22 maneiras incríveis de utilizar o vinagre na limpeza

O vinagre é um dos produtos mais coringas que existem em uma casa. Ele é perfeito para ser usado na comida e na higienização dos alimentos. Mas, certamente, você também já ouviu sobre as maravilhas do vinagre na limpeza. Em outras palavras: o vinagre é tudo!

separamos dicas de como utilizar o vinagre na limpeza

Quem nos acompanha aqui no Blog Reppara! ou até mesmo no Instagram, já percebeu que em nossas dicas para casa sempre mencionamos o vinagre na limpeza e higienização de objetos e frutas, por exemplo. Mas hoje resolvemos ir além e reunimos 22 dicas incríveis de como utilizar o vinagre para limpar a casa. 

O poder do vinagre na limpeza da casa

De chuveiros a micro-ondas, o vinagre (especialmente o vinagre branco) é uma alternativa versátil e ambientalmente segura aos produtos de limpeza comuns, comprados em lojas – e também é bem mais barato. Se você quer descobrir as vantagens do vinagre na limpeza, continue lendo este texto.

Quais são os tipos de vinagre que podem ser usados na limpeza?

Para o uso na limpeza da casa, três tipos de vinagre são os mais comuns: vinagre de álcool, vinagre de maçã e vinagre branco. Por isso, vamos explicar como cada um deles pode ser funcional. 

Vinagre de álcool

O vinagre de álcool é originado a partir da fermentação de álcool etílico proveniente da cana-de-açúcar. É transparente, apesar de poder apresentar também caráter colorido com corantes e aromatizado com frutas e ervas. É mais utilizado em conservas, higiene de frutas e legumes, tempero de carnes e saladas, Além disso, para a limpeza da casa, é um dos mais versáteis. 

Vinagre branco

O vinagre branco é um dos tipos de vinagre mais populares no Brasil e sua origem vem da fermentação de cereais. Ele é usado como tempero e higienizador de frutas e legumes na culinária, mas para a limpeza da casa é um ótimo aliado.

Vinagre de maçã (vinagre de sidra)

O vinagre de maçã, ou vinagre de sidra, tem como matéria-prima a sidra, que é o suco fermentado da maçã. Ele é um dos tipos de vinagre menos ácidos e um ótimo limpador, principalmente quando o assunto são fibras de tecido.

Anote as dicas! 

Aprenda a utilizar o vinagre na limpeza da sua casa

1. Vinagre na limpeza de janelas

Misture partes iguais de vinagre branco e água. Aplique nas janelas com uma esponja e, com um rodinho, retire o excesso. Finalize secando com um jornal para dar brilho e evitar pequenas manchas. Além de limpar, o vinagre também ajuda a esterilizar o vidro e remover gorduras. 

2. Vinagre na limpeza de cortinas

Para limpar cortinas laváveis ou até mesmo persianas, misture 1 xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ xícara de bicarbonato de sódio e 1 litro de água morna. Usando uma esponja ou pano, limpe as cortinas com a mistura. Enxágue com água limpa.

3. Cafeteiras automáticas

Para dissolver os minerais e o acúmulo de gordura, encha o reservatório da cafeteira com vinagre branco e execute um ciclo de preparação da cafeteira. Esvazie a jarra. Enxágue os resíduos de vinagre e repita o processo apenas com água. Logo depois, é só preparar o seu café normalmente. Esta limpeza pode ser feita a cada 15 dias. 

4. Vinagre na limpeza de pisos sem cera

Sabia que o vinagre pode ser utilizado na limpeza de pisos sem cera? Para isso, com um pano envolvido no rodo, esfregue o piso usando uma solução de 1 ⁄ 2 xícara de vinagre branco em meio galão de água morna. Conforme a limpeza for acontecendo, é recomendado que se troque a água conforme ela for ficando suja. Além de higienizar o piso, o vinagre também desinfeta. 

5. Vinagre na limpeza do Micro-ondas

Muita gente se pergunta: como limpar micro-ondas utilizando vinagre? A verdade é que não existe um segredo. Para usar o vinagre na limpeza do micro-ondas, ferva uma solução de ¼ xícara de vinagre branco e 1 xícara de água no micro-ondas até formar vapor. Posteriormente, com um pano limpo, é só remover a sujeira por dentro do aparelho.

6. Você sabia que também é possível utilizar o vinagre no enxágue das roupas?

Logo após algumas lavagens, é possível remover o acúmulo de sabão das roupas com uma solução de 1-2 colheres de sopa de vinagre e 1 xícara de água. Entretanto, você deve ajustar a quantidade de vinagre para se adequar a quantidade das peças.

Nunca mais deixe de utilizar o vinagre na limpeza

7. Na lavadora de louças, use o vinagre nos pratos e copos

Essa dica é para quem tem lavadora de louças. Com ela, higienizar pratos e copos fica muito mais fácil. Adicione 2 xícaras de vinagre branco no fundo da máquina de lavar louças e coloque no ciclo regular com a quantidade normal de detergente. O vinagre vai ajudar no processo de remoção de resíduos e vai deixar, principalmente, copos e pratos muito mais brilhantes.

8. Limpador de cobre, latão e estanho

Você sabia que é possível remover manchas sem esforço em cobre, latão e estanho utilizando o vinagre? Aplique a mistura de 1 colher de chá de sal, ½ xícara de vinagre branco e farinha de trigo e faça uma pasta. Logo depois, é só aplicar sobre o metal e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue com água limpa e dê polimento com um pano macio e seco.

9. Box do banheiro

Sabia que é possível utilizar o vinagre na limpeza do box do banheiro também? Inclusive, já falamos sobre isso no Blog Reppara! e você pode conferir a dica completa clicando aqui. Mas, para resumir, limpe os vidros do box com uma esponja embebida em vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Logo depois, é só enxaguar. 

10. Chuveiro entupido

Use vinagre para dissolver o acúmulo de minerais nos chuveiros. Adicione uma xícara de vinagre em um saco plástico de armazenamento. Posicione o saco de forma que o chuveiro assente no vinagre. Deixe de molho durante a noite. Pela manhã, retire a bolsa e ligue o chuveiro para enxaguar. Conforme o tempo for passando, vale repetir o processo.

22 dicas incríveis para utilizar o vinagre quando for limpar a casa

11. Limpe o xixi dos pets no tapete com vinagre

Primeiramente, seque o máximo possível da urina do tapete ou carpete colocando várias toalhas de papel sobre a área e caminhando sobre elas (a pressão extra aumenta a absorção). Substitua as toalhas e seque até que a maior parte da urina seja removida.

Antes de tratar a área com vinagre, teste a firmeza da cor em um local imperceptível. Se as cores não escorrerem, sature a mancha com uma solução de partes iguais de vinagre branco e água. Deixe-o assentar na área por 10 minutos. Seque como antes, substituindo as toalhas conforme necessário. Quando o carpete estiver quase seco, espalhe bicarbonato de sódio na área. Isso ajudará não apenas a absorver odores, como a finalizar o processo de higienização.

Leia também: Como limpar carpete: confira 10 dicas incríveis

12. Vinagre na limpeza de manchas de vinho

Essa dica vale para tecidos de algodão, poliéster e tecidos permanentes. E é importante tratar as manchas em 24 horas. Para isso, esfregue o vinagre branco diretamente na área até que a mancha de vinho desapareça. Lave de acordo com as instruções na etiqueta do cuidado.

13. Higienizando cobertores com vinagre

Para remover resíduos de sabão e até mesmo de sujeiras mais difíceis de cobertores e edredons mais pesados, experimente adicionar 2 xícaras de vinagre durante o processo de lavagem. Você também pode aplicar a solução no enxágue final.

14. Manchas de desodorante e antitranspirante

Quem é que nunca sofreu com as temidas manchas na roupa embaixo do braço? Para eliminá-las, assim como o odor de suor que pode permanecer nas peças, esfregue as axilas das roupas brancas ou claras com vinagre branco e, depois, lave como de costume. Se a mancha permanecer após a lavagem, não seque na máquina. Trate novamente a área com vinagre e coloque a roupa ao sol para branquear.

15. Seu ferro entupiu? Use vinagre para resolver 

Em primeiro lugar, para dissolver resíduos minerais em ferros a vapor , coloque quantidades iguais de vinagre branco e água no reservatório de água. Posteriormente, coloque o ferro na posição de vapor e deixe-o evaporar por cinco minutos na posição vertical. Desligue e esfrie o ferro. Esvazie o reservatório. Você vai perceber que, logo em seguida, os minerais terão sido dissolvidos.

16. Limpe um fundo de ferro queimado com vinagre

Ainda falando da limpeza do ferro, sobretudo, para limpar o fundo queimado, aqueça partes iguais de vinagre branco e sal em uma panela pequena. Esfregue a mistura no fundo do ferro, resfriado, para remover as marcas de queimadura.

17. Limpando marcas de queimadura nas roupas com vinagre

Mergulhe a ponta de um pano em vinagre branco. Esfregue levemente na área queimada do tecido. Limpe com um pano limpo. Repita conforme necessário. Essa dica também serve para limpar o tecido, quando ele for manchado por conta do ferro sujo. 

Aprenda a utilizar o vinagre na sua casa e facilite sua vida

18. Como desentupir os ralos da pia com vinagre e bicarbonato de sódio?

O vinagre, aliado ao bicarbonato de sódio, pode ser um grande removedor de impurezas e resíduos, sabia? Os dois juntos são tão poderosos que muitas pessoas costumam despejar uma xícara de vinagre branco no ralo uma vez por semana só para evitar que ela entupa. Para desentupir a pia, o segredo é basicamente o mesmo. A única coisa que se acrescenta é o bicarbonato de sódio. Depois, é só deixar descansar por 30 minutos e lavar com água fria.

19. Limpe a geladeira com vinagre 

Quer saber como tirar o mau cheiro da geladeira com vinagre? Para isso, misture meia xícara de vinagre branco e 1 xícara de água morna em um recipiente. Depois coloque a mistura em um borrifador e vá espirrando por todo o interior da geladeira, não esquecendo nenhum canto ou superfície. Deixe agir por 5 minutos e depois finalize a limpeza com um pano úmido. Não se esqueça de repetir o processo por pelo menos mais duas vezes.
 

20. Utilize o vinagre na limpeza de sofá

Para limpar o sofá com vinagre, misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Em seguida, pegue um pano limpo e macio, umedeça-o e passe, suavemente, no tecido do sofá. Acima de tudo, vale lembrar que, para uma medida mais efetiva de higienização e limpeza, o recomendado é contratar uma empresa especializada na limpeza de sofá como a Porto Faz. Clique aqui e saiba mais. 

21. Como utilizar o vinagre para limpar o mofo?

Para limpar mofo com vinagre, basta preparar uma solução com 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo. Depois é só colocar o líquido em um borrifador e aplicar em objetos mofados e deixar agir por aproximadamente 10 minutos.

22. Como limpar panela queimada com bicarbonato e vinagre

Quer saber como utilizar o vinagre na limpeza dos utensílios da cozinha? Deixamos algumas dicas aqui. Mas para remover manchas de queimado da panela, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com duas colheres de sal refinado e 100 ml de vinagre em um recipiente. Em seguida, aplique a solução em uma esponja áspera e esfregue a panela. Recomenda-se deixar agir por alguns minutos e, caso seja necessário, repetir o processo. 

Por fim, se gostou das nossas dicas de como usar o vinagre na limpeza da casa, não deixe de conferir outros textos aqui no Blog! 

Aproveite para compartilhar essas e outras informações do Blog Reppara! com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *