O que você precisa saber na hora de limpar a pia da cozinha

Você pode passar muito tempo em pé na pia da cozinha, lavando pratos e garantindo que a maior parte da sua cozinha esteja limpa. No entanto, com que frequência você faz uma limpeza mais profunda na pia depois de lavar a louça? Foi pensando nisso que hoje resolvemos falar sobre como limpar a pia da cozinha. 

E não estamos falando apenas de uma limpeza rápida, mas uma profunda e adequada, onde você possa se certificar de que todas as marcas tenham sumido e o ralo cheire a limpo e fresco. 

Para evitar que microorganismos se espalhem, você deve desinfetar a pia da maneira correta. Por isso, separamos dicas sobre como limpar a pia da cozinha.

Antes de tudo é preciso entender que limpar a pia da cozinha é um processo muito importante, pois pode evitar o acúmulo de bactérias e germes que se desenvolvem em uma área úmida e quente. 

A pia da cozinha, sobretudo, é o terreno fértil perfeito para os germes. Assim como, não removê-los da maneira correta, coloca em risco todo o trabalho de higienização que você está fazendo, potencialmente expondo você e sua família a bactérias nocivas que podem fazer com que vocês fiquem doentes.

Mas afinal, como limpar a pia da cozinha? 

Muitas pessoas não sabem disso, mas você deve limpar a pia da cozinha, de maneira pesada, pelo menos uma vez por semana para mantê-la livre de germes e outras bactérias. Afinal, a pia é o segundo ponto mais germinativo da sua cozinha, de acordo com estudos da NSF International, empresa de certificação e inspeção de segurança e saúde pública americana. 

Entretanto, é necessário higienizar a pia sempre que a louça for lavada. Além de lavar a cuba com detergente ou um desengordurante, é aconselhável também enxaguá-la com água quente. Isso irá remover impurezas e gorduras. Para finalizar, ainda é possível enxugar toda a cuba com um pano úmido por vinagre branco ou de álcool. 

Saiba como limpar a pia da cozinha corretamente

Como limpar a pia por completo?

Existem algumas maneiras de limpar a pia da cozinha corretamente. A primeira linha de defesa deve ser simplesmente água quente e sabão em pó. Dessa forma, pegue uma esponja limpa e esfregue qualquer pedaço de comida ou resíduo que você identificar, pegando cada canto e fissura.

É importante destacar que você não pode desinfetar uma superfície a menos que outra já esteja limpa, então água e sabão devem ser sempre o primeiro passo. 

Logo depois, você pode usar um pano desinfetante, vinagre branco diluído com um pouco de água ou alvejante. Isso funciona para qualquer superfície da cozinha. Agora, se você realmente deseja usar alvejante, use apenas a proporção de uma tampa de para um litro de água e depois enxágue abundantemente com água.

Notou algum vazamento na pia da sua cozinha? Saiba o que fazer aqui

Como limpar a pia da cozinha e o ralo?

Limpe o ralo e a pia da cozinha

Para uma limpeza mais profunda, desinfete também o ralo da pia. Portanto, despeje 1 colher de chá de alvejante e 1 litro de água pelo ralo, e também limpe com alvejante qualquer filtro protetor de alimentos, peneiras e itens que você deixa no local. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por mês.

Sua pia entupiu? Saiba o que fazer!

Se a sua pia entupiu e você desconfia que seja por conta da gordura, uma das alternativas, além de acionar um profissional Reppara! para realizar o serviço de desentupimento, é despejar lentamente cerca de 4 a 5 litros de água, cor uma quantidade generosa de detergente ou sabão em pó, no ralo. Porém, aqui, você descobre outros truques que podem te ajudar a desentupir a pia da cozinha

Como limpar o granito da pia da cozinha?

Você sabia que a pedra de granito, comum em muitas pias, também acumula germes? Além disso, ela pode ficar manchada por conta dos minérios da água que fica empoçada por muito tempo. Para limpar a pia de granito corretamente, após lavar a louça, esfregue a pedra com uma escova de cerdas duras ou pano umedecido em detergente neutro ou sabão de cocô. Depois, enxágue com um pouco de água e seque. Você também pode finalizar passando um pano úmido embebido no vinagre. 

Qual o melhor produto para limpar a pia de cozinha?

Quer realizar uma limpeza completa utilizando os produtos de limpeza convencionais do mercado? Então, nossa recomendação é a utilização de um bom detergente ou um desengordurante. Ambos ajudam a remover a sujeira e a gordura impregnadas na pia da cozinha, além disso podem auxiliar na retirada do limo.

Qual o melhor produto caseiro e barato para limpar a pia de cozinha?

Algumas medidas caseiras também ajudam na hora de limpar a pia corretamente. Uma delas é misturar um pouco de água quente, vinagre e bicarbonato de sódio em uma vasilha e esfregar tudo com a solução. Depois, basta enxaguar. 

Você também pode esfregar a pia com detergente neutro e, em seguida, esfregar toda a superfície, incluindo também a cuba, com água sanitária. Neste procedimento, é aconselhável que se use luvas e deixe a solução agir por, pelo menos, 15 minutos. Depois, basta enxaguar. 

Para finalizar a nossa conversa

Saiba limpar a pia da cozinha e não deixe a louça acumular

Por fim, a última e mais importante parte sobre como limpar a pia da cozinha é limpar as esponjas. Esse acessório é um prato cheio para germes e bactérias, que adoram o local por conta de sua umidade. Por isso, se cheirar ou parecer sujo, jogue-o fora. A esponja é o local com mais germes concentrados na cozinha, então toda a limpeza da pia será desperdiçada se a esponja suja não for eliminada. 

Dica importante: Não deixe a louça suja ficar acumulada por muito tempo na pia. Além de deixar sua casa desorganizada, isso pode contribuir para a proliferação de bactérias na cozinha. Para o bem da sua saúde e a de sua família, deixe tudo sempre muito limpo e higienizado.

Gostou das nossas dicas de como limpar a pia da cozinha? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Aproveite para nos contar o que achou deste texto aqui nos comentários. 

Até a próxima dica 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *