Como deixar o banheiro sempre perfumado?

O banheiro é um dos ambientes mais utilizados em uma casa. Por isso, é sempre desagradável encontrá-lo sujo ou até mesmo com um cheiro ruim, não é mesmo? Alguns fatores podem contribuir para que o cheiro desagradável se intensifique. Por isso, se você quer saber como deixar o banheiro sempre perfumado, continue a leitura deste texto.  

As melhores dicas sobre como deixar o banheiro sempre perfumado

Limpeza é tudo!

Primeiramente, para deixar o banheiro sempre perfumado, é preciso mantê-lo limpo. Ainda mais porque ele é um dos locais onde mais se concentram microorganismos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde e bem-estar dos moradores da casa. 

O ideal é realizar uma faxina no banheiro uma ou duas vezes por semana. Já o vaso sanitário, recomenda-se que seja higienizado, com cloro, pelo menos três vezes durante a semana. Já o box, pode ser limpo durante a faxina semanal. Quer saber qual é a maneira correta de limpar o box do banheiro? Então confira a dica que escrevemos anteriormente aqui. 

O que pode causar mau odor no banheiro?

Com a limpeza, já é possível notar uma boa diferença no cheiro do banheiro. Porém, isso não é tudo. Você sabia que o cesto de roupa suja no banheiro também causa mau cheiro? Pois é! Conforme acumulamos as roupas no cesto, odores podem se intensificar, ainda mais quando as peças estão com cheiro de suor. 

Por isso, neste caso, o que se deve fazer é retirar as roupas sujas para lavar com mais frequência e evitar que elas se acumulem. Você pode, por exemplo, organizar um planejamento semanal de lavagem de roupas sujas. 

como deixar o banheiro sempre perfumado

Toalhas também podem causar mau cheiro no banheiro

Suponha que você já concluiu as duas primeiras etapas das dicas de como deixar o banheiro sempre perfumado, mas ainda assim o cheiro não te agrada. Já parou para pensar que as toalhas de banho podem ser as responsáveis? 

Isso acontece porque elas ficam úmidas e bactérias podem se proliferar em suas fibras. Mas como saber se elas já foram contaminadas? É simples, você vai sentir um cheiro ruim vindo delas. Quando isso acontece, o recomendado é colocá-las para lavar imediatamente e evitar enxugar o corpo com elas. 

Lembre-se, as toalhas precisam ser trocadas toda a semana e devem ser estendidas ao sol sempre que forem usadas. Portanto, evite pendurar a toalha no banheiro. Evite deixá-las no banheiro. 

Como deixar o banheiro perfumado

Você provavelmente já deve ter utilizado soluções aromáticas, desinfetantes, aromatizadores de ambiente, velas perfumadas para banheiro, pastilhas para o vaso sanitário, não é mesmo?  Todas essas medidas são válidas, mas momentâneas.

Como deixar o banheiro sempre perfumado?

Porém, isso não quer dizer que você não deva utilizá-las. Pelo contrário, você pode tê-las como uma alternativa de potencializar o cheiro agradável para o ambiente.

Entretanto, o ideal é descobrir o que realmente está causando o mau cheiro e eliminar o problema na raiz. Entre as possíveis causas estão: 

  • Ralo entupido
  • Falta de vedação do vaso sanitário
  • Vaso sanitário entupido 
  • Tubulação com resíduos
  • Problemas na instalação de esgoto
  • Falta de sifão 
  • Sifão instalado de forma incorreta

Como desentupir o ralo do banheiro?

Você pode optar por quatro soluções diferentes e completamente eficientes. Caso queira entender mais sobre entupimento no banheiro, não deixe de conferir um dos nossos textos no blog sobre o assunto, clicando aqui. Mas vamos lá: 

  1. Arame – Se o ralo entupiu na sua casa, utilize um arame para ajudar a retirar fios de cabelo e pelos que ficam acumulados no ralo.
  2. Desentupidor – Utilize o desentupidor para desobstruir a passagem de água. Tenha cuidado, pois os resíduos do ralo podem ser ejetados para cima.
  3. Bicarbonato e vinagre – Misture meio copo de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre em um recipiente. Despeje a mistura no ralo e tampe-o com um pano. Após 20 minutos, finalize despejando um litro de água quente.
  4. Profissional – Caso nenhuma das sugestões solucione o seu problema, acione um profissional da Porto Faz, que possa te auxiliar no desentupimento do seu ralo.

Como desentupir o vaso sanitário?

Existem alguns métodos caseiros que podem te ajudar na hora de desentupir o vaso sanitário. Você pode tentar: 

saiba como deixar o banheiro sempre perfumado
  • Despejar dois baldes de água fervente no vaso sanitário. Cuidado para não se queimar.
  • Jogar 1 litro de água sanitária no vaso e esperar 12h para dar descarga. Enquanto isso, nesse período, não deixe ninguém entrar no banheiro.
  • Fazer uma misturinha de ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogar diretamente no vaso sanitário.
  • Vedar completamente a entrada de ar do com um plástico filme. Depois, sentar-se sobre a tampa e dar descarga por 30 segundos.

Quer conferir mais alguns métodos? Clique aqui. 

Como fazer a limpeza correta do banheiro? 

Comece desinfetando o vaso e a pia. Utilize água sanitária e sabão (ou algum outro produto de sua escolha). Esfregue a parte interna do vaso com o auxílio de uma escova sanitária e a parte externa, assim como a pia, com uma esponja. Enxágue com água e, se preferir, enxugue com um pano seco. 

Depois, esfregue o chão, os azulejos e higienize o box. Caso prefira, utilize água sanitária para ajudar na remoção da sujeira. Lembre-se de enxaguar bem e secar. Por fim, retire o lixo.

Meu banheiro está com cheiro de esgoto. O que devo fazer?

Em primeiro lugar é preciso entender porque isso acontece. Esse tipo de odor costuma ser causado por uma mistura de gases presentes na tubulação, pelo mau uso da pia ou vaso sanitário, ou pela falta de vedação.

Quando o cheiro vem do vaso sanitário, é sinal de que o descarte de lixo pode estar ocorrendo por ele, o que é extremamente danoso. Não se deve jogar absorventes, papel higiênico, pedaços de fio dental e até mesmo fios de cabelo no vaso sanitário. Esses itens entopem a tubulação e fazem com que a água não escoe, causando um forte odor. 

Agora, se o cheiro está vindo da pia…

Assim como no caso do vaso sanitário, não é recomendado jogar fios de cabelo, pedaços de fio dental ou até mesmo pelos no ralo da pia do banheiro. Isso porque, além de acumularem no encanamento e impedirem a passagem da água, eles facilitam o entupimento. 

O mau cheiro surge justamente porque eles começam a se decompor na tubulação e o odor sobe de volta para a pia. Por isso, depois de se pentear ou fazer a barba, limpe a pia e impeça que os fios desçam pelo ralo.

Como deixar o banheiro sempre perfumado?

Outra coisa que pode contribuir para o surgimento do cheiro desagradável é o sifão e a caixa sifonada, que podem estar instalados de modo errado. O ideal é verificar a instalação, especialmente para não deixar os gases e o mau cheiro subirem. 

Neste caso, basta observar se a curva ou a parte coletora do sifão estão retendo água. Se estiver, está funcionando normalmente. No entanto, se não estiver, ou estiver com pouca água, então é sinal que o problema pode estar ali. 

Preste atenção no vaso sanitário

Porém, não é só o sifão que pode estar mal instalado e causar esse desconforto. O vaso sanitário também pode ocasionar mau cheiro se não estiver bem instalado, sabia? Ele precisa estar diretamente conectado ao encanamento e selado, para que o gás que está dentro dos canos não escape. 

Agora, se o problema estiver na vedação, será necessário retirar o vaso e refazer o processo de instalação, para garantir que ele seja devidamente selado. 

Dica no Insta

Como deixar o banheiro sempre perfumado?

Quer aprender a fazer um aromatizador de ambientes para o seu banheiro? Em nosso Instagram publicamos o passo a passo. E você pode conferir aqui. Aproveite para seguir o nosso perfil e indicar o conteúdo aos seus amigos. 

Para finalizar a conversa

Realizando todos esses passos e mantendo o banheiro sempre limpo e higienizado, certamente você irá se surpreender. Se o seu banheiro entupiu, não se preocupe, você pode solicitar uma visita de um profissional Porto Faz. Para contratar o serviço, clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *