Descubra como higienizar frutas e verduras da maneira correta

Você chegou da feira ou do supermercado e trouxe frutas e verduras. Qual é o próximo passo? Você as higieniza assim que elas saem da sacola? E na hora de consumi-las, qual é o procedimento? Hoje, no Blog Reppara! trouxemos dicas de como higienizar frutas e verduras da maneira correta. Confira:

Descubra como lavar frutas e verduras da maneira correta

Por que higienizar frutas e verduras?  

Você sabia que muitas pessoas se contaminam ao consumir alimentos sujos? Pois é, saber como higienizar frutas e verduras é extremamente importante para prevenir doenças. 

Por que lavar frutas e verduras?

Existem mais de 250 tipos de doenças causadas por alimentos no mundo todo. A maior parte delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. 

Os principais causadores de doenças transmitidas por alimentos são: 

  • Salmonella
  • Staphylococcus aureus
  • Escherichia coli
  • Norovírus
  • Rotavírus
  • Coliformes
  • Bacillus cereus

Receitas caseiras para higienizar frutas e verduras

Agora que você já sabe sobre a importância de consumir alimentos limpos, chegou a hora de descobrir como higienizar frutas e verduras. Antes de tudo, é preciso retirar todos os fragmentos de terra e sujeira. Dessa forma, a eficácia dos produtos usados para a limpeza será maior.

Dicas sobre como guardar verduras

Higienização de frutas e verduras com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na cozinha. Dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as frutas e verduras na solução por cerca de 15 minutos. Para finalizar, jogue a água fora e lave novamente os alimentos em água corrente.

Como higienizar frutas e verduras com vinagre?

Assim como o bicarbonato, o vinagre é um produto essencial para a casa e pode ser usado de diversas maneiras, inclusive para higienizar os alimentos. Em uma bacia que comporte os alimentos a serem higienizados, coloque 1 litro de água e 4 colheres de sopa de vinagre. Deixe-os de molho por cerca de 15 minutos e finalize lavando-os novamente com água corrente.

Como lavar os alimentos

Como higienizar frutas e verduras com hipoclorito?

Para fazer a limpeza dos alimentos com o hipoclorito de sódio (água sanitária), basta diluir 2 colheres de sopa (em torno de 20 ml) para cada litro de água. 

Para as folhas, faça a lavagem antecipada individualmente, para retirar resíduos de terra e outras sujeiras e, depois, coloque-as dentro de uma bacia com a solução.  Por fim, enxágue bem.

Leia também: Saiba como guardar os alimentos na geladeira da maneira correta

Posso lavar frutas e verduras com detergente?

Posso lavar frutas e verduras com detergente?

Lave apenas as frutas com detergente. Porém, com cuidado, pois ele pode penetrar nos alimentos. Mas nada que um bom processo de enxágue não possa resolver. Vale ressaltar que o uso de detergente exige mais atenção com frutas como a pera e a maçã. Saber disso é essencial para desmistificar a ideia de higienizar frutas e verduras.

Como guardar frutas e verduras após a limpeza?

Tão importante quanto a higienização, saber guardar os alimentos da forma correta é essencial para preservar a sua conservação e prevenir que eles se contaminem novamente. Uma boa dica é, antes de tudo, limpar corretamente a geladeira ou a fruteira.

Se você guarda frutas e legumes na geladeira, o cuidado deve ser redobrado, já que ela também pode ser um grande foco de contaminação. Aqui no Blog, já falamos sobre a maneira correta de limpar a geladeira. Você pode conferir aqui.

Como guardar frutas e verduras após a limpeza?

Na hora de guardar as frutas e legumes, a dica é separá-las em pequenos potes ou divisórias, se possível, com tampas. Jamais guarde os alimentos em sacos plásticos, pois eles podem facilitar a propagação de fungos e bactérias, fazendo com que os alimentos apodreçam mais rápido.

Desta maneira, além de conservá-los, você garante uma melhor organização e distribuição dos itens na geladeira. Isso pode facilitar na hora da procura por algo no eletrodoméstico e, assim, ajudar a poupar energia, já que a porta da geladeira ficará menos tempo aberta.

Mas qual é o jeito certo de guardar frutas e verduras na geladeira?

Verduras são muito frágeis e pedem mais atenção em relação à temperatura. Por isso, o local mais indicado para guardá-las é a parte de baixo inferior do eletrodoméstico. Por ser um lugar um pouco menos frio, é perfeito para conservar as verduras.

Mas qual é o jeito certo de guardar frutas e verduras na geladeira?

Após a higienização das verduras, você também pode guardar as folhas em potes. O mais recomendado é que eles sejam de vidro. Mas antes de armazená-las, é importante se certificar que elas estão secas.

Para garantir uma melhor durabilidade, coloque algumas folhas de papel toalha para absorver o restante da umidade no meio das folhas.

Como conservar melhor as frutas?

Nunca guarde as frutas molhadas. Após limpá-las da maneira correta, seque cada uma delas com o auxílio de um guardanapo ou papel toalha. E, antes de consumi-las, não se esqueça de lavá-las novamente com água corrente.

Quais são as frutas que podem ir para a geladeira?

Algumas frutas não se adaptam muito bem a baixas temperaturas. No entanto, outras se dão muito bem e podem até durar um pouco mais do que se estivessem na fruteira. Elas são:

  • Abacaxi
  • Melancia
  • Melão
  • Morango
  • Laranja
  • Maçã
  • Pêra
  • Goiaba
  • Acerola
  • Mangas maduras (se estiverem verdes, elas podem apodrecer ao invés de amadurecer)
  • Abacates maduros
  • Pêssegos maduros

O local ideal para guardá-las é no gavetão inferior, pois a temperatura é mais alta e pode evitar que elas estraguem mais rápido.

Quanto tempo as frutas duram na geladeira?

Não adianta nada saber como higienizar frutas e verduras se você não se atenta ao tempo de conservação dos alimentos. Por isso, evite deixar que eles fiquem longos períodos nos eletrodomésticos. O propósito é consumi-los o mais rápido possível sempre. 

Frutas tendem a durar mais que as verduras na geladeira. Maçãs e pêras, por exemplo, podem se manter firmes de 3 a 4 semanas. Frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola, conseguem se manter conservados apenas por 1 semana. Já mangas, abacates, goiabas e figo duram até 2 semanas.

Não adianta nada saber como higienizar frutas e verduras se você não se atenta ao tempo de conservação dos alimentos.

Precisa de ajuda com o conserto da sua geladeira?

Não precisa comprar outra! A Porto Faz realiza o conserto para você. Caso precise de novas peças para a conclusão do serviço você tem 20 dias úteis para que o técnico retorne à sua casa sem custo adicional.

O que está incluso

  • Avaliação técnica e conserto de 1 item
  • Todos os testes de funcionamento
  • Limpeza e organização do local onde o serviço for realizado

Gostou das nossas dicas de como higienizar frutas e verduras da maneira correta? Então aproveite para conferir outros textos aqui no Blog. Além disso, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *