Saiba como reaproveitar a água em casa

Saber como reaproveitar a água, no final do mês, pode fazer uma grande diferença, tanto na sua casa quanto no planeta, sabia? Encontrar maneiras de reutilizar água em casa torna-se muito mais fácil quando você percebe o quanto está usando todos os dias. 

dicas importantes para que você descubra, de maneira simples e rápida, como reaproveitar a água.

Mas afinal, por que se preocupar em como reaproveitar a água? Se você estiver em uma região propensa à seca, cada gota de água economizada ajuda muito a manter as torneiras funcionando.

Mas mesmo se você estiver em uma parte do país rica em água, o reúso ajuda a reduzir o impacto ambiental, além de reduzir também a sua conta mensal de água no fim do mês.

Foi pensando nisso que, hoje, aqui no Blog Reppara!, separamos algumas dicas importantes para que você descubra, de maneira simples e rápida, como reaproveitar a água. Confira e boa leitura! 

Ideias de como reaproveitar a água 

Primeiramente, precisamos esclarecer: você sabia que o consumo de água nos lares brasileiros está dividido entre algumas atividades básicas e necessárias do dia a dia? 

Elas são: 

  • Limpeza (5%);
  • Utilização na cozinha (10%);  
  • Lavagem de roupa (20%); 
  • Descarga (30%); 
  • Higiene pessoal (35%).

Por isso, já pensou em adotar alguma das técnicas abaixo para economizar em suas contas mensais de água? Elas são indispensáveis para quem quer saber como economizar água no dia a dia. 

Como reaproveitar a água da chuva?

Além de reaproveitar a água de dentro de casa, você também pode reutilizar água de fora. Por exemplo, você pode colocar um barril ou um balde no quintal para guardar a água da chuva. Isso permitirá que você possa aproveitar, de outra forma, a água que iria embora. Com ela, você pode lavar o quintal, o carro ou até mesmo regar as plantas. 

Coloque um balde no box quando for tomar banho 

Vai tomar banho? Já parou para pensar na quantidade de água que vai embora toda vez que você abre o chuveiro? Parte dessa água pode ser utilizada para lavar o quintal ou até mesmo lavar os panos de chão utilizados para a limpeza, sabia?

Caso você queira economizar na descarga, também pode utilizar a água do balde, coletada na hora do banho, no vaso sanitário. Talvez você não saiba, mas quase um terço da água consumida em uma casa vai para a descarga. Por isso é preciso estar atento ao bom funcionamento do sistema hidráulico do banheiro.

Mas como reaproveitar a água do banho?

É bem simples, basta deixar um balde no box durante a higienização. Além disso, para economizar água no banheiro, você ainda pode tomar banhos mais curtos e fechar o chuveiro na hora em que for se ensaboar. Ainda tem dúvidas de como tomar banho mais rápido? Uma dica é cronometrar o tempo de uma música que você goste, cantá-la no chuveiro (clichês à parte, risos) e tentar terminar o banho antes dela acabar. 

Falando em economizar água no banheiro, que tal escovar os dentes com a torneira fechada? Se você não tem o hábito de escovar os dentes assim, pode tentar adotar a prática utilizando um copo com água para enxaguar a boca.

Aos poucos você vai perceber que não é preciso deixar a torneira aberta para higienizar seus dentes e construir práticas benéficas para a sua casa e para o planeta. 

Como reaproveitar a água da máquina de lavar?

A reutilização da água da máquina de lavar roupas é uma das mais comuns em casas brasileiras. No entanto, as máquinas mais atuais no mercado dispõem de programas econômicos, que permitem consumo reduzido e consciente de eletricidade e de água.

Porém, ainda assim, é possível coletar a água do enxágue em baldes ou tambores para que ela possa ser utilizada na higienização da casa, por exemplo.  

Como reaproveitar a água da higienização de verduras para regar as plantas? 

Vai lavar alguma verdura ou frutas? Então recolha, em bacias ou potes grandes, toda a água que você retirar da lavagem dos alimentos. Embora pareça pouco, essa água pode ir direto para as plantas e, assim, ajudar na economia da casa e controle do desperdício. 

Como reutilizar a água da piscina?

Você sabia que a instalação de um reservatório na saída do sistema de limpeza da piscina permite que seja feita a captação da água, que pode ser reutilizada na higienização de áreas comuns e na rega das plantas? Você também pode aproveitar o recurso na lavagem de carros e lonas. 

Utilize a água da limpeza da caixa d’água

Sabia que é extremamente importante realizar a limpeza da sua caixa d’água, não é mesmo? Ela deve ser realizada, pelo menos, a cada seis meses. Afinal, uma água de consumo, contaminada, pode transmitir doenças como leptospirose, cólera, febre tifoide e, até, hepatite A. Além disso, uma caixa d’água suja pode prejudicar a qualidade de vida e contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Se você for realizar a limpeza da sua caixa d’água, que tal aproveitar parte do líquido, o que apresenta uma boa aparência, coloração e que não tenha cheiro, para limpar o quintal, carro ou até mesmo a calçada? 

Precisa realizar a limpeza da sua caixa d’água? Você sabia que com a Porto Faz você agenda o serviço online a ainda pode parcelar tudo em até 10x sem juros? Saiba mais aqui. 

Você sabe quais são os benefícios de reaproveitar a água em casa?

Sem dúvidas, o maior benefício e impacto do reaproveitamento de água está na conservação ambiental. E, consequentemente, esse cuidado acaba se estendendo para a sociedade. Isso porque a água é um recurso que tende a se tornar cada vez mais escasso.

Certamente, você consegue identificar a  importância de economizar água. Ao reaproveitar água em casa, por exemplo, também é possível proteger os mananciais, diminuir a demanda por águas superficiais e subterrâneas, poluir menos a natureza com produtos químicos e reduzir o volume de esgoto descartado. 

Quando falamos de custos e em como reaproveitar a água, fica claro que há uma redução significativa do orçamento com água e esgoto e, dessa forma, muito mais economia. É por isso que devemos economizar água.

Preste atenção nos vazamentos

Identificar possíveis vazamentos também é uma forma de saber como reaproveitar a água, já que assim é possível controlar gastos e desperdícios. Mas afinal, como evitar os vazamentos de água em casa? 

É possível identificar a existência de vazamentos internos, por exemplo, fechando todas as torneiras da casa e mantendo os registros abertos. Para isso, observe o hidrômetro, se a caixa d’água estiver cheia e os ponteiros continuarem girando existe vazamento interno.

Em caso de vazamentos pequenos, ou no caso da pressão da água estar baixa, talvez não seja possível identificar o vazamento da maneira sugerida, portanto a dica é realizar o teste durante um intervalo de tempo mais longo, por exemplo, à noite.

Para não ter dúvidas, que tal acionar um profissional Porto Faz que possa identificar um vazamento na sua casa? Se você quer saber mais sobre o serviço, não deixe de clicar aqui. 

Outras maneiras de como economizar água:

  • Faça Instalações e manutenções hidráulicas necessárias;
  • Instale a descarga de duplo acionamento; 
  • Assine um dos planos do Reppara! e conte com um serviço de encanador da Porto Seguro; 
  • Instale um chuveiro econômico. 

Por fim, a gente quer saber: gostou das nossas dicas de como reaproveitar a água em casa? Então não deixe de conferir outras dicas incríveis para a sua casa aqui no Blog Reppara! Nos vemos na próxima leitura! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *