Cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais tempo

Assim como outros eletrodomésticos básicos da casa, a máquina de lavar necessita de atenção quando o assunto é a conservação. Seja para que ela não apresente problemas ou para que não estrague as roupas durante a lavagem. Por isso, saber quais são os cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais é essencial.

A principal orientação, que geralmente está nos manuais de instrução, é não deixar o eletrodoméstico em ambientes com muita incidência de sol, umidade ou descobertos, onde ele pode ser atingido por chuvas. 

Separamos algumas dicas a seguir, para esclarecer de uma vez por todas quais são os cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais. Além disso, fomos atrás de respostas para possíveis dúvidas que você possa ter a respeito do eletrodoméstico. Confira: 

Cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais tempo

Quanto tempo dura uma máquina de lavar roupas?

Geralmente, os fabricantes garantem que, com um bom uso e cuidados de conservação, a máquina de lavar dure por pelo menos 10 anos. Mas esse tempo pode ser maior se algumas medidas forem tomadas. Se você quer fazer com que a sua máquina dure por mais tempo, continue conferindo nossas dicas neste texto.

Mas afinal, o que estraga a máquina de lavar roupas e como conservá-la?

Diversos fatores podem contribuir para que a máquina de lavar apresente defeitos, até mesmo o local em que a colocamos pode interferir na sua vida útil. 

Uma das principais inimigas da máquina de lavar, por exemplo, é a umidade. Em algumas casas, é comum que as pessoas a coloquem no banheiro por conta do espaço. No entanto, a umidade do local é extremamente prejudicial.

Mesmo utilizando capas de proteção, com o tempo, a máquina de lavar roupas pode apresentar sinais de ferrugem e oxidação das placas internas. Colocá-la em um ambiente adequado, como a lavanderia deve ser prioridade. 

Leia também: Instalação elétrica no banheiro: o que você precisa saber

Outro detalhe essencial que deve estar na lista das pessoas que desejam saber quais são os cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais tempo é o de não deixar as roupas de molho por longos dias. Isso danifica internamente o eletrodoméstico. 

Você sabia que o excesso de sabão na máquina de lavar pode causar danos?

A espuma, assim como o acúmulo de gordura, tanto dos resíduos da roupa quanto do sabão ou amaciante, também danifica o eletrodoméstico. Isso porque ela pode atingir as placas e rolamentos. Por isso, não exagere na quantidade de produtos na hora da lavagem, isso faz parte dos cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais tempo.

Está tendo problemas com a sua máquina de lavar roupas? Que tal solicitar a visita de um profissional Reppara! e resolver o problema o quanto antes?

8 dicas que vão fazer a sua máquina de lavar roupas durar mais tempo

8 dicas que vão fazer a sua máquina de lavar roupas durar mais tempo
  1. Siga o nível correto de água, sabão e amaciante de roupas na hora da lavagem. A água deve cobrir a roupa na máquina de lavar roupas.

  2. Separe a roupa em quantidades certas para a lavagem. Água e roupa em excesso prejudicam o funcionamento do eletrodoméstico.

  3. Pelo menos uma vez a cada 15 dias, coloque a máquina para funcionar no circuito completo de lavagem, no nível máximo de água e com um litro de alvejante, sem as roupas.

  4. Escolha um local apropriado, livre de umidade, para deixar a máquina de lavar roupas.

  5. Limpe a gaveta do dispenser. Remova a gaveta onde o sabão e o amaciante são inseridos e limpe-a completamente.

  6. Pelo menos a cada 15 dias, faça a limpeza dos filtros da máquina de lavar. Primeiramente, a desligue da tomada e localize o filtro. Com a ajuda de uma escova e água retire os resíduos que ficam presos com o passar do tempo.

  7. Verifique as mangueiras de abastecimento de água. Quando elas estiverem ressecadas ou quebradiças, o ideal é fazer uma troca.

  8. Para finalizar,  faça uma manutenção preventiva com um técnico pelo menos a cada dois anos.

Outros cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais

Conhece outros cuidados que fazem a máquina de lavar durar mais tempo e que esquecemos de mencionar aqui? Então conte para nós nos comentários e não deixe de conferir os outros conteúdos do Blog Reppara!.

Já segue o Reppara! nas redes sociais? Estamos no Twitter, Instagram e Facebook. Nos mande um recado por alguma delas e diga o que achou do Blog. Será um prazer responder seus comentários e perguntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *