensar que aquela blusa que você tanto ama e agora está cheia de furinhos pode ter rasgado no varal? 

Por isso e por outros motivos é tão importante saber como estender a roupa no varal. Algumas medidas, inclusive, podem te ajudar a economizar dinheiro no final do mês, já que uma roupa bem estendida, dependendo do tecido, dispensa o uso do ferro de passar.

Como estender a roupa no varal, eis a questão?

Quer descobrir como estender a roupa no varal? Continue lendo este texto

Antes de mais nada, na hora de estender as roupas, certifique-se de que o varal esteja limpo. Por isso, sempre que puder, passe um pano em toda a extensão dele. Não se esqueça também de higienizar os pregadores. Evite deixá-los no varal, principalmente se o seu ficar em um espaço aberto e que pode tomar chuva, pois os pregadores podem enferrujar e depois manchar as suas roupas. 

Aprenda qual é a maneira certa de como estender a roupa no varal

Ainda falando em pregadores, dê preferência para aqueles que são de plástico. Os de madeira, com o tempo, passam a absorver umidade e podem mofar. Isso, é claro, é prejudicial para os tecidos. 

Nunca estenda qualquer peça de roupa no varal sem antes virá-la do avesso. Essa é uma das principais regras de como estender a roupa no varal por dois motivos: o sol não irá desbotá-las tão facilmente e bolsos podem secar mais rápido.

Leia também: Cuidados que fazem a sua máquina de lavar durar mais tempo

Outra regra básica na hora de estender as roupas é nunca as dobrar no meio, independente da peça. Isso evita que elas fiquem marcadas e esgarçadas. Quando for pendurar as calças, por exemplo, pendure-as pelas pernas. Para as camisetas, o ideal é juntar as pontas e ajustá-las uniformemente e depois prendê-las pela barra da peça. Para as saias a regra é a mesma, nunca as pendure dobrando ao meio.

No caso de peças mais finas o ideal é estender cada uma delas em cabides. Pois evita que o peso da água a deforme durante a secagem. Dessa forma também é possível garantir que a peça não irá amassar durante o processo.

Estender a roupa da maneira correta deve ser prioridade

Sabia que estender as roupas da maneira correta pode fazer com que elas sequem mais rápido? Pois é, deixá-las mais abertas e sem dobras faz com que as fibras recebam mais ventilação na hora de secar. Isso também evita que fiquem com aquele famoso cheirinho de “cachorro molhado”. 

É importante também, sempre que possível, deixá-las secar na sombra. O sol, como muitos sabem, desbota tecidos coloridos e deixa roupas brancas mais amareladas. Evite também deixar as roupas muito tempo na máquina de lavar depois que forem centrifugadas. Isso faz com que elas fiquem amassadas ainda úmidas.

Saiba como estender a roupa no varal e economize energia

Que tipo de varal eu posso escolher?

Antigamente, qualquer fio bem arrumado podia servir de varal, não é mesmo? Mas hoje existe uma infinidade de tipos para escolher. E isso pode gerar algumas dúvidas. Mas calma que a gente te explica como cada um funciona. 

Primeiramente, leve em consideração alguns fatores, como o espaço onde o varal será instalado e a quantidade de roupas que você costuma lavar. 

Entre os modelos mais populares estão os de chão, os de parede e os de teto. O varal de chão, por exemplo, tem alta capacidade para suportar roupas mais pesadas, porém ocupa muito espaço quando está montado.

Já o varal de parede retrátil é ótimo para lugares pequenos, como apartamentos. Ele é prático, porém o ideal é estender apenas peças mais leves para secar.

Se você procura um varal de parede com fios lembre-se que o local idealizado para ele precisa ter pelo menos duas paredes. Esse modelo é bem prático e funcional, mas a quantidade de roupas que ele vai suportar também depende da extensão dos fios e do espaçamento reservado. 

Outra opção bacana é o varal de teto. Ele pode ser uma ótima solução para quem mora em casas e apartamentos pequenos e não tem muito espaço para secar as roupas. Porém, também não suporta muitas roupas pesadas quando estendidas juntas. Discreto, ele pode ser elevado até uma altura próxima ao teto, por isso fica praticamente imperceptível quando não está sendo utilizado para secar roupas. 

Precisa de ajuda com a sua máquina de lavar ou secadora?

Na Porto Faz você conta com o conserto dos seus aparelhos, com teste de funcionamento e a qualidade Porto Seguro. Quer saber mais? Clique aqui e agende o melhor horário para você.

Por fim, fica a nossa dica: saber como estender a roupa no varal de forma correta auxilia na conservação das peças, facilita muito o trabalho na hora de passar e contribui na redução de gastos com energia elétrica. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Aproveite para sugerir novas pautas para o blog nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *