Descubra o que é automação residencial

Você já parou para pensar o que é automação residencial? Bom, hoje, aqui no Blog Reppara!, resolvemos te explicar de um jeito descontraído, mas muito informativo. 

Provavelmente, há alguns anos, o conceito de automação residencial já passou pela sua cabeça ou foi apresentado em algum filme ou desenho animado. 

A automação residencial nada mais é do que toda a tecnologia usada dentro de nossas casas, que facilitam as tarefas do dia a dia. Para citar alguns exemplos, podemos destacar as fechaduras digitais, os sensores de fumaça, iluminação inteligente, automação de cortinas e persianas, entre outros. 

Ou seja, para ter uma casa inteligente você, antes de tudo, precisa saber o que é automação residencial e, depois, saber como ela funciona exatamente. 

Mas então, como funciona a automação residencial? 

Basicamente, você precisa fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como uma única máquina e que ela esteja sob o seu total controle, de acordo com seus hábitos e rotina. 

Para isso, talvez você precise contar com dispositivos móveis conectados à internet, como smartphones, laptops ou tablets.

saiba o que é automação residencial

A comodidade oferecida permite que o morador controle os aparelhos da casa de qualquer lugar do mundo. Além de oferecer mais segurança e tranquilidade. Também é possível programar sensores, fechaduras e luzes, por exemplo, para que determinado comando seja executado automaticamente.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para não perder a chave de casa

Ainda não entendi como a automação residencial funciona! Explica mais

Resumindo, um dispositivo inteligente fará a coleta e a troca de informações entre os aparelhos para que a automatização aconteça. Seja ela por Wi-fi ou Bluetooth. Com isso, é possível controlar, gerenciar e programar seus aparelhos de forma remota.

Quais são as principais vantagens da automação residencial? 

Sobretudo, os benefícios da automação residencial estão normalmente ligados à segurança, economia, conveniência e controle do morador. Além disso, alguns consumidores investem na automação residencial para ter conforto e tranquilidade.

Por isso, vamos explicar detalhadamente cada um desses benefícios, para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas. 

descubra tudo sobre o que é automação residencial

Segurança para a casa

Já ouviu falar das fechaduras digitais? Além de serem super práticas e substituírem as chaves convencionais, elas possuem um sistema de abertura, que ocorre por meio de um chaveiro de proximidade ou senha, a depender do modelo escolhido pelo morador da casa. Além disso, o equipamento conta com sensor automático de fechamento e alarme antifurto.

Já a iluminação automatizada pode ajudar a inibir a ação de possíveis invasores, através dos sensores de movimento. Eles também auxiliam as pessoas a andarem nos corredores e áreas externas tarde da noite. São muito utilizadas em prédios residenciais. 

O que é automação residencial. escubra aqui

Enquanto isso, as câmeras de segurança podem oferecer benefícios adicionais por meio do monitoramento remoto. Elas também possuem sistemas de vídeo em tempo real para os moradores da casa, que informam os proprietários até mesmo sobre a existência de visitantes indesejados.

Comodidade

Do mesmo modo que a tecnologia de automação residencial oferece segurança, ela também traz muita comodidade, já que realiza tarefas de rotina automaticamente. Hoje, muitos aparelhos são compatíveis entre si e é possível definir diferentes ligações entre os dispositivos para automatizar processos domésticos regulares. Só para exemplificar, é possível configurar as fechaduras para ativarem a iluminação quando você girar a chave na porta da frente, sabia? 

Automação residencial também é sinônimo de Economia

Sabia que existem termostatos e lâmpadas inteligentes, que ajudam a economizar energia, diminuindo os custos ao longo do tempo? Similarmente, algumas tecnologias de automação residencial também monitoram o uso da água e ajudam a evitar contas exorbitantes no fim do mês. 

Controle total da casa

Alguns moradores optam pela automação residencial justamente para controlar as funções dentro do lar. Com a tecnologia de automação residencial, é possível, por exemplo, saber o que está acontecendo nos cômodos em tempo real. 

Quais são as melhores formas para investir na automação residencial?

Porteiro eletrônico – Esta opção, por exemplo, é uma solução que prioriza a segurança residencial. O porteiro eletrônico nada mais é do que uma campainha inteligente, que permite visualizar quem deseja entrar ou não na casa ou apartamento.

Portão automático – Além da questão de segurança, os portões automáticos trazem mais conforto para o dia a dia, por isso, é muito comum em inúmeras residências. Nelas, os controles remotos predominam, tendo em vista o caráter preventivo contra furtos e roubos. 

Dessa maneira, você pode entrar ou sair de sua casa com mais rapidez, sem a necessidade de ficar do lado de fora do veículo. Inclusive, recentemente, falamos mais sobre portões automáticos no Blog Reppara! Você pode conferir aqui.

Alarmes – Ao serem acionados, os equipamentos emitem um alerta que pode ser sonoro, luminoso ou até mesmo em forma do envio de uma mensagem para uma central de monitoramento residencial. É muito comum utilizá-los juntamente a outros acessórios de automação residencial, como câmeras, sensores de barreira, entre outros.

Como contratar um serviço de qualidade para automação residencial?

Está pensando em transformar a sua casa em uma residência inteligente? Então, neste caso, a melhor opção é contratar uma empresa especializada para oferecer este tipo de serviço. 

Para instalar porteiros eletrônicos e fechaduras digitais, você pode contar com a prestação de serviço da Porto Faz. Além de toda a assistência necessária, você ainda pode parcelar o serviço em até 10x sem juros. Saiba mais aqui. 

Para encerrar o nosso papo, um resumão:

Com a automação residencial, há uma maior otimização do tempo, redução dos custos referentes à segurança e também um maior controle do morador na casa. Tudo para facilitar a vida de quem preza pelo melhor para seus patrimônios.  

Gostou das nossas dicas sobre o que é automação residencial? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais. Aproveite para conferir outros conteúdos para a sua casa aqui no Blog Reppara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *