Descubra como separar roupas para doar em 4 passos

O fim de ano já está aí. E nesta época, muitas pessoas costumam organizar suas coisas e começam a se preparar para o ano que virá. Neste processo, fazer uma doação daquilo que está em bom estado e já não é mais usado torna-se prioridade. Por isso, se você quer saber como separar roupas para doar, confira este texto até o fim, pois separamos algumas dicas importantes para todo o processo. 

O que você vai encontrar neste artigo sobre como separar roupas para doar?

  • Quando doar as roupas? 
  • Organizando o guarda-roupa para separar as peças 
  • Como preparar a roupa para doar
  • Onde eu posso doar as roupas?
Saiba como separar roupas para doar e pratique o desapego

Quando doar as roupas? 

Se você quer saber como separar roupas para doar, precisa levar em consideração algumas coisas. Primeiramente, não se deve doar roupas inutilizáveis, ou seja, com rasgos, manchas e até mesmo roupas sujas. Em segundo lugar, se você tem no armário peças boas e que já não te servem mais, por que guardá-las enquanto outra pessoa poderia estar usando? 

Se desapegar das coisas pode ser um processo difícil, mas é necessário. Muitas pessoas têm mania de guardar mais objetos, roupas e acessórios do que realmente conseguem usar no dia a dia. 

Leia também: Saiba como encontrar o bem-estar em 5 passos

O acúmulo não é saudável. Tente evitar o consumo desnecessário e, antes de sair comprando várias coisas coloque na balança se não vale mais a pena consertar algo que você já tem, seja um eletrodoméstico, móvel ou até mesmo as roupas. Sair comprando algo compulsivamente não faz bem e pode atrapalhar suas finanças no final do mês. 

Organizando o guarda-roupa para separar as peças

Um dos primeiros passos para separar roupas para doação é organizar o seu armário. Com isso, você consegue visualizar o que ainda usa e o que pode passar para outra pessoa. Além disso, no final, você ainda deixa tudo arrumadinho. 

Um dos primeiros passos para separar roupas para doação é organizar o seu armário.

Aplique as dicas da Marie Kondo

Comece organizando suas gavetas de peças íntimas e meias. Já pensou em utilizar o método Marie Kondo na hora de priorizar  como separar roupas para doar?  

Mas quem é Marie Kondo? Ela é especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa. Ficou conhecida no Brasil após a exibição de sua série sobre organização, exibida pela Netflix. 

Na série, Marie Kondo ensina as pessoas a usarem seu método, intitulado de KonMari, que promete não apenas uma casa com menos coisas, mas também uma mente limpa. As técnicas vão desde dicas para se desapegar de roupas, organizar a casa até “despoluir a mente”.

Se você quer aplicar os ensinamentos da Guru da Arrumação na hora de separar as roupas para doar, comece se questionando: por que esta peça é importante para mim e que lembranças e sentimentos ela me traz? Eu preciso realmente ficar com ela? 

Depois das gavetas, vá para os cabides. Experimente as calças, casacos, camisas, vestidos e saias. Blusas de lã também entram na fila. Tudo o que já não te serve pode ser doado. Isso vale, inclusive, para sapatos e acessórios. 

Para ajudar a catalogar tudo o que você tem e ficar mais fácil de visualizar, que tal montar uma lista em um caderninho. Anote a quantidade de peças que estão saindo e as que estão permanecendo. 

Uma dica importante: Não tenha dó de se desapegar! E que tal aproveitar toda a movimentação e higienizar o guarda-roupa?  

Como preparar a roupa para doar

Logo depois de separar tudo o que você irá doar, é hora de higienizar as peças. É muito importante que você lave as roupas para a doação, assim como dar prioridade apenas àquelas em bom estado. Em alguns casos, não é necessário passá-las. 

E na hora da lavagem, caso tenha algum imprevisto com a sua máquina de lavar, não passe sufoco. Saiba o que fazer aqui.

Em seguida, guarde-as em sacos de plástico ou tecido, limpos, ou até mesmo caixas de papelão ou plástico, para que possam ser transportadas com mais facilidade. 

Uma dica legal é colocar, no meio das peças, os famosos “cheirinhos” de guarda-roupa. A pessoa que ficará com as peças de roupa se sentirá muito mais acolhida e feliz em receber uma peça cheirosa. Afinal, quem é que não gosta de uma demonstração de cuidado?

Onde eu posso doar as roupas?

Agora que você já sabe como separar roupas para doar é hora de entregá-las. Dependendo do lugar onde você mora, os locais podem variar. Busque informações sobre campanhas de arrecadação em sua região, busque por algum bazar online ou até mesmo sobre brechós beneficentes. 

Uma outra dica é levar as roupas até o Exército da Salvação ou solicitar que eles façam a retirada. O Exército da Salvação é uma organização religiosa que ajuda milhares de pessoas em todo o mundo. Além das roupas, eles aceitam móveis, eletrodomésticos, livros e brinquedos, todos em bom estado. 

descubra como separar roupas para doar

Hoje, nas redes sociais, também é possível encontrar grupos de doação de igrejas e instituições de caridade. Pergunte também aos seus amigos mais próximos se eles conhecem alguém ou algum lugar que possa receber as suas roupas. Certamente, eles farão boas indicações.

Aproveite para fazer o final de ano de alguém muito mais feliz. E lembre-se, se precisar de ajuda com algum imprevisto na sua casa, chama o Reppara! 

Gostou das nossas dicas de como separar roupas para doar? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Por fim, caso você tenha alguma outra sugestão de pauta para o nosso blog, deixe nos comentários, ficaremos muito felizes em receber. Aproveite para conferir outros textos e dicas para você e sua casa aqui no Blog Reppara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *