Curiosidades sobre a geladeira que ninguém nunca te contou

Se a gente te perguntasse agora, dentre todos os eletrodomésticos da sua casa, qual é o mais essencial, o que você responderia? Todas as vezes que levantamos essa enquete em nossas redes sociais a vencedora sempre é a geladeira. Muita gente diz que ela é a única que não pode parar dentro de casa. Foi pensando nisso que hoje resolvemos trazer para você algumas curiosidades sobre a geladeira. Confira:

Curiosidades sobre a geladeira que ninguém nunca te contou

o que é uma geladeira?

A pergunta parece um pouco óbvia, mas é importante esclarecer. As geladeiras são eletrodomésticos essenciais em casas, comércios, laboratórios e também para a indústria, que mantém a temperatura dos alimentos, insumos, substâncias, entre outros, por meio do frio gerado por um compressor, movido por um motor.

A história da geladeira

Primeiramente, que tal entender como e quando a geladeira foi inventada? Você já parou para pensar nisso?  Em 1856, uma fábrica australiana de cerveja contratou o também australiano James Herrison para projetar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto sempre baixa.

No entanto, em 1854, em um frigorífico de Chicago, EUA, foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes. Em 1866, também nos Estados Unidos, um outro aperfeiçoamento da invenção foi realizado, o que passou a permitir a refrigeração de frutas e legumes.

A princípio, todas as geladeiras criadas eram usadas apenas para fins industriais. Foi só em 1913 que a primeira geladeira doméstica surgiu e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), nome que, logo depois, foi substituído por Kelvinator, que até hoje é usado como sinônimo da invenção nos EUA.

O Kelvinator, assim como a maioria das geladeiras modernas, era arrefecido por uma bomba de calor de duas fases.

Em 1927, outro modelo de geladeira que se tornou bastante popular nos EUA foi o “Monitor-Top”. Ele foi criado pela General Electric e, ao contrário dos outros refrigeradores, nele, o compressor, o qual gerava muito calor, passou a ser colocado na parte de cima e protegido por uma espécie de anel decorativo.

Sua geladeira parou de gelar? Saiba o que fazer aqui!

Curiosidades sobre a geladeira frost free e sem CFC

Em 1983 foi lançado o sistema Frost Free, que dispensa o degelo do aparelho. Mas foi só em 1997 que a preocupação com a liberação do gás CFC (clorofluorcarbono), que prejudica o meio ambiente, foi levada em consideração na produção do eletrodoméstico.

Minha geladeira fica estalando: o que pode ser?

Nem sempre você precisa se preocupar com os barulhos da geladeira, sabia? Quando ela faz algum barulho, na maioria dos casos, pode ser que esteja tudo bem. É por isso que saber identificar problemas é tão importante quanto pesquisar sobre as curiosidades da geladeira.

Você deve saber que, se a sua geladeira fica estalando, isso pode acontecer por dois motivos simples. O primeiro é a crepitação de gelo, que é o mesmo som que ocorre quando formas de gelo são retiradas do congelador e expostas à temperatura ambiente.

E o segundo são as dilatações normais do gabinete, que acontecem principalmente após o fechamento da porta, quando ocorre um repentino resfriamento do ar que está no interior do refrigerador.

Quanto tempo uma geladeira pode ficar parada?

Primeiramente, é importante saber que deixar uma geladeira desligada pode causar oxidação da parte mecânica e, facilmente, alguma parte vital do motor, ou até mesmo da tubulação interna, pode ser danificada. Mas vale consultar o manual do fabricante do seu aparelho e seguir as recomendações.

A recomendação básica é que a geladeira fique ligada o tempo todo, durante 24 horas por dia. Muita gente acredita que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã ajuda a economizar energia, mas isso não é verdade.

Até porque, o aparelho trabalha sempre a uma determinada temperatura. Quando seu motor é religado, ele passa a trabalhar mais para chegar à temperatura necessária, compensando o que foi economizado durante o período desligado.

Para que serve o ventilador dentro da geladeira?

O ventilador da geladeira força a circulação do ar na parte inferior e faz com que o ar frio circule por todos os cantos do eletrodoméstico. Dessa maneira, mantém a temperatura ideal para a conservação dos alimentos. Uma curiosidade: é normal que, ao abrir a porta da geladeira, ele pare de funcionar. Isso acontece porque a ação diminui a circulação do ar e faz com que a geladeira perca temperatura.

O que acontece quando o ventilador da geladeira não funciona?

Quando isso acontece, a explicação pode estar no fato de que o ar frio, que é gerado no congelador, não está conseguindo ser enviado para o refrigerador. Entre as causas, pode se constatar que: ou o ventilador, que assopra o ar, está danificado ou o duto por onde ele passa está entupido de gelo. Nestes casos, o melhor a se fazer é consultar um profissional da Porto Faz. Clique aqui e saiba mais.

Curiosidades sobre a geladeira: manutenção

A vida útil de um refrigerador, geralmente, é bastante longa. Porém, é de grande importância manter alguns cuidados no uso e na manutenção do eletrodoméstico, para que ele dure ainda mais tempo. Entre eles estão:

  • Manter a geladeira sempre limpa
  • Evitar abrir a porta (e deixá-la aberta) sem necessidade, pois isso pode prejudicar a refrigeração.
  • Não obstruir a ventilação do motor da geladeira. Portanto, nada de secar roupas na parte de trás!
  • Manter o termostato sempre regulado, conforme a estação do ano e as necessidades de uso.
  • Evitar colocar alimentos quentes dentro da geladeira e jamais deixar fontes de calor, como o fogão, próximas ao eletrodoméstico,
  • Acionar um profissional Porto Faz  que possa ajudar com questões técnicas sempre que for preciso.

Outras curiosidades sobre a geladeira que você precisa saber

1. Condensação excessiva

Já notou a sua geladeira suando? Se sim, sabia que isso pode ser um problema? Ela pode não estar esfriando corretamente. Se notar isso, analise imediatamente a vedação da borracha ao redor da porta para ver se há gotas de água ou sinais de mofo.

Você também pode notar sinais de condensação dentro da geladeira. Neste caso, isso significa que a configuração de temperatura não está funcionando como deveria. Se o problema persistir, ao invés de conservar a sua comida, a geladeira não conseguirá entregar a temperatura ideal.

2. O motor da geladeira que fica esquentando

Se você notar uma quantidade exorbitante de calor na parte de trás da sua geladeira, pode ser um sinal óbvio de que algo não está bem dentro do eletrodoméstico. Neste caso, convém chamar um técnico de reparo para inspecionar o aparelho.

3. A comida está estragando com frequência na geladeira

Outro sinal indiscutível de que sua geladeira precisa de uma manutenção profissional é quando você percebe que sua comida começou a cheirar ou até mesmo estragar dentro do eletrodoméstico.

4. Gastos excessivos de energia

Contudo, uma geladeira que leva mais tempo para resfriar seus alimentos ou não consegue manter a temperatura exigida, está usando mais energia do que deveria, sabia? Isso não significa apenas que você está gastando mais em suas contas, mas também que está desperdiçando dinheiro em qualquer comida que tenha de jogar fora por causa de sua geladeira.

Precisa de ajuda com consertos para a sua geladeira?

Não deixe de consultar um profissional Porto Faz!

Por fim, a gente quer saber: o que achou deste conteúdo sobre curiosidades sobre a geladeira, ele foi útil para você? Não deixe de conferir outras dicas para a sua casa aqui no Blog Reppara! Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *