O passo a passo da faxina de fim de ano

Faltam poucos dias para a chegada de 2021. E neste período de mudanças, muitas pessoas se organizam para deixar a casa em ordem e definir as próximas metas. No meio do caminho dúvidas podem surgir. Por isso, se você quer descobrir o passo a passo da faxina de fim de ano continue lendo este artigo. Não espere 2020 acabar para colocar tudo no lugar. Confira:

O passo a passo da faxina de fim de ano

Por onde começar a faxina de fim de ano?

Antes de tudo, é preciso separar as coisas e definir por onde começar. Que tal tirar do armário tudo o que já não cabe mais ou que não está sendo usado há muito tempo? Assim você pode doar objetos e roupas e abrir espaço para coisas novas ou não. Anteriormente, aqui no blog, trouxemos algumas dicas de como separar roupas para doação.

confira nossas dicas e faça a sua faxina de fim de ano

Mas afinal, o que doar?

Não só de roupas se faz uma doação. É possível separar livros, brinquedos e até eletrodomésticos que já não estão sendo mais usados. Mas lembre-se, jamais doe objetos quebrados ou que não poderão ser utilizados por outras pessoas. Para os livros, busque por sebos, bibliotecas comunitárias e até escolas que possam recebê-los e distribuí-los a quem precisa da melhor maneira. 

Nesta época do ano, muitas instituições de caridade e abrigos costumam receber brinquedos em bom estado e até mesmo novos. Inclusive, algumas campanhas podem estar surgindo na internet em busca de doações. Procure saber se na sua cidade existe algo do tipo acontecendo e incentive seus amigos a fazerem o mesmo. 

saiba como começar a sua faxina de fim de ano

Agora, caso alguma coisa não possa ir para doação e você ache melhor descartá-la, primeiramente identifique o local ideal para isso. Por exemplo, para descartar sofás velhos o ideal é solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o móvel será levado a um aterro sanitário. 

Tomando estas medidas, ainda antes de começar a faxina de fim de ano, você vai perceber o quanto o processo de limpeza e organização vai fluir mais leve e rápido. 

Partiu limpeza?

Banheiro

Se for começar a faxina de fim de ano pelos banheiros da casa, que tal abrir os armários e tirar para fora produtos que passaram do prazo de validade ou que até mesmo já estão quase no final? Depois disso, retire o pó com um pano e, se preferir, use um desengordurante para limpar o interior do móvel. Em seguida, lave as paredes do banheiro para retirar toda a gordura que se acumula com o passar do tempo, o mesmo vale para o box. Inclusive, aqui, temos um texto completo de como limpar o box do banheiro. Não deixe de conferir. 

Higienize o vaso sanitário e a pia do banheiro. Caso perceba algum tipo de vazamento no banheiro, não deixe de acionar um profissional Reppara!.

Para finalizar, esfregue o chão com um pouco de sabão e água sanitária. O ideal é deixar o produto agir por alguns minutos e depois enxaguar, sempre com muito cuidado.

Na hora de usar produtos fortes, como a água sanitária, use máscaras, luvas e botas, pois o contato dos mesmo com a pele pode causar irritações e a inalação uma intoxicação. Percebeu que o ralo do banheiro está entupido? Não deixe de conferir nossas dicas aqui. 

Quartos

Partindo para os quartos e seguindo a faxina de fim de ano, retire lençóis e fronhas das camas para lavar, assim como também os cobertores. O ideal é fazer uma limpeza de colchão com a Porto Faz para garantir uma total higienização. 

Se houver tapetes no cômodo, aspire-os de forma que retire toda a poeira que pode ficar acumulada nas fibras. O próximo passo é arrastar os móveis e aspirar todos os cantinhos. Para retirar o pó utilize um pano úmido e lave-o conforme o necessário. Não se esqueça de higienizar o guarda-roupa e as estantes. 

Cozinha 

A cozinha, geralmente, é o cômodo da casa que mais dá trabalho na hora fazer uma faxina de fim de ano. Isso porque é onde boa parte da gordura se acumula. Que tal começar a limpeza pela geladeira? Comece higienizando o eletrodoméstico com água e vinagre de álcool e separando alimentos que podem ser descartados. 

Aqui, no blog, já demos dicas sobre como limpar a geladeira da maneira correta. Não deixe de conferir. Depois, siga para os armários e despensa. Lembre-se de retirar para lavar tudo o que está engordurado ou empoeirado. 

Sala 

Na sala as prioridades são sofás, poltronas e tapetes. O ideal é contratar uma higienização profissional, que possa garantir uma total limpeza das fibras. Você já conhece o serviço de higienização de tecidos da Porto Faz?

Não se esqueça de retirar o pó dos móveis e também de separar as cortinas para lavar. Se a sua sala possui quadros e plantas, não se esqueça de dar uma atenção especial a cada um deles. 

Escritório

Se este ano você trabalhou de casa, provavelmente ficou muito tempo no escritório ou home office. Pois é, por isso, lembre-se de aplicar a faxina de fim de ano também neste cômodo da casa. Retire livros e papéis, separe documentos e não se esqueça de retirar o pó de tudo. Além disso, se programe para deixar tudo organizado para o seu retorno do recesso de fim de ano. 

Lista básica de produtos de limpeza para a faxina de fim de ano

Você sabe que não é preciso ter uma infinidade de produtos de limpeza em casa para garantir uma boa faxina, não é mesmo? Com poucas coisas é possível fazer uma limpeza completa e retirar toda a sujeira e gordura que podem se espalhar pela casa. Além disso, sempre recomendamos nossos leitores a não misturarem produtos químicos,  o que pode ser altamente perigoso. 

Na hora de pegar no pesado, você vai precisar de: 

  • Detergente neutro
  • Água sanitária
  • Desinfetante
  • Desengordurante
  • Álcool 
  • Baldes
  • Panos
  • Vassoura
  • Rodo 

Lembrou de mais algum item necessário que deveria estar na lista? Então deixe nos comentários ao final do texto.

Os diferentes tipos de faxina de fim de ano 

Quer fazer aquela faxina de fim de ano, mas não sabe por onde começar?

Há quem goste de tirar uma semana inteirinha para realizar cada detalhe de uma limpeza minuciosa. Porém, sobretudo, algumas pessoas não possuem tempo suficiente para isso e consegue, apenas, tirar um dia para fazer a faxina de fim de ano. Por isso, separamos alguns métodos de organização e limpeza que podem ser aplicados a partir de hoje e fazer com que o seu 2021 seja muito mais organizado.

Método Fly Lady

O método de limpeza e organização FlyLady foi desenvolvido pela americana Marla Cilley. Ele é baseado, principalmente, em rotinas e em 15 minutos diários de trabalho.

Para aplicá-lo em seu dia a dia, tudo o que você vai precisar é criar duas rotinas, sendo uma para quando acordar e outra para antes de dormir. A ideia é otimizar o seu dia e criar uma espécie de “piloto automático” para algumas atividades, garantindo que você não se esqueça de nada importante, seja a limpeza da casa ou a organização de algum cômodo. 

Porém, antes de começar a organizar as coisas aplicando o método, você precisa se desfazer do que já não te serve mais. Daí a ideia de separar 15 minutos do dia para recolher estes objetos. Pegue uma sacola de lixo e vá andando pela casa, jogando fora tudo o que encontrar e que pode ir para o lixo, como embalagens vazias. 

Depois, quando o alarme tocar, pare e vá fazer outra coisa. Você vai se espantar com a quantidade de coisas que consegue fazer em apenas 15 minutos.

Para começar a limpar as coisas, você deve dividir a casa por zonas e trabalhar em cada uma delas no decorrer do mês. Assim, você não precisa limpar tudo de uma vez e acabar se cansando. No site da FLY Lady você encontra mais detalhes do método para aplicar na sua faxina de fim de ano.

Organização Marie Kondo

Marie Kondo é uma especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa. Ficou conhecida no Brasil após a exibição de sua série sobre organização, exibida pela Netflix. 

Na série, Marie Kondo ensina as pessoas a usarem seu método, intitulado de KonMari, que promete não apenas uma casa com menos coisas, mas também uma mente limpa. As técnicas vão desde dicas para se desapegar de roupas, organizar a casa e até “despoluir a mente”.

Se você quer aplicar os ensinamentos da Guru da Arrumação na hora de arrumar a casa, comece se questionando: por que eu preciso manter isto em casa? Preciso realmente ficar com este objeto ocupando espaço?

Faxina de fim de ano Feng Shui

Uma das técnicas mais utilizadas no mundo todo é o Feng Shui, que recomenda uma série de limpezas para limpar as energias do ano velho e começar o ano novo com tudo renovado.

Segundo o Feng Shui, sujeira e bagunça têm energias carregadas e atrapalham a correta circulação da energia chi. Por isso, uma faxina geral em casa é tão importante. Para isso, retire toda a sujeira acumulada, inclusive naqueles cantinhos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia. 

Tire tudo de dentro de armários e guarda-roupas, lave, aspire, passe pano. Lave  cortinas, tapetes, lustres e vasos. A ideia é retirar todo o pó e a bagunça para começar o próximo ano com tudo limpo.

Seguindo a técnica, livre-se de tudo o que você não precisa e que está acumulado ou jogado. Ou seja, tem algo que não usa? Doe! Tem algo que está quebrado? Conserte! A ideia é evitar aquela história de “pode ser que eu precise um dia”.

Se você não usou no último ano, é sinal que está sobrando e você não vai usar mais. Ainda de acordo com o Feng Shui, objetos parados, sem uso ou quebrados atraem más energias. Só mantenha em sua casa objetos que te tragam alegrias, boas lembranças e especialmente que sejam úteis.

Para colocar tudo em ordem

Precisa consertar algum eletrodoméstico na sua casa? Já conhece o Reppara!+? Aqui você encontra mais detalhes sobre o plano. 

Por fim, não existe nada melhor do que olhar para nossa casa e perceber que conseguimos colocar tudo em ordem, não é mesmo? Por isso, escolha um método ou estilo de organização que melhor se encaixa no seu dia a dia. E lembre-se, quando surgir algum imprevisto na sua casa, chame o Reppara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *