Limpeza na cozinha: como higienizar corretamente os eletrodomésticos

A cozinha geralmente é um dos cômodos da casa mais utilizados. Por isso, mantê-la limpa e organizada, às vezes, pode parecer um desafio. No entanto, é importante que eletrodomésticos recebam uma atenção especial quando o assunto é higiene, pois a falta dela pode até prejudicar o funcionamento dos aparelhos e causar danos à saúde dos moradores da casa. Quer saber como higienizar os eletrodomésticos? Continue lendo este post!

Descubra como higienizar eletrodomésticos da maneira correta.

Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora da faxina na cozinha. Confira: 

Geladeira, Freezer e Frigobar

Manter geladeira, freezer e frigobar organizados e limpos é de extrema importância, não apenas pela questão sanitária, mas também porque ajuda a conter desperdícios e até mesmo economizar energia. 

Uma boa dica é retirar todos os alimentos e potes de dentro do refrigerador e descartar o que não é necessário. Na hora de guardar mantimentos, frutas, verduras e comidas já prontas, dê preferência para potes transparentes, assim fica visível e muito mais fácil identificar o que está na geladeira. 

Cestas organizadoras também auxiliam na hora de separar os mantimentos. É importante que a geladeira receba higienização periodicamente. Já limpezas mais pesadas podem ser feitas a cada 15 dias. Lembre-se, uma geladeira limpa também ajuda a conservar melhor os alimentos. 

Como fazer a limpeza?

Umedeça um pano com água e vinagre branco para desinfetar a parte interna do refrigerador. Assim, você elimina a sujeira e até odores desagradáveis. É importante lembrar que nunca se deve usar produtos abrasivos ou esponjas ásperas para realizar a limpeza. 

Leia também: Vale a pena consertar um eletrodoméstico?

Fogão e Cooktop 

Por ser um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha, o fogão, ou o cooktop, fica sujo com mais frequência. Com o tempo, a gordura pode até mesmo prejudicar o seu funcionamento. Por isso, fazer uma limpeza mais básica diariamente é de extrema importância.

Como fazer a limpeza? 

Comece retirando as grades e bocas do fogão. Utilize uma esponja com detergente neutro para lavá-las. Se elas estiverem queimadas e a sujeira não sair com a primeira lavagem, utilize produtos próprios para remover as manchas.

Com uma flanela úmida, retire as sujeiras mais superficiais da base do fogão, assim você também desentope as saídas das bocas. Para retirar marcas de gordura, utilize produtos desengordurantes específicos para esse tipo de limpeza.

Micro-ondas

A parte interna do micro-ondas pode acumular muita gordura. Por isso, além da limpeza frequente, é importante que se use uma tampa protetora nos alimentos ao utilizar o eletrodoméstico. 

Como fazer a limpeza?

Em uma tigela, coloque uma xícara de água e uma colher de vinagre. Depois, coloque o recipiente dentro do micro-ondas e inicie um ciclo de cinco minutos em potência alta. O vapor da solução de vinagre ajuda na limpeza, pois ele mata os germes e faz com que a gordura do micro-ondas se desprenda da superfície. 

Depois, remova a tigela com cuidado, pois ela e o líquido estarão quentes, e com um pano de microfibra, umedecido com água e vinagre, limpe a parte interna do aparelho. Seguindo as instruções do fabricantes, retire todas as partes removíveis do micro-ondas e lave-as separadamente.

E lembre-se, caso qualquer um desses eletrodomésticos precise de conserto, conte o Reppara! Saiba mais sobre todos os serviços disponíveis para você aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *