Saiba como guardar os alimentos na geladeira da maneira correta

Como é que você organiza a sua geladeira? E quanto à limpeza, como e quando ela é feita? Você sabia que existem maneiras recomendadas para se armazenar os alimentos na geladeira, incluindo até mesmo o tempo exato em que cada coisa pode ficar ali guardada? Já se perguntou então como guardar os alimentos na geladeira?

Pois é, neste post queremos te mostrar que na hora de guardar os alimentos na geladeira devemos tomar alguns cuidados.

como guardar os alimentos na geladeira

O que você deve saber na hora de guardar os alimentos na geladeira: 

Certos alimentos tendem a estragar mais fácil, mesmo estando dentro da geladeira. Como o processo de perecimento é, algumas vezes, imperceptível, os alimentos começam a estragar e nós não vemos os sinais.

Então, como guardar os alimentos na geladeira? A organização dos alimentos dentro da geladeira é indispensável para evitar consequências mais graves, como uma intoxicação alimentar.  Além disso, devemos observar sempre o período de validade do que se é guardado, para garantir a conservação dos alimentos. 

Uma boa dica para a hora da organização é retirar todos os potes de dentro do refrigerador e descartar o que não é necessário. Na hora de guardar mantimentos, frutas, verduras e comidas já prontas, dê preferência para potes transparentes, assim fica visível e muito mais fácil identificar o que está guardado.

Cestas organizadoras também auxiliam na hora de separar os mantimentos. É importante que a geladeira receba higienização periodicamente. Já limpezas mais pesadas podem ser feitas a cada 15 dias. Lembre-se, uma geladeira limpa também ajuda a conservar melhor os alimentos.

Atenção à temperatura

Dentro da geladeira, existe uma variação de temperatura e, em alguns modelos, é possível encontrar indicações ilustradas do que cada parte consegue armazenar. No entanto, essa informação pode passar despercebida. 

Alguns alimentos precisam de uma temperatura mais fria do que outros para se manterem conservados por mais tempo. Os que estragam com mais facilidade, por exemplo, devem ficar mais perto do congelador. Essa é uma das regras básicas de como guardar os alimentos na geladeira.

É importante destacar que nas temperaturas de refrigeração também pode haver crescimento de microorganismos. Por isso não é recomendado armazenar produtos em excesso na geladeira, pois eles podem afetar a capacidade de resfriamento do eletrodoméstico. 

Prazo de validade dos alimentos

Sempre que possível, cheque a validade de todos os alimentos na geladeira e dispense o que já está vencido. Dessa forma, você garante tanto a sua quanto a saúde de sua família.

Limpeza da geladeira 

Fazer a limpeza da geladeira é tão importante quanto saber como guardar os alimentos na geladeira. A higienização da geladeira deve ser feita no mínimo de 15 em 15 dias, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia.

Manter geladeira limpa é de extrema importância, não apenas pela questão sanitária, mas também porque ajuda a conter desperdícios e até mesmo economizar energia.

Umedeça um pano com água e vinagre branco para desinfetar a parte interna do refrigerador. Assim, você elimina a sujeira e até odores desagradáveis. É importante lembrar que nunca se deve usar produtos abrasivos ou esponjas ásperas para realizar a limpeza.

Leia também: Limpeza na cozinha: como higienizar corretamente os eletrodomésticos

O que guardar em cada parte da geladeira?

A gaveta inferior, por exemplo, é o local menos refrigerado da geladeira. Nela, é indicado armazenar frutas, legumes e verduras, que são alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas e podem até estragar se não armazenados da forma correta. Se algum dia alguém te perguntar como guardar os alimentos na geladeira, não se esqueça de mencionar isso.

Já nas prateleiras intermediárias o indicado é guardar os alimentos prontos para o consumo, como cozidos e sobras de comida. Ou até mesmo os que serão consumidos em pouco tempo.

Na prateleira superior, por ser uma parte mais fria, dê preferência para acondicionar leites e seus derivados. Já na gaveta superior armazene manteigas, temperos verdes e as carnes que serão preparados.

Leia também: Como congelar comida: você sabe o que pode ou não ir para o freezer?

O local que sofre maior variação de temperatura é a porta da geladeira. Por isso, é ideal para alimentos industrializados de consumo rápido como bebidas, molhos, conservas e temperos.

Anda tendo problemas com a sua geladeira?

Com o Reppara! você conta com assistência para consertos de eletrodomésticos, elétricos, hidráulicos, desentupimentos e chaveiro 24h. O acionamento é feito 100% online e a cobertura do Reppara! é nacional. Saiba mais sobre os planos aqui.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *