Por que é importante deixar a casa limpa no inverno?

Que tal aproveitar o frio do inverno para limpar a casa? Você sabia que a estação mais fria do ano é uma das melhores épocas para fazer aquela faxina caprichada no lar? Pois é, além disso, no inverno é comum que as pessoas passem muito mais tempo dentro de casa. Por isso, deixar a casa limpa no inverno, além de organizada, faz toda a diferença. 

Mas, antes de tudo, você sabe quais são os benefícios de uma limpeza profunda durante o inverno? Em primeiro lugar, é a possibilidade de deixar o ambiente mais agradável. Em segundo lugar, você passa a ter a sensação de paz de espírito e equilíbrio emocional quando sua casa estiver arrumada, limpa e organizada.

E, por fim você preza a saúde da sua família e de todos que compartilham o mesmo espaço que você quando você sabe como deixar a casa limpa no inverno ou segue várias dicas úteis de limpeza para o inverno. 

Deixar a casa limpa no inverno, além de organizada, faz toda a diferença. Quer saber por que Separamos diversas dicas que vão facilitar a sua vida.

O primeiro passo para deixar a casa limpa no inverno

Não acumule coisa! Esta é uma das dicas de limpeza para o inverno que pode começar a ser colocada em prática muito antes do frio chegar e pode ser aplicada nas demais estações do ano. Todo mundo sabe que quanto menos bagunça você tiver em sua casa, menos objetos haverá para acumular poeira. 

Inclusive, no inverno, é uma época propícia para o agravamento de alergias e doenças respiratórias, já que ficamos mais tempo restritos no mesmo ambiente por muito tempo e há uma menor quantidade de luz do sol atravessando as janelas. Isso faz com que haja um pouco mais de umidade, podendo provocar o aumento de mofo e bolor, que são alimentos para ácaros. 

Inclusive, caso você queira descobrir como acabar com o mofo em casa, clique aqui e leia o nosso artigo sobre dicas para eliminar o cheiro de mofo das paredes.  

5 dicas simples para facilitar a faxina no inverno

Mas voltando às dicas de como deixar a casa limpa no inverno, separamos alguns motivos para te convencer que esta é a melhor época para deixar tudo em ordem. Se é você quem cuida da casa, certamente vai gostar. Confira: 

1. Deixar a casa limpa no inverno preserva a saúde da sua família

Quando o inverno exige que as janelas fiquem fechadas e os aquecedores funcionem regularmente, a qualidade do ar interno diminui. Quando você limpa sua casa no inverno, menos poeira se acumula e você tem um lar mais saudável para morar. 

Com isso, o aspirador de pó se torna um grande aliado, sabia? Vale mais usá-lo para a limpeza da casa do que utilizar a vassoura. Isso porque com a vassoura a poeira acaba se espalhando em vez de ser recolhida.

Para finalizar, principalmente na limpeza do chão e de carpetes de madeira, utilize um pano úmido, para garantir que a poeira seja eliminada.

2. Seguir dicas de limpeza no inverno melhora o seu humor, mesmo durante os dias mais desestimulantes 

Uma casa limpa e organizada promove uma atmosfera de paz e tranquilidade. Eleva o estado emocional da maioria das pessoas simplesmente voltar para casa, para um espaço limpo e sem bagunça. Aproveite as baixas temperaturas para renovar a sua conexão com a sua casa. 

3. Limpar a casa no inverno diminui os germes e bactérias em sua casa

Quando se sabe como deixar a casa limpa no inverno, você garante que a multiplicação de germes e bactérias em sua casa fique descontrolada. Há coisas deixadas de fora em sua casa? 

Encontre um espaço para tudo e, em seguida, coloque-o em seu espaço. Se você precisar organizar, simplesmente pegue uma área de sua casa de cada vez e faça pilhas de itens para jogar fora, doar e guardar. Você ficará surpreso com quantas coisas você tem que não precisa. E sua casa terá menos probabilidade de cultivar germes prejudiciais à saúde e desenvolver bactérias.

4. O ar interno fica mais limpo com dicas de limpeza no inverno

Quando você sabe deixar a casa limpa no inverno, consequentemente, o ar interno fica mais limpo,já que você passa a se preocupar em eliminar gorduras e poeira. Aqui estão alguns itens para limpar a fim de melhorar a qualidade geral do ar interno:

  • Limpe todos os ventiladores de teto, obras de arte e portas;
  • Substitua as escovas do vaso sanitário;
  • Desinfete todas as latas de lixo;
  • Varra embaixo do fogão e da geladeira;
  • Limpe todas as janelas;
  • Limpe as cortinas das janelas;
  • Aspire debaixo das camas;
  • Substitua a cortina de chuveiro;
  • Troque as roupas de cama;
  • Organize seu guarda-roupa.

5. Você sabia que com a limpeza de inverno você diminui a possibilidade de roedores e insetos em sua casa?

A limpeza regular de sua casa e a limpeza profunda periódica impedirão que insetos e roedores entrem em sua casa. Evite o incômodo da infestação de insetos e roedores, mantendo o chão limpo e sem migalhas. 

Ao menos uma vez por semana, vale incluir inseticidas em pequenos buracos, onde pequenas pragas possam se proliferar. Ideal é que, para isso, as janelas estejam sempre bem abertas. Assim, você evita que o cheiro incomode o restante dos moradores da casa. 

Como deixar a casa limpa no inverno – Checklist:

Garagem – Os visitantes podem não ver, mas você vê a desordem que se acumula em sua garagem todos os dias. Sua manhã será revigorada ao caminhar por uma garagem organizada a caminho do carro.

Seus armários – Quanto tempo é perdido procurando coisas porque há muita desordem em seus armários? Dê um passo de cada vez e um armário de cada vez, mas vá até os armários de sua casa e desfrute de uma vida sem bagunça. Isso também é essencial para manter a casa limpa e livre de ácaros e bactérias. 

Cozinha – Limpe a geladeira, o freezer e a despensa. Descarte enlatados e alimentos desatualizados da geladeira. Limpe o interior e o exterior, incluindo a parte superior da geladeira. 

Limpe as bobinas do refrigerador e economize na sua conta de luz. (Basta desconectar a geladeira, aspirar atrás dela e usar uma escova de serpentina do condensador ou um aspirador para se livrar da sujeira e da poeira). 

Percebeu que a sua geladeira anda tendo problemas para gelar? Que tal acionar um profissional Reppara! para avaliar o que pode estar acontecendo? Clique aqui e resolva este problema hoje mesmo. 

Lave os ralos da pia – É incrível como usar um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio com uma pitada de suco de limão nos ralos pode fazer a diferença na hora de  limpá-los. Sua pia entupiu ou você percebeu que há um mal cheiro subindo do ralo? Saiba o que fazer clicando aqui. 

Por fim, a gente quer saber

As dicas de como deixar a casa limpa no inverno foram úteis para você? Então não deixe de nos contar na caixa de comentários. Quer sugerir alguma pauta? Nos envie por lá também, vamos adorar receber as suas ideias. 

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. 

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *