Aprenda como limpar máquina de lavar roupa corretamente

Como é que está a sua máquina de lavar? Ela anda sujando mais roupas do que limpando? Sabia que isso, com o passar do tempo, é muito comum? Se você quer descobrir como limpar máquina de lavar roupa, de maneira simples e rápida, continue lendo o texto até o final, pois separamos as melhores dicas para você! 

Aprenda como limpar máquina de lavar roupa corretamente | Blog Reppara!

Antes de tudo, que tal entender por que isso acontece?

Muita gente não sabe, mas a sujeira da lavanderia ou área de serviço, a gordura dos detergentes utilizados para a lavagem de roupas e os minerais de água se acumulam em áreas indetectáveis na máquina de lavar. Além disso, mofo e bolor também podem se desenvolver no interior do eletrodoméstico e prejudicar a funcionalidade dele, acredita?

Por isso, saber como limpar a máquina de lavar roupas é tão importante. É indicado, inclusive, que uma limpeza geral seja feita a cada seis meses para evitar problemas e transtornos domésticos.

E é aí que muitas dúvidas podem surgir: qual é a maneira correta de limpar a máquina de lavar? Algumas dicas caseiras podem te ajudar no processo, no entanto, hoje também existe produto para limpar máquina de lavar roupa, mas é importante ressaltar que a manutenção em máquina de lavar roupa feita por profissionais especializados não deve ser descartada.

Passo a passo de como limpar máquina de lavar roupa de abertura frontal

A máquina de lavar roupas também precisa ser limpa! Isso aumenta sua eficiência e conservação. Confira as dicas e receitas de limpeza para sua máquina!

Você sabia que tem até como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato? Para limpar a máquina de lavar roupa de abertura frontal, ou até mesmo a sua lava e seca, você vai precisar de alguns produtos que provavelmente já tem em casa: 

  • Vinagre de limpeza branco
  • Garrafa de spray
  • Pano de microfibra
  • Bicarbonato de sódio

O que você deve fazer?

Antes de limpar o tambor interno da máquina de lavar roupa, é preciso higienizar a parte externa e a borracha da porta. Para isso, borrife o vinagre branco no pano de microfibra úmido e realize a limpeza.

Algumas lavadoras de abertura frontal acabam acumulando água, fios de cabelo, pêlos, poeira e bolor.

Depois de realizar a pré-limpeza, é hora de higienizar, de fato, o interior da máquina de lavar. Para isso, encha a máquina até o nível mais alto de água e, se possível, coloque-a para trabalhar com uma temperatura da água elevada.

Logo em seguida, adicione duas xícaras de vinagre de limpeza branco ao distribuidor de sabão e coloque o eletrodoméstico para fazer o ciclo completo, sem nenhuma roupa dentro.

Será preciso realizar outro ciclo de lavagem, no nível mais alto e na temperatura da água mais quente, mas, desta vez, adicionando meia xícara de bicarbonato de sódio no tambor.

Quando o ciclo estiver concluído, limpe o interior do tambor da máquina de lavar novamente com um pano de microfibra úmido. Enquanto você faz isso, limpe a frente da máquina também.

Como limpar máquina de lavar roupa de abertura superior?

Passo a passo de como limpar máquina de lavar roupa

Assim como na dica anterior, você vai precisar de alguns itens para higienizar a máquina de lavar roupas. E também não vai encontrar dificuldades para separá-los, pois provavelmente já tem tudo em casa: 

  • Vinagre de limpeza branco
  • Pano de microfibra
  • Escova de dente
  • Bicarbonato de sódio

O que você deve fazer para limpar a máquina de lavar roupas?

Coloque a lavadora em nível alto, com a água em temperatura elevada, e adicione quatro xícaras de vinagre branco e inicie o ciclo de lavagem.

Depois disso, em torno de 10 minutos depois, pause a máquina e deixe-a descansar por uma hora. Durante esse tempo, limpe a parte superior da máquina de lavar com um pano de microfibra umedecido em água quente e vinagre.

Com uma escova de dentes velha, esfregue os dispensadores de amaciantes e sabão. Esses produtos costumam deixar resquícios de resíduos por onde passam. Após uma hora, continue o ciclo de lavagem.

Será preciso executar outro ciclo de lavagem, mas agora usando uma xícara de bicarbonato de sódio na mistura. No final do ciclo, limpe a parte superior interna da cuba de lavagem com um pano de microfibra para remover qualquer sujeira.

Uma dica importante: para evitar mofo, deixe a tampa ou a porta da máquina de lavar aberta quando não estiver em uso.

Pronto, depois dessas dicas de como limpar a máquina de lavar roupas, sua lavadora estará pronta para o uso no dia a dia. Vale lembrar que essa limpeza, para os dois tipos de máquina, deve ser realizada pelo menos duas vezes ao mês.

Anda tendo problemas com a sua máquina de lavar roupas? Que tal agendar agora mesmo uma visita da Porto Faz na sua casa?

Como limpar o cesto da máquina de lavar roupa?

Dicas de Como limpar o tambor da máquina de lavar roupas?

O primeiro passo é colocar ½ litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto, com a máquina de lavar roupas vazia.

Em seguida, basta colocar o eletrodoméstico em nível alto para a quantidade de água e acionar o ciclo de longa duração, ou seja, o ciclo que geralmente é utilizado para roupas mais pesadas.

Depois, basta escolher o modo de agitação turbo e, por fim, o enxágue único. Por fim, é só deixar a máquina completar o ciclo de lavagem.

Como limpar o tambor da máquina de lavar roupas?

É recomendável lavar o tambor da máquina de lavar, a cada 30 ciclos realizados, para eliminar resíduos, fiapos e restos de sabão em pó e amaciante que vão se acumulando no interior da máquina de lavar conforme vão sendo feitas as lavagens.

Para limpar o tambor, basta se atentar aos seguintes cuidados:

  • Certifique-se que a máquina está vazia;
  • Abra o dispenser de sabão/amaciante e adicione 500ml de água sanitária;
  • Selecione o ciclo mais longo de lavagem com água quente. E pronto! Ao fim do ciclo, seu tambor estará limpo. 

Sabia que o excesso de sabão na máquina de lavar roupas pode causar danos?

Pois é! A espuma, assim como o acúmulo de gordura, tanto dos resíduos da roupa quanto do sabão ou amaciante, também danifica o eletrodoméstico e pode gerar muita dor de cabeça. Isso acontece porque ela pode atingir as placas e rolamentos toda vez que uma nova lavagem é feita. 

Por isso, é importante que seja usada a quantidade correta de sabão em pó na máquina de lavar, e também não exagerar na quantidade de produtos na hora da lavagem. Aqui no Blog Reppara! já demos dicas de como fazer a máquina de lavar durar mais tempo. E você pode conferir aqui.

Quando o assunto é como lavar a máquina de lavar roupas, vale destacar que: 

  • Não se deve utilizar produtos abrasivos ou que possam danificar a máquina de lavar na hora limpeza;
  • O ideal é evitar panos e buchas ásperas na hora da limpeza, pois eles podem arranhar a máquina;
  • Lugar de mangueiras e baldes é fora da máquina de lavar.  Não os coloque no interior do eletrodoméstico, pois isso pode danificar os componentes elétricos.

Gostou das nossas dicas de como lavar a máquina de lavar roupas? Então não deixe de acompanhar outros textos com informações para a sua casa aqui no Blog!

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Tem alguma sugestão de pauta para o nosso blog? É só deixar nos comentários 🙂

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *