Quer saber como refrescar o ambiente? Confira nossas dicas

Como anda a temperatura aí na sua cidade? Muito quente ou abafado? Quem precisa lidar com altas temperaturas e tempo seco, certamente, está sempre em busca de novas alternativas para manter a casa mais fresca e agradável. Quer saber como refrescar o ambiente? Então continue lendo este texto, pois separamos as melhores dicas para você! Boa leitura. 

Por que sofremos tanto com uma casa quente e abafada? 

O motivo da casa estar quente e abafada pode estar relacionado a inúmeros fatores, alguns relacionados à própria estrutura da casa, como tipo de telhado, iluminação, parede e incidência do sol. Mas a mais comum é a falta de ventilação interna. 

Quer saber como refrescar o ambiente? Confira nossas dicas

Uma casa sem a ventilação de ar adequada pode trazer muito desconforto para os moradores, principalmente para aqueles que sofrem com problemas de saúde. Para amenizar a temperatura, uma das primeiras regras é tentar manter tudo sempre muito ventilado. 

Sua casa está passando por reformas? Saiba como refrescar o ambiente e deixá-la mais agradável

como refrescar o ambiente da casa com reformas

Não é fácil lidar com reformas em casa. E toda a movimentação para deixar o ambiente pronto, além de muito pó, pode gerar também muito calor. Mas como amenizar o calor de um ambiente que está passando por reformas?

Primeiramente, tente manter sempre janelas e portas sempre abertas. Se possível, espalhe baldes com água limpa pelos ambientes, já que ligar o ventilador pode ser um pouco difícil. A água vai ajudar a manter o ambiente úmido, mas lembre-se de trocar os baldes todos os dias, pois não é legal deixar a água parada. Aproveite e utilize para regar as plantas. 

Sabia que algumas cores podem ajudar a refrescar o ambiente?

como refrescar o ambiente com tintas?

Pois é, muita gente desconhece, mas paredes com cores mais claras deixam os cômodos mais frios. Essa regra também vale para tecidos de sofás, cadeiras, tapetes e cortinas. 

Entre as cores que refrescam o ambiente você pode optar por branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado. Cores como vermelho, amarelo e laranja são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “fazem subir os termômetros internos”. 

Está tão calor que eu não consigo nem me sentar no sofá

No mercado é possível encontrar alguns tecidos para sofá que refrescam a sala, sabia? Entre eles está a sarja. Ela é ideal para lugares com temperaturas mais altas, pois não absorve o calor, além de ser super resistente e acessível financeiramente. 

Tecidos do sofá que ajudam em como refrescar o ambiente

Outro tecido indicado é a Lona. Além de não reter muita sujeira, devido a sua trama mais simples, também é bastante resistente. Porém, sua desvantagem está no preço, que é um pouco mais elevado comparado a outros tecidos.

Manter seu sofá sempre limpo e higienizado também pode ajudar a refrescar o ambiente, sabia? Por isso, agende agora mesmo uma limpeza de sofá com a Porto Faz. 

Experimente incluir cortinas vazadas no ambiente 

como refrescar o ambiente com cortinas

As cortinas foram pensadas e criadas justamente para barrar o sol, poeira e luz, além de ajudar a equilibrar a temperatura do ambiente. Aqui no blog, já falamos sobre persianas, que também são algumas alternativas, e indicamos alguns modelos específicos para a sala da sua casa. Você pode conferir aqui. 

Mas como refrescar o ambiente com a ajuda das cortinas? Alguns modelos, como Skyline, Romanas, Rolô e Painel são ótimas opções para espantar trazer conforto térmico ao ambiente. Isso porque elas são produzidas a partir de fibras naturais como linho e algodão e permitem a visibilidade externa ao mesmo tempo que protegem o ambiente da entrada excessiva de calor.

Por isso, se você não quer abrir mão das cortinas e ainda assim manter um clima agradável em sua casa, aposte em tecidos e modelos de cortina que permitam um maior controle de temperatura. 

Que tal substituir as lâmpadas da sua casa por lâmpadas frias?

Quando falamos de uma boa iluminação para casa, precisamos pensar em lâmpadas que propiciem conforto e eficiência. As lâmpadas certas, além de valorizarem o ambiente, podem deixá-lo mais fresco e contribuir para uma melhor climatização. 

como refrescar o ambiente com lâmpadas

Lâmpadas incandescentes, por exemplo, possuem um filamento de tungstênio, um metal com ponto de fusão muito alto, que não derrete facilmente, podendo aguentar altas temperaturas. 

Com isso, quando a corrente elétrica passa por esse filamento, os elétrons se agitam e se chocam liberando luz e calor. Isso se espalha pelo gás contido dentro do bulbo da lâmpada e ilumina o ambiente. Ao dispersar esse calor para gerar luz, essas lâmpadas deixam o ambiente ainda mais quente.

Já as lâmpadas fluorescentes, que são as mais indicadas para manter ambientes mais frescos, não têm esses filamentos de metal. Elas são formadas por um tubo, de diversos formatos e tamanhos, que contém vapor ou gás. Por isso, a corrente elétrica atravessa esse gás, gera luz e dissipa muito menos calor. 

Quer saber como usar lâmpadas na decoração da sua casa? Então não deixe de ler nossas dicas aqui. 

Quer diminuir o calor? Encha a sua casa de plantas

Plantas que ajudam em como refrescar o ambiente

Plantas dentro de casa podem ser uma boa medida em dias quentes, sabia? Isso porque, além de deixarem a casa muito mais bonita, elas ajudam a filtrar os poluentes e a filtrar o ar. Algumas plantas, inclusive, conseguem absorver as partículas de poluição com mais eficiência e são capazes de absorver alguns compostos químicos dos produtos que usamos no nosso dia a dia. 

Mas quais plantas podem ficar dentro de casa? 

  • Espada de São Jorge
  • Gérbera
  • Crisântemo
  • Antúrio
  • Café de Salão
  • Jibóia
  • Samambaia-Americana

Se você já tem alguma delas em casa, aproveite para espalhá-las pelos cômodos e deixar a sua casa muito mais agradável. Quer saber quais são as melhores plantas para apartamento? Leia nosso texto sobre cada uma aqui. 

Refresque o ambiente de vez: Instalação de ar-condicionado 

Durante os dias de altas temperaturas, o ar-condicionado é um dos objetos de maior desejo entre os moradores de uma casa e uma das alternativas mais comuns de como refrescar o ambiente.

Ar-condicionado e como refrescar o ambiente?

Para instalar um ar-condicionado em casa, é preciso escolher uma parede que não interfira em outras instalações, por exemplo, sejam elas elétricas, hidráulicas ou de gás.

Além disso, sempre dê preferência para aparelhos que possam ser instalados em superfícies livres de alguns elementos presentes na decoração, como cortinas, persianas e móveis robustos. 

Isso porque esses objetos podem impedir a circulação do ar e, consequentemente, fazer com que o aparelho trabalhe mais para resfriar o ambiente, consumindo mais energia elétrica.

Por fim, agora que você já sabe como refrescar o ambiente, é importante estar sempre atento (a) quanto a manutenção do seu ar-condicionado. O aparelho necessita de cuidados constantes para manter o seu bom desempenho e a qualidade da temperatura da casa. Você sabia que a Porto Faz realiza este serviço, assim como a instalação do aparelho? Para agendar a sua, clique aqui. 

Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos. Aproveite para ler outras dicas aqui no Blog Reppara! Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *