Como definir metas: o passo a passo para alcançar objetivos

Você já parou para pensar o que, de fato, são metas? Se sim, você sabe como defini-las? Sabe qual é a diferença entre metas pessoais, financeiras e profissionais? Não? Então este post foi escrito para você. Hoje, no Blog Reppara!, vamos te apresentar estratégias e algumas dicas de como definir metas e, consequentemente, alcançar seus objetivos. 

Como definir metas: o passo a passo para alcançar objetivos

Mas antes de tudo, é preciso entender o que são metas

Metas são tarefas ou atividades específicas que fazemos para alcançar objetivos maiores. Elas são temporais, por isso, possuem prazos específicos para serem concluídas. Se você deseja realizar um grande projeto, para que ele dê certo, no processo precisa estabelecer metas, definir quando irá entregá-las e o que será preciso para que elas sejam cumpridas. Metas ajudam a tornar tudo mais organizado. 

Como definir metas pessoais?

Primeiramente, você precisa saber aonde quer chegar. Definir um objetivo maior. Se por acaso o seu grande sonho é escrever um livro, quais metas você precisa traçar ao longo do tempo para concluir este desejo? Que tal começar estabelecendo metas diárias de escrita? O importante é cumpri-las sempre dentro do prazo. 

Por que desistimos das metas traçadas?

No meio do caminho, é comum que muitas pessoas acabem desistindo de suas metas. Isso acontece porque, muitas vezes, algumas foram estabelecidas da maneira errada. Fazer muitas coisas e com muita pressa não significa que elas sairão conforme o planejado. Por isso, definir metas a longo prazo e bem estruturadas se faz tão importante.

Neste processo, estabelecer metas genéricas pode ser a solução. Uma coisa muito importante também é ser realista. Defina apenas as metas que podem ser alcançadas, porque se não uma pequena frustração ao longo do caminho pode atrapalhar a conclusão da sua jornada. 

Como parar de procrastinar?

Definir pequenas metas pode ser a solução para quem deseja parar de procrastinar. A procrastinação consiste em adiar as tarefas, o que é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia, por exemplo. 

Acontece que a procrastinação é algo enraizado no ser humano. Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente. Todo mundo, em níveis diferentes, está sujeito a procrastinar. Com muita organização e determinação, é possível controlar o problema. 

Comece estabelecendo pequenas metas para isso. Por exemplo, se você precisa organizar a casa antes do ano acabar, separe suas atividades em pequenas metas e tente seguir tudo dentro de um prazo específico. Se for o caso, peça a ajuda de familiares a amigos para que tudo saia dentro do prazo. 

Procrastinar pode ser extremamente prejudicial para quem quer ser produtivo.

Como definir metas: que tal usar aplicativos para ajudar no cumprimento das suas metas?

Hoje em dia é comum que muitas pessoas utilizem aplicativos para realizarem suas atividades. Com as metas diárias ou semanais isso não é diferente. Para facilitar a sua vida, você pode criar uma lista de tarefas e cronometrar cada atividade através do seu celular.

Separamos algumas indicações para você, confira: 

Trello

O Trello é um aplicativo de organização que pode te ajudar no gerenciamento dos seus projetos. Gratuita e em português, a ferramenta é versátil e permite fazer atividades diversas, que vão desde gerenciar uma empresa a escrever a lista de compras do mês. Além do aplicativo, a plataforma também pode ser acessada pelo site, sem precisar baixar nada no computador.

Google agenda

Provavelmente você já tenha em seu celular. O Google Agenda é um calendário inteligente para organizar eventos e informar dados importantes, como dia, horário, local, convidados e anotações. É como se fosse a tradicional agenda de papel, porém com mais utilidades. O acesso é gratuito e feito por contas do Google, e o serviço está disponível em celulares Android e iPhone, além de contar com versão na web.

Forest

Quem busca abandonar as distrações do mundo virtual para focar nos objetivos e tarefas pode usar o Forest para aumentar a concentração em atividades. O app tem como objetivo deixar o usuário longe do telefone. A ideia é simples: você planta uma semente que se transformará, aos poucos, em uma árvore. Porém, a planta murcha caso acesse outros apps, como redes sociais ou jogos. Enquanto esse processo acontece, o aplicativo controla o tempo de foco do usuário.

Asana

O Asana é um app para quem deseja contar com ajuda coletiva para a realização de objetivos. É uma plataforma colaborativa criada para organizar o trabalho em equipe com diversas funcionalidades para tarefas desde a gestão à comunicação entre os membros. Além de recursos como o compartilhamento de listas e cartões, Asana possui um fórum de discussão para debater o desenvolvimento dos projetos.

E você, já escolheu seu aplicativo de metas para 2020?

Como definir metas: estabelecendo prioridades

Agora que você já sabe como definir metas, é o momento de partir para a prática. Que tal pensar quais são as suas maiores prioridades? Depois disso, separe tudo em pedaço de papel ou no bloco de notas do celular. Separamos um passo a passo para te ajudar: 

Objetivo

Você precisa estabelecer o que quer. Isso te ajudará a se comprometer e a seguir os passos até alcançá-lo. Anote em algum lugar onde você possa acompanhar os progressos de forma constante até a grande realização.

Traçando metas

O planejamento de metas precisa sempre estar alinhado com aquilo que você realmente deseja alcançar. Ou seja, é preciso que você elenque o que precisa ser feito, com prazos e passos objetivos. Desta forma você se sentirá muito mais produtivo e as chances de desistir no meio do caminho são quase nulas.

Controle seus passos

Manter avanços e resultados sob controle é essencial. Até porque se algo não sair como planejado, através do controle você conseguirá pensar em um plano B ou até mesmo inovar na direção a ser seguida. Use um caderno ou planilhas para documentar cada progresso.

Parta para a ação

Do que adianta muito planejar se você não executar? Não ajuda em nada! Por isso, comece a trabalhar desde já. É importante também não se comprometer com muitas tarefas. Faça cada coisa de uma vez, para que você possa se dedicar com toda a atenção que seu projeto ou objetivo merece.

Avalie seus resultados

Não existe nada mais satisfatório do que olhar para trás e perceber que tudo o que você planejou, com o auxílio das suas metas, saiu exatamente como você queria (ou não). Por isso, ao alcançar cada novo objetivo, é importante avaliar seus resultados e aprender com a experiência. Só assim você poderá progredir ainda mais nas próximas etapas da vida.

Por fim, revise periodicamente todas as suas metas. Mas não se cobre tanto, faça as coisas aos poucos, mas faça. E não esqueça de contar para a gente aqui todas as suas conquistas. Seja realista, mas não deixe de sonhar.

E para não atrapalhar seus planos, que tal contar com uma assinatura de serviços pronta para te atender quando imprevistos acontecerem no seu dia a dia? Já conhece os planos do Reppara!? Não? Então não deixe de visitar o nosso site. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *