Ideias para preservar o meio ambiente

Pequenas atitudes podem contribuir para ajudar na preservação do meio ambiente. Entre elas estão reaproveitar as cascas de frutas e transformá-las em adubo, não jogar o lixo no chão, economizar água e energia. Você pode contribuir, reveja seus hábitos e adote uma postura consciente para minimizar o impacto no meio ambiente. Para saber como fazer isso, confira nossas ideias para preservar o meio ambiente. 

reveja seus hábitos e adote uma postura consciente para minimizar o impacto no meio ambiente. Para saber como fazer isso, confira nossas ideias para preservar o meio ambiente. Blog Reppara!

Boa leitura!

Por que é importante preservar o meio ambiente?

Todos os recursos naturais necessários para a vida, tanto dos seres humanos quanto de outros animais, estão na natureza. Sem eles, como sol, água e alimentos, não sobreviveríamos na terra. Mesmo com toda a evolução do homem, não existe tecnologia ou inovação que possam substituir estes itens básicos de subsistência. É por isso que pensar e discutir ideias para preservar o meio ambiente é tão importante. 

Você sabia que o descarte responsável protege a natureza?

Como já falamos no Blog, materiais químicos ou eletrônicos não podem ser despejados na natureza. Para realizar o descarte correto e evitar a contaminação do solo e do ar, o que prejudica a saúde de todos os seres vivos, é fundamental pesquisar pontos de coletas que façam o descarte responsável. 

Hoje, algumas empresas já se comprometem com uma política de logística reversa, funcionando como postos que recolhem esses materiais. No site recicla fácil você encontra uma lista com algumas delas. Confira aqui. 

Além disso, você pode aplicar as seguintes ideias para preservar o meio ambiente no seu dia a dia, como não jogar pilhas no lixo comum. Se mal descartadas, elas podem contaminar o solo e lençóis freáticos. Isso também serve para lâmpadas e baterias.

Outro ponto importante é não descartar o óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. Além de entupir tubulações, atrapalhando processos de tratamento de água e esgotos, pode contaminar os lençóis freáticos. Guarde o óleo usado em garrafas de vidro ou garrafas pet, e descarte-o em postos de coleta; Está precisando de ajuda com a pia entupida? Sabia que pode contar com o Reppara!? Saiba mais aqui.

Sobretudo, não jogue pneus velhos em qualquer lugar. Além de auxiliar na proliferação de doenças, como a dengue, é prejudicial ao meio ambiente, pois polui o solo e a atmosfera. Procure postos de coleta para o descarte adequado.

Ideias para preservar o meio ambiente ajustando sua alimentação

Você sabia que seja no processo de criação, na logística de alimentos, animais ou vegetais, o ambiente sofre um impacto maior em função dos grandes produtores? E você pode ajudar repensando o seu consumo e valorizando, por exemplo, pequenos produtores.

Para isso, use o máximo dos alimentos na hora de prepará-los. Talos, folhas, sementes e cascas possuem alto valor nutritivo. Eles podem ser utilizados em diferentes receitas, o que ajuda a reduzir o lixo e o desperdício. 

E por falar em desperdício, procure armazenar os alimentos da maneira correta na geladeira, para que eles possam durar por mais tempo. Além disso, planejar um cardápio semanal pode contribuir para que você prepare pratos por impulso e que acabam sobrando. 

Priorize o consumo de produtos orgânicos 

Consumir alimentos em sua forma mais natural, além de ser super saudável, é uma maneira de respeitar e preservar o meio ambiente, sabia? Como já mencionamos anteriormente, tanto a alimentação quanto o comportamento de consumo podem ser altamente prejudiciais à natureza. 

Por isso, dê preferência a alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, compre de pequenos produtores da sua região, construa seu cardápio com base nos alimentos típicos de sua região e tenha uma horta em casa. Mesmo quem mora em apartamento pode plantar temperos, frutas e salada em uma quantidade suficiente para o seu próprio consumo. 

Ideias para preservar o meio ambiente com consumo consciente 

Você realmente precisa trocar a sua geladeira? E o seu microondas? Será que não é possível consertá-los? Repensar as atitudes como consumidor pode ajudar na construção de uma relação mais saudável, tanto com os produtos comercializados, quanto com o seu dinheiro.

Além de economizar e aproveitar melhor os recursos financeiros, ao consertar um eletrodoméstico você contribui para uma redução significativa de lixos, sejam de embalagens ou de equipamentos eletrônicos. 

Aproveite materiais recicláveis para fazer outros produtos em casa, ao invés de comprá-los. Garrafas PET podem, por exemplo, ser transformadas em potes para plantas. Enquanto potes de sorvetes podem ajudar na organização de pequenos objetos.

Você também pode optar por marcas com consciência ambiental, que desenvolvam algum trabalho ou ofereçam uma política de logística reversa e que facilite o descarte dos materiais. Outra sugestão é escolher produtos com menos embalagens e, se possível, dispensar as sacolas plásticas.

Por que reciclar está entre as ideias para preservar o meio ambiente?

O destino do material que não é reciclado são os aterros sanitários. E, ao reciclar o lixo, nós contribuímos, por exemplo, para a economia de recursos, para a redução de resíduos, geração de emprego e redução dos custos de matérias-primas industriais.

Lembre-se, você pode fazer a sua parte sempre que possível. Reveja seus hábitos e incentive seus amigos a fazer o mesmo. Se precisar de ajuda com serviços para a sua casa, seja para desentupimentos ou consertos de eletrodomésticos, não se esqueça de acionar o Reppara! 

Por fim, a gente quer saber: você gostou das nossas ideias para preservar o meio ambiente? Então compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma dica que possa ser acrescentada ao nosso texto? Quer sugerir novas pautas? Vamos adorar saber a sua opinião. Conte para nós, deixando um comentário!

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *