Saiba como higienizar os utensílios de cozinha da forma correta

Você sabia que a cozinha pode ser um dos lugares mais propícios para a proliferação de bactérias? Isso por causa de toda a gordura e umidade que podem se acumular. Descubra aqui, no Blog Reppara!, porque isso acontece e descubra como higienizar os utensílios da cozinha de forma correta. Confira abaixo nossas dicas:  

Saiba como higienizar os utensílios da cozinha

Primeiramente, é preciso entender que higienizar os utensílios de cozinha da forma correta é tão importante quanto não consumir alimentos estragados, afinal, são eles que terão contato direto com a comida que iremos ingerir.

As bactérias de utensílios não higienizados podem causar diversas infecções e até mesmo uma intoxicação alimentar. Os sintomas geralmente são náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e dor abdominal.

Leia também: Saiba como encontrar o bem-estar em cinco passos

Além do cuidado com a limpeza na hora de higienizar os utensílios da cozinha, é importante também não deixar que a louça fique muito tempo acumulada na pia, principalmente em dias mais quentes, pois o calor e a alta temperatura contribuem para a proliferação dos fungos e microorganismos.

Indo além do detergente na hora de higienizar os utensílios da cozinha

Muita gente desconhece, mas o detergente que usamos na pia não mata as bactérias. Ele apenas ajuda a retirá-las, principalmente quando há um alto índice de gordura nos utensílios. Para intensificar a remoção, o ideal é colocar a louça de molho pelo menos por pelo menos 15 minutos na água quente.

Já para uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada pelo menos a cada 15 dias, vale utilizar a famosa água sanitária. 

Antes de mais nada, separe tudo o que precisa ser higienizado e crie um cronograma semanal de desinfecção. Comece pelas tábuas de carne, potes de plástico ou silicone, talheres e copos.  

Não se esqueça de que também é importante saber como diluir a água sanitária para limpeza. Normalmente, quando se trata da higienização de utensílios de cozinha, o ideal é diluir 30 ml para cada 1 litro de água. Dessa forma, após fazer a mistura, deixe os utensílios de molho em uma bacia. 

Nunca misture a água sanitária com outros produtos de limpeza, mesmo o detergente. Ela é um produto abrasivo e não é compatível com outros químicos.

Esponja, a maior acumuladora de microorganismo da cozinha 

Não tem como evitar, a esponja de lavar louça é uma das maiores agregadoras de microorganismos na cozinha. Ela fica em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia e também na louça suja.

Mas afinal, como desinfectar esponja de lavar louça?

Talvez você já tenha feito essa pergunta: qual é a maneira correta de desinfectar a esponja de cozinha? É possível utilizar a água sanitária para isso? Existem outros truques para deixar a esponja livre de microorganismos? Bom, não se preocupe, vamos te explicar tudinho. 

Você pode fazer a desinfecção da esponja de três maneiras diferentes:

  1. Após lavar a louça, em uma vasilha de vidro, deixe a esponja submersa em água quente por aproximadamente 5 minutos. Depois, reserve-a em um local onde ela possa secar.
  2. Em um recipiente de vidro, dilua 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Depois, deixe a esponja de molho por aproximadamente 10 minutos. 
  1. Por fim, após realizar algum dos processos acima, você também pode embrulhar a esponja em um papel toalha e levá-la ao micro-ondas por 1 a 2 minutos. 

O pano de pia também não foge à regra

Ele também é um grande agregador de bactérias. O ideal é que ele seja trocado a cada louça lavada, a fim de que as bactérias não tenham tempo de se proliferar. Sempre que possível, deixe-o de molho em um balde com água sanitária. Ao enxaguá-lo, deixe secar ao sol.

Não se esqueça do lixinho de pia na hora de higienizar os utensílios da cozinha

Depois de lavar toda a louça, o ideal é higienizar a lixeira da pia com água quente ou água sanitária e deixá-la secando antes de colocar um novo saquinho. Da mesma forma, deve-se retirar o lixo todos os dias. Isso é uma das regras primordiais na hora de higienizar os utensílios da cozinha.

A pia da cozinha também pode acumular bactérias

Sempre que finalizar a louça, o ideal é desinfetar também a pia. Não deixe restos de comida no ralo ou bacia. Toda vez que a sua pia entupir é importante também realizar a higiene. Sua pia entupiu, confira aqui as nossas dicas? 

Não uso esponjas e nem panos de pia, prefiro a lava-louças

Utilizar a lava-louças não significa que você estará imune às bactérias da cozinha.  Existe uma maneira correta de também higienizar corretamente a lava-louças.

Quer descobrir como cuidar da sua máquina de lavar para que ela dure mais tempo? Confira nossas dicas aqui. 

Para finalizar, não se esqueça de que apenas a higienização correta dos utensílios da sua cozinha é que vai garantir a sua saúde.

É de extrema importância se atentar a isso e, caso precise de ajuda com os consertos dos seus eletrodomésticos, não se esqueça de acionar o Reppara!

Gostou deste conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Aproveite para conferir outras dicas aqui no Blog Reppara! Deixei seu comentário e, caso queira sugerir uma pauta, fique a vontade 🙂 Com toda a certeza vamos adorar saber a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *