Como preparar uma ceia de Natal perfeita?

Preparar uma ceia de Natal não é fácil, mas com algumas dicas tudo pode sair conforme o planejado, sabia? Se neste Natal você quer arrasar nos pratos, entradas e agradar a sua família, temos as dicas certas para você. Quer descobrir como preparar uma ceia de Natal perfeita? Então continue lendo este artigo. 

Comece pensando nas entregas da sua ceia, como entrada, prato principal e sobremesa. Depois, se organize para que tudo saia no tempo certo e no ponto ideal para o consumo. Aves de Natal, por exemplo, exigem um tempo maior de forno e precisam ser previamente descongeladas. 

Uma das dicas para as pessoas que querem saber como preparar uma ceia de natal é organizar a mesa de acordo com os pratos que serão servidos. Confira aqui algumas dicas para montar a mesa para a ceia.

As melhores dica de como preparar a ceia de Natal

Ideias de receitas para o seu Natal

Quem é que não ama petiscos? Pois é, no Natal eles são muito bem-vindos e podem ajudar a saciar a fome enquanto o prato principal não é servido. Os aperitivos de Natal são fáceis de preparar e você pode começar os servindo acompanhados de alguma bebida gelada. 

Que tal montar uma guirlanda de queijos e alecrim?  

Para isso, você vai precisar de ramos de alecrim e pedaços de queijo (em cubos) de sua preferência. Em um prato, junte os ramos de alecrim como se fosse armar uma guirlanda de Natal. Depois, no centro, organize os cubos de queijos. Você pode complementar com azeitonas pretas. Deixe, à disposição dos convidados, palitos de dente para que eles possam pegar os pedaços no prato. 

Patês são ótimas opções de entrada

Que tal apostar em um patê e servi-lo com torradinhas ou pães? Já provou um patê de alho poró? Para fazer, você vai precisar de: 500 g de maionese, 1 caule grande de alho poró, 1 colher de sopa de azeite, 1 cebola pequena, tempero verde, orégano, 100 ml de creme de leite e sal a gosto. Para prepará-lo, basta cortar o alho poró e a cebola em fatias bem pequenas e finas. Em seguida, refogue tudo no azeite até que os ingredientes percam a acidez. Depois, é só esperar esfriar e juntar com o restante dos itens em uma batedeira. E pronto, sirva como preferir aos seus convidados. 

Brusqueta como aperitivo para a ceia de Natal

A brusqueta é um aperitivo italiano muito fácil de ser feito, além de ser delicioso. A tradicional brusqueta leva ingredientes simples, mas que garantem muito sabor. Ou seja, tudo o que você vai precisar será um pãozinho torrado passado no alho e incrementado com pedaços de tomate e manjericão, com bastante azeite. 

Já pensou em preparar petisco de natal com frutas? 

Pois é, além de delicioso, você pode aproveitar a entrada para enfeitar a sua mesa de Natal. Para isso, utilize frutas da época, como cerejas, lichias, ameixas e uvas, por exemplo. Você pode colocá-las em uma bandeja como se fosse organizar um arranjo. Se for utilizar outras frutas mais sólidas, como morango, manga e melão, é possível cortar os pedaços em formatos de flores e estrelas. Dessa forma, todos seus convidados irão se encantar e perguntar o segredo de como preparar uma ceia de Natal especial e personalizada. 

O prato principal para ceia de Natal

Muita gente tem dúvidas sobre como preparar uma ceia de Natal quando o assunto são os pratos principais. Em diversos lares no Brasil, o prato principal costuma ser o famoso chester de Natal. Apesar do tempo de preparo, é possível garantir uma ave assada, dourada e, ao mesmo tempo, com perfeição. 

Dicas para quem tem dúvida na hora de preparar a ceia de natal

Para isso, os devidos cuidados devem ser tomados desde a escolha da ave. Primeiro, verifique se a embalagem está fechada e se a data de validade está com um tempo ideal para o consumo. 

Depois, o próximo passo é descongelar a ave na geladeira, de preferência na noite anterior ao preparo. Lembre-se que ela deve ser assada em até 12 horas e não deve ser congelada novamente. Apesar da ave já vir temperada, dependendo da marca escolhida, nada impede que você incremente o prato principal com seus temperos favoritos. 

O preparo do peru para a ceia de Natal

Antes de mais nada, para preparar o peru e fazer com que ele fique no ponto perfeito, o ideal é deixá-lo descongelando de um dia para o outro na geladeira. Dessa forma, ela descongela uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, o que pode comprometer todo o cozimento.

Em seguida, é preciso passar o peru pela marinada, uma etapa muito importante para que a ave fique saborosa e suculenta. Para isso, depois de descongelá-la, lave a ave e a deixe de molho em água gelada por mais ou menos dez minutos. Seguindo os próximos passos, seque-a com um pano limpo e tempere usando seus ingredientes favoritos. Prosseguindo, utilize vinho branco, vinagre, ervas frescas e suco de frutas cítricas para deixar o peru de molho por pelo menos 12 horas, sempre na geladeira, não se esqueça. Depois é só colocar para assar.

Como preparar o tender para a ceia de Natal ?

Já para o tender, como trata-se de uma carne pré-cozida, o legal é inovar nos molhos. Você precisará apenas terminar de assar a peça e preparar uma perfeita combinação de molhos agridoces e cítricos, como o molho de laranja com mel. 

Anda tendo problemas com o seu forno? Que tal acionar um profissional Reppara! e não ter imprevistos durante a preparação da sua ceia de Natal? Saiba mais aqui. 

Você sabe qual é a diferença entre chester, peru e tender? 

Entre os três, o tender é a opção mais fácil e rápida para a ceia de Natal. Por ser uma carne suína cozida e defumada, permite consumo imediato. 

Já o chester e o peru levam mais tempo durante o seu preparo, até porque a maioria já chega do mercado congelada. Seu tempo de descongelamento precisa ser feito sob refrigeração até 48 horas antes do preparo.

Para acompanhar o prato principal da ceia, que tal uma farofa?

Farofas ficam boas com tudo. Qualquer prato, seja para a ceia ou não, quando incrementado com uma boa farofa pode fazer toda a diferença. Mas o ideal, para o Natal, é inovar.  Farofas de carne seca, bacon e até farofas feitas com banana podem agradar o paladar dos seus convidados. Não tenha medo de ousar. 

Como preparar a ceia de Natal de forma simples e rápida

O arroz também é um clássico da ceia, seja ele branco, com cenoura ou até mesmo uvas passas. Uma dica para que ele seja um dos acompanhamentos perfeitos para o prato principal da sua ceia é incrementar o preparo com uma colher de chá de manteiga. O gostinho inovador pode surpreender os seus convidados. 

Receitas vegetarianas para o natal

Quer saber como preparar a ceia de Natal com pratos vegetarianos? Se você ou alguém da sua família não come carne, a dica é substituir as aves assadas por tortas ou quiches de legumes e verduras. Além disso, outra boa ideia é preparar um tofu oriental com vegetais. 

Dicas de como preparar a ceia de Natal.

Sobremesa para ceia de natal

Depois do prato principal, certamente as sobremesas de Natal são as grandes queridinhas da noite. E por isso, que tal pensar em uma sobremesa deliciosa e prática? 

Saiba como preparar a ceia de Natal perfeita em poucos passos

A famosa rabanada de Natal é tão fácil quanto deliciosa. Por ser um prato muito gorduroso, deixamos para saboreá-lo somente nesta época do ano. Para prepará-la, você vai precisar de 1 litro de leite, 1 colher (café) de essência de baunilha, 2 colheres (sopa) de açúcar, 4 ovos e 4 pães franceses amanhecidos em fatias. Além disso, separe o óleo para fritar e açúcar e canela para polvilhar. 

O próximo passo é misturar o leite com a baunilha e o açúcar e reservá-los. Em seguida, bata os ovos levemente e empane as fatias de pão, primeiro no leite e depois nos ovos batidos. Depois as frite no óleo bem quente, até que elas dourem. Por fim, deixe escorrer sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela.

E lembre-se, precisou de ajuda com algum dos seus eletrodomésticos em casa? Chame o Reppara!

Gostou das nossas dicas de como preparar a ceia de Natal? Então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais. Não deixe de conferir também outros textos aqui no Blog Reppara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *