Guincho e Reboque: entenda a diferença e quando solicitá-los

Você já se perguntou qual é a diferença entre guincho e reboque? É comum que no dia a dia muitas pessoas se confundam em relação aos dois e não saibam para que serve cada um. E a confusão pode ser ainda maior quando ouvimos sobre o semi-reboque. 

Mas calma, apesar de todos terem suas semelhanças, cada um serve para determinada finalidade. Foi por isso que pensamos em trazer este conteúdo aqui para o Blog Reppara! hoje. Boa leitura! 

Você já se perguntou qual é a diferença entre guincho e reboque?

Antes de tudo, que tal saber para qual finalidade cada um serve? 

A diferença entre o guincho e o reboque está em sua distinção de uso. O guincho é frequentemente mais usado na hora de uma emergência, quando o motorista precisa de assistência com o veículo, sendo acionado pelas coberturas do seguro do carro, ou não. Por exemplo, você não precisa ser um segurado Porto Seguro para contratar os serviços de guincho, sabia? Na Porto Faz você consegue fazer o acionamento do serviço e ainda parcelar em até 10x sem juros. 

Entendendo a função do reboque e do semi- reboque

Ainda que possam parecer ter a mesma função, a diferença entre o reboque e o semi-reboque é grande. Enquanto o reboque é um veículo de carga independente, o semi-reboque, por exemplo, é semi-reboque é um equipamento de carga independente, tal qual como o reboque, e também necessita de tração externa para se movimentar. Mas aqui entra uma característica única, que marca a diferença entre reboque e semi-reboque: essa tração para movimentação só pode ser feita por um caminhão trator.

Ainda falando sobre o reboque

O reboque não conta com um sistema de tração próprio e possui dois eixos ou mais. E aí está um ponto importante, os eixos são a garantia de equilíbrio próprio do veículo.

A partir disso, passamos para o entendimento de como é feita a movimentação. Sua articulação é feita a partir de um veículo automotor, que pode ser um caminhão, mas também um trator com potência, robustez e preparado para carregar cargas.

Leia também: Como evitar problemas em carros que ficam muito tempo parados?

Um outro ponto importante é que o reboque é uma unidade de carga única. Isso significa que ele consegue manter seu funcionamento sem a necessidade de apoio, dando um exemplo mais claro, apesar do reboque não ter um motor para que “ande sozinho”, ele tem a capacidade de manter seu equilíbrio sozinho. Os dois eixos estão lá justamente para isso.

O reboque também pode ser conectado a outro veículo de tração ou mesmo um motor, que tenha o trabalho de gerar tração para fazer o reboque. Outra opção é conectar o reboque a outras unidades de carga.

Por fim, o ponto curioso é que o reboque também pode ser ligado na parte de trás de um semi-reboque. Esse tipo de ligação é mais comum nas atividades agrícolas, especialmente para o uso em plantações dos mais variados tipos.

E como funciona o semi-reboque?

Além do fato do semi-reboque não ter, necessariamente, dois eixos. Ela pode ter entre 1 a 3 eixos, por exemplo. Entretanto, não há a possibilidade de “equilíbrio”.

Essa característica de não ter estabilidade própria faz parte dos semi-reboques, funcionando da seguinte maneira: equipamento é ligado ao trator, através de um engate simples. Esse engate é conectado, por sua vez, a um “prato de encaixe”. Só depois desse processo ser feito é possível manter o semi-reboque funcionando.

Existem alguns tipos de semi-reboques, com características especiais. São elas:

  • Semi-reboque aberto: usados para cargas em geral e que não precisam de qualquer tipo de proteção;
  • O Semi-reboque fechado: também usado para cargas em geral, mas que precisa de proteção;
  • Semi-reboque basculante: usado para carregar cargas a granel e que necessitam ser despejadas;
  • Saiba que semi-reboques frigoríficos: utilizado para o transporte de itens que precisam de resfriamento e que serão despejadas;
  • Semi-reboques tanques: carregam cargas líquidas;
  • Semi-reboques cegonhas: são usados para transportar veículos.

Então, quais são as diferenças entre reboque e semi-reboque?

Compreendido a diferença entre semi-reboque e reboque, é mais simples a compreensão de funcionamento e, apesar de suas similaridades, tem uso e funções bem diferentes. Em resumo, a diferença é a relação de distribuição de peso em relação ao engate.

O reboque tem uma unidade independente em relação ao seu peso total, que pode ser puxada por tratores, caminhonetes ou veículos automotores. E a outra característica é que sem engate, o reboque ainda consegue se equilibrar, já que tem mais de dois eixos.

O semi-reboque, por sua vez, necessita de um engate de trator para dar suporte para parte do seu peso. Sem essa ligação, o equipamento não estará totalmente equilibrado, já que pode ter apenas 1 eixo. 

E a diferença entre guincho e reboque?

O guincho é diferente dos outros dois equipamentos, já que ele é propriamente um veículo, com o objetivo de levantar ou puxar cargas, através da tração. É um veículo independente, sem a necessidade de tração na parte traseira.

Entre os itens que compõem o guincho estão um rolo e cabo de aço com alta resistência, também conhecido como sarilho. Seu uso é comum para o guincho de carros que se envolveram em acidentes ou que não podem andar, por motivos de bateria arriada, pane seca, pane elétrica, pneus furados, entre outros. 

Tipos de guincho

Entre os principais tipos de guincho é possível encontrar. Assim, você não confudirá mais guincho e reboque.

Caminhão guincho de plataforma
Este tipo de guincho é muito utilizado por ser seguro e fácil de ser manuseado. Ele é o guincho mais usado para a remoção de veículos leves, como carros de passeio. 

Caminhão de corrente e gancho
Este tipo de guincho é recomendado para o transporte de um veículo que já esteja danificado/quebrado ou a caminho de um ferro-velho para descarte. 

Caminhão com elevador de rodas
Já este tipo de guincho é semelhante ao caminhão de gancho e correntes, porém ele possui um garfo de metal ao invés de correntes, que é enganchado nas rodas dianteiras ou traseiras e permite a suspensão do veículo para puxá-lo para longe.

Caminhão guincho pesado lança
O caminhão guincho pesado lança geralmente é usado em serviços de reboque de ônibus, carretas, caminhões e veículos pesados.

Para encerrar o assunto sobre a diferença entre guincho e reboque

Por fim, se você precisar de ajuda com guinchos na hora de um imprevisto, lembre-se que pode contar com os serviços da Porto Faz. 

Gostou deste texto? Ele foi útil para você? Então não deixe de conferir outros conteúdos aqui no Blog e compartilhe as informações com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *