Como limpar carpete: confira 10 dicas incríveis

Quem não gosta de andar sem sapatos pela casa em um carpete limpinho e higienizado? Além de conforto e classe, o carpete é um grande aliado na decoração. No entanto, mantê-lo limpo pode ser um desafio. Se você quer saber como limpar carpete sem muito esforço, continue lendo nossas dicas. 

você sabe como limpar carpete? Aqui no blog reunimos as melhotres dicas

Primeiramente, vale destacar que é preciso muito cuidado para fazer a higienização de carpetes e também tapetes, pois danificar as fibras do tecido pode ser muito fácil. Para manter o carpete limpo por mais tempo, o ideal é realizar limpezas periódicas com aspirador de pó, sempre que a casa passar por uma faxina. 

Mas por que é preciso fazer a limpeza dos carpetes?

confira as melhores dicas de como limpar carpete

Além de limpar o carpete para eliminar ácaros e bactérias, que são os grandes vilões da saúde respiratória, é preciso realizar a higienização para evitar que toda a sujeira que vem da rua se acumule nas fibras dos tecidos.

Por outro lado, também não é muito difícil encontrar manchas de comida ou bebida sobre os carpetes em casa. Por isso, saber como limpar o carpete, para que ele volte a ser como antes, pode ser um truque na manga.

Quais são os tipos mais comuns de carpete?

aprenda como limpar carpete e deixe sua casa mais bonita

Para entender como limpar carpete, é preciso conhecer quais são os tipos mais comuns encontrados hoje no mercado e quais são indicados para uso residencial. 

Carpete de manta – Este carpete é uma excelente opção para ambientes mais refinados, onde as pessoas prezam pelo conforto e aconchego. Os carpetes em manta evitam umidade e possuem longa durabilidade.

Carpete em placa – Este modelo é um dos mais utilizados em ambientes comerciais, devido à sua prática instalação, manutenção e durabilidade. Trazem como maior vantagem a sua fácil substituição sem que o piso por baixo seja danificado. 

Carpete de nylon – Os carpetes de nylon são confeccionados com fibras. Eles não absorvem sujeira e são resistentes ao mofo e desgaste. É um dos mais indicados para para quartos e salas, mas não se descarta o seu uso em outros ambientes, principalmente os que possuem grande circulação, como escadas e corredores. 

Carpete de poliéster – Os carpetes de poliéster são macios e aguentam muito bem o peso dos móveis. Além disso, são um dos poucos modelos que resistem à manchas. São indicados para ambientes onde não há tanta circulação nem muita movimentação de móveis. A vantagem deste tipo de tapete é que tanto por ser ecológico quanto por sua propriedade antialérgica, inibe a formação de mofos.

Carpete de polipropileno – Extremamente resistente e de fácil manutenção, o carpete de polipropileno é indicado para espaços onde a probabilidade de manchas é maior, como, por exemplo, em quartos infantis e corredores.

Como limpar carpete: quais são as manchas mais comuns?

Como limpar carpete: quais são as manchas mais comuns?

Entre as manchas mais temidas no carpete estão as de vinho tinto e gordura. Para limpá-las, um truque caseiro pode ajudar. Porém, vale destacar que nada deve substituir uma limpeza profissional, que pode ser contratada na Porto Faz. 

Mas voltando para a dica caseira de como limpar carpete, você vai precisar de:

  • Um pano limpo 
  • Vinagre 
  • Água
  • Bicarbonato de sódio

Procedimento:

Se a mancha ainda estiver úmida, pressione o pano para absorver a sujeira. Depois, faça uma mistura com o vinagre, a água e bicarbonato de sódio sobre a mancha. Espalhe e deixe repousar por alguns minutos.

Para dar continuidade, coloque o pano novamente sobre a mancha e deixe absorver novamente. Ao secar, observe se será necessário repetir o processo. 

Você também pode tentar outra dica. Experimente colocar um pouco de água oxigenada (volume 10) sobre as manchas. Depois, com um pano seco, basta esfregar o local. 

Mas qual é a melhor solução caseira para limpeza de carpetes?

Alguns produtos químicos são utilizados para limpezas profundas de carpete. Porém, muitas vezes, eles podem ser muito fortes para pessoas que têm sensibilidade a certos componentes.

Por isso, você também pode experimentar uma solução com vinagre, detergente e água. Para isso, Misture uma colher de sopa de detergente em um litro de água morna e adicione 1/4 de colher de chá de vinagre branco. Certifique-se de testar a solução em um ponto pequeno e imperceptível do carpete antes de aplicá-la na mancha.

dicas para limpar carpete de maneira eficaz

Como tirar manchas de óleo do carpete?

Aqui vamos incluir também manchas de graxa, giz de cera e maquiagem, já que ambos também possuem um certo teor de gordura. Para limpar o carpete sujo com óleo, raspe o máximo possível da mancha. Use uma toalha ou pano para colocar álcool isopropílico na área suja. Seque com uma toalha limpa. Para uma mancha profunda, pode ser necessário repetir o processo algumas vezes.

Como remover manchas de sangue, frutas vermelhas e suco de fruta do carpete?

Despeje uma ou duas tampas de água oxigenada (volume 10) diretamente sobre a mancha. Deixe descansar por 5 minutos e depois enxugue com um pano macio ou esponja umedecida em água limpa. Use uma toalha para secar a área.

Como limpar a mancha de lama do carpete?

Esta é uma dica importante de como limpar carpete. Deixe a lama secar. Depois, aspire o pó. Em seguida, misture algumas gotas de detergente líquido com água morna e aplique na área suja. Enxugue com uma esponja ou pano macio. Use uma toalha para secar a área.

Como limpar manchas de xixi de animais de estimação do carpete?

Se você tem um gato ou um cachorro, precisa saber como remover manchas de animais de estimação no carpete. Misture 1 xícara de vinagre branco com 1 xícara de água morna e coloque em um borrifador. Pulverize na área suja. Deixe descansar por 5 minutos e depois seque com um pano limpo. Para um poder de limpeza extra, borrife bicarbonato de sódio na mancha e depois limpe com a mistura de água e vinagre.

Como limpar manchas de ketchup e outros materiais ácidos?

Misture 1 colher de sopa de amônia com 1 xícara de água morna e coloque em um borrifador. Seque o excesso de líquido do carpete com uma toalha limpa. Repita até que a mancha desapareça. Como reserva: Limpe com água oxigenada.

Dica extra de como limpar carpete

Pelo menos uma vez por ano, você deve limpar profundamente seu carpete. E nada melhor do que contratar uma empresa especializada. Na Porto Faz você contrata o serviço e ainda pode parcelar em até 10x sem juros.

Em quais cômodos posso colocar carpete?

tudo o que você precisa saber para limpar carpete na sua casa

Não há regras para colocar carpetes em casa. Mas vale levar em consideração os cômodos escolhidos, já que em uma cozinha ou banheiro não seria muito vantajoso. Por isso, os cômodos com o maior uso de carpetes geralmente são os quartos e salas. 

Para escolher um carpete para quarto, é preciso colocar na balança a frequência com que ele será limpo e higienizado e estabelecer algumas regras, como só andar de pantufas e meias no ambiente. Assim, evita-se que sujeiras mais pesadas se acumulem nas fibras do carpete. 

Já para a sala, a escolha do carpete pode variar muito de acordo com o tipo de decoração do ambiente. O carpete para sala, geralmente, costuma ser mais sofisticado, já que a decoração pode influenciar na escolha do morador. 

Como deixar o carpete limpo e cheiroso?

o que você precisa saber para limpar carpete

Em dias de chuva, é comum que os carpetes exalem um mau cheiro. Isso acontece porque eles absorvem a umidade acumulada dentro dos cômodos, que se mistura aos tecidos, gerando um odor característico de mofo. 

Essa umidade também intensifica o acúmulo de poeira e outras sujeiras no carpete, criando assim um ambiente propício para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Para quem é mais sensível, as consequências surgem em forma de alergias e problemas respiratórios. Por isso, torna-se tão importante realizar a limpeza de tapetes e carpetes. 

Por fim, para manter o carpete sempre limpo e cheiroso, o ideal é contratar profissionais capacitados, que possam realizar o serviço de maneira rápida e segura. 

Gostou das nossas dicas de como limpar carpete? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Aproveite para conferir outros conteúdos com dicas para a sua casa aqui no Blog Reppara! 

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *