Descubra como reformar móveis antigos em 6 passos

Existem poucas coisas mais preciosas do que uma relíquia de família, a menos que seja uma relíquia que parece nova. Quem sabe como reformar móveis, certamente sempre garante uma peça bonita e cheia de personalidade em casa.

Truques para reformar móveis antigos

Dar nova vida a um mobiliário não é um processo rápido, mas vale a pena o esforço quando você tem uma bela peça de mobiliário para desfrutar nos próximos anos.

Embora a reforma de móveis antigos seja demorada, não é necessariamente complicada, contanto que você siga o processo passo a passo. Além disso, as ferramentas e produtos certos tornarão a tarefa significativamente mais fácil e infinitamente gratificante.

Por isso, separamos algumas dicas sobre como reformar móveis em seis etapas, que vão te ajudar a explorar a criatividade e ainda garantir um mobiliário único e cheio de significado para deixar a sua casa ainda mais bonita.

saiba como reformar móveis antigos em casa

Mas antes de tudo, é preciso entender: qual a diferença entre reformar e restaurar? 

Embora possa parecer a mesma coisa, não são. Reforma é a arte de tonar uma coisa velha em nova outra vez. Enquanto, restaurar trata-se do processo de reparar algo ou recuperar o que já foi perdido. Ou seja, consertar algo seu velho. Agora que você já sabe, vamos para os passos! 

1. Segurança em primeiro lugar

Muitas vezes, reformar móveis antigos requer produtos químicos e ferramentas que podem ser prejudiciais à saúde se certas precauções não forem tomadas. Primeiro, sempre use as ferramentas adequadas para o trabalho; não apenas para tornar a tarefa mais fácil, mas para manter você e sua família seguros.

Use equipamentos de proteção como luvas de borracha, mangas compridas e óculos para evitar respingos de queimaduras químicas. Trabalhe em uma área bem ventilada – de preferência ao ar livre – para evitar a inalação de vapores nocivos.

Sempre tome cuidado com acabamentos de tinta em móveis mais antigos, principalmente naqueles que podem conter chumbo. Se você suspeitar que a tinta à base de chumbo está na peça do seu móvel, use um ventilador adequado ao descascar o material ou envie-o a um profissional para decapagem.

2. Identificando um acabamento antigo


Antes de reformar móveis antigos, determine o acabamento atual da madeira. Acabamentos naturais como goma-laca, verniz e laca são difíceis de identificar apenas à vista e podem exigir alguma experimentação.

Em primeiro lugar, teste a superfície aplicando álcool em uma área imperceptível. Se o acabamento sair com o álcool, é uma cobertura de goma laca. Se for necessário diluente de laca para remover o acabamento, é laca e se nenhum desses produtos resolver o problema, provavelmente você está lidando com um verniz.

Acabamentos pigmentados como tinta ou esmalte são muito mais fáceis de identificar. Outros acabamentos como óleo, cera ou um selante penetrante podem ser reconhecidos pela falta de brilho na superfície.

3. Limpeza

Às vezes, reformar móveis antigos pode ser tão fácil quanto limpar uma peça. Os métodos descritos aqui podem ser usados ​​para esfregar superfícies de madeira.

Primeiro, use um limpador de madeira comercial à base de óleo para cortar as camadas de sujeira e a cera na superfície de sua peça. Se o limpador de madeira sozinho não devolver o brilho original aos móveis, mude para uma solução de água morna e detergente líquido.

Tente aplicar a mistura com um pano, tomando cuidado para não molhar muito a madeira. Enxágue bem a área e seque com um pano limpo e macio para evitar danos à madeira pela água.

Se nenhum desses métodos limpar a mobília de maneira satisfatória, pode ser necessário recorrer a uma limpeza com solvente para restaurar a mobília velha.

Se possível, trabalhe com essa substância ao ar livre ou pelo menos em uma área bem ventilada. Use um pano áspero como uma toalha velha ou saco de estopa para aplicar o líquido e outro para enxugá-lo imediatamente.

Após uma limpeza completa, aplique um limpador comercial na superfície da sua peça e lustre levemente a madeira com outro pano limpo.

4. Um processo importante em como reformar móveis

Os acabamentos podem desenvolver riscos e rachaduras que podem embaçar a superfície da madeira e adicionar um efeito de crepitação à peça. A maneira mais fácil de reparar o acabamento é por meio de um processo que usa um solvente aplicado diretamente para polir as imperfeições. Primeiro, limpe a peça usando uma das técnicas acima.

Em seguida, escolha um solvente ou diluente de laca. O verniz geralmente não pode ser removido. Aplique o solvente na superfície acabada usando um pincel de cerdas naturais, trabalhando rapidamente, sem deixar o pincel ficar muito seco.

À medida que o solvente seca, ele primeiro parece brilhante e, em seguida, sem brilho, sem rachaduras e arranhões. Lustre a área levemente com lã de aço, trabalhando em uma direção ao longo da fibra da madeira. Para adicionar brilho extra.

5. Como reformar móveis e fazer a decapagem

Quando o retoque está em ordem, o primeiro passo em como reformar móveis antigos é remover o acabamento antigo para abrir espaço para a nova camada. Com isso, mais camadas de tinta exigirão uma fórmula de decapagem mais resistente, como uma semi-pasta que pode ficar na superfície para soltar as camadas velhas para raspar.

Trabalhando de cima para baixo, aplique o removedor generosamente em uma única direção, adicionando mais nas áreas esculpidas onde o acabamento será mais difícil de remover.

Aguarde de 5 a 20 minutos, dependendo da espessura do acabamento, e então comece a raspar a superfície com uma espátula ou ferramenta de decapagem. Seja paciente, pois podem ser necessárias várias aplicações antes que o acabamento seja suficientemente removido.

Assim que tiver cerca de 95% do acabamento, mude para um removedor líquido para obter o último pedaço. Aplique o líquido com um pincel de cerdas naturais e deixe descansar por alguns minutos.

Logo depois, use uma escova de cerdas de latão ou um pedaço de lã de aço para remover o acabamento. Faça um enxágue final com removedor em um pano limpo.

6. Refinamento

Depois de todo esse processo, agora vem a parte mais divertida de como reformar móveis: aplicar uma nova camada de tinta e acabamento para um novo visual em sua peça.

Primeiramente, antes de iniciar esta etapa, faça qualquer reparo necessário nos móveis antigos, como consertar assentos de cadeiras quebrados ou preencher rachaduras. Lixe a peça e, em seguida, limpe a superfície com um aspirador de pó e um pano de macio.

Aplique um selante e deixe descansar durante a noite para melhorar uma segunda lixagem no dia seguinte. O segundo lixamento deve ser feito com lixa 220 antes da aplicação do acabamento. Use verniz para proteger a madeira e para adicionar brilho à sua peça.

ideias de como reformar móveis antigos em casa

Para encerrar nossa conversa sobre como reformar móveis

Saber como reformar móveis antigos é um processo gratificante, que pode trazer um visual totalmente novo para as peças de madeira da sua casa. Se você tem uma mesa com várias camadas de tinta ou uma cômoda que precisa de um despertador, você pode restaurar a beleza de uma peça seguindo este processo passo a passo.

A reforma de móveis antigos leva tempo e paciência para ser concluída, mas os resultados podem valer a pena o esforço. De relíquias de família a pechinchas obtidas em vendas de garagem, a repintura de móveis pode ajudá-lo a criar lindas peças de móveis para desfrutar em toda a casa.

Você sabia que, se precisar, pode contar com o serviço de Pintura Express da Porto Faz? Saiba mais aqui.

Leia também: Paleta de cores para casa: como descobrir a combinação certa?

Gostou das nossas dicas de como reformar móveis? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos e familiares nas redes sociais. Até a próxima dica! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *