Coifa instalada na cozinha: O que preciso saber?

Uma coifa instalada na cozinha pode fazer muita diferença no dia a dia, sabia? Você sabe qual a função da coifa? Trata-se de um equipamento muito importante e que filtra odores e, principalmente, a gordura que se espalha pelo ar durante o preparo dos alimentos.

Por isso, hoje, resolvemos falar sobre como ter uma coifa instalada na cozinha. Mas, antes de tudo, que tal entendermos como uma coifa funciona? Continue a leitura e aproveite para deixar sugestões e comentários ao final do texto.

Separamos tudo o que você deve saber sobre coifa instalada na cozinha

Coifa instalada na cozinha, o que devo saber?

Você sabe o que é coifa? É um aparelho muito utilizado na cozinha e foi pensado justamente para extrair os odores, vapores e toda a gordura gerada na preparação da comida.

Ela garante que o ambiente ficará agradável e vai ajudar, também, a evitar que manchas de gordura se espalhem pelas paredes e também pelos armários do cômodo. Portanto, para algumas pessoas ela é indispensável.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que uma coifa instalada na cozinha possui duas funcionalidades: a exaustão e a depuração. Mas como elas funcionam e quais são suas maiores diferenças? Antes de mais nada, vamos entender?

Leia também: Entenda qual é a diferença entre coifa, depurador e exaustor

A exaustão geralmente é utilizada em casas onde o fluxo de preparo dos alimentos é constante, pois ela possui um modo mais eficiente na eliminação de cheiros, já que o processo absorve do ambiente todo o ar quente e gorduroso. Depois, o joga para o lado de fora, fazendo com que seja substituído por ar fresco. Esse processo é tão poderoso que pode eliminar até 90% das impurezas do ar. 

Já a depuração é um processo diferente. Com ela, o ar e as impurezas são absorvidas e o processo irá extrair os odores e resíduos, devolvendo um ar mais limpo ao ambiente. Neste caso, por exemplo, não é feita a troca do ar, mas sim a sua purificação. Isso acontece porque a coifa possui filtros metálicos e filtros de carvão ativado que irão retirar a gordura do ar que passa pelo aparelho. 

Quais tipos de coifa existem no mercado e como escolher a coifa ideal?

As melhores dicas sobre coifa instalada na cozinha

É difícil afirmar qual a melhor coifa para cada cozinha. Hoje existem coifas de parede, coifas de ilha, coifa suspensa, entre outras. Tudo vai depender do local onde cada uma delas será instalada. 

Se você dispõe de um espaço grande em sua cozinha, pode optar por uma coisa de ilha, por exemplo. Já para apartamentos pequenos, o ideal são coifas de parede. A coifa de parede também é um dos modelos mais tradicionais que existem e são instaladas acima do fogão ou do cooktop

Como instalar uma coifa na cozinha? 

Deseja uma coifa instalada na cozinha, mas não sabe como fazer isso? Não se preocupe, vamos te explicar. Porém, caso tenha o manual da sua coifa por perto, não descarte as informações, pois cada modelo do aparelho pode ter orientações específicas para a hora da instalação. 

Primeiramente é preciso escolher o modelo desejado. Depois, organizar o espaço onde ela será instalada. Será preciso abrir uma passagem, seja na parede ou no teto, dependendo do modelo. Lembre-se de ter por perto uma tomada. 

Em seguida, será preciso fixar o duto na flange de conexão e posicioná-lo onde será instalado. Provavelmente você percebeu que algumas presilhas de fixação acompanham a sua coifa. Essa é a hora de parafusá-las.

Depois, coloque a coifa no local e encaixe-a com firmeza nas presilhas. Por fim, basta fazer o acabamento e limpar a coifa.

Na hora de instalar a coifa na cozinha, leve em consideração: 

  • A distância entre o fogão e a coifa. Ela deve ser de, no mínimo, de 65 cm;
  • A coifa deve cobrir toda a extensão do fogão;
  • Não se esqueça da tomada centralizada perto da coifa;
  • A coifa deve ser instalada a uma distância de, no máximo, 2,3m do chão.

Precisa de ajuda com a instalação da coifa na sua casa? Sabia que com a Porto Faz você conta com este serviço de maneira rápida e prática? Além disso, ainda pode parcelar em até 10x sem juros! Quer saber mais? Clique aqui. 

Hora da limpeza na coifa instalada na cozinha

Saiba tudo sobre coifa instalada na cozinha de maneira simples e rápida

Agora que você já sabe como instalar uma coifa na sua cozinha, precisamos conversar sobre como limpar coifa. Por estar em contato direto com a gordura, a coifa precisa de uma atenção especial, sabia? Geralmente, a parte mais prejudicada com isso é a grade de proteção. 

Para limpar a grade da coifa, que tal um truque simples e prático?

O primeiro passo é retirá-la da coifa e deixá-la de molho em uma solução simples, que pode ser feita, portanto, com ingredientes que você já tem em casa:

  • 1 copo de vinagre de álcool branco;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de detergente;
  • 1 litro de água quente.

Com o ralo da pia fechado, posicione a grade da coifa e despeje, primeiramente, a água. Posteriormente, acrescente o restante dos ingredientes. Você também pode realizar este procedimento em uma bacia ou no tanque. 

A grade deve ficar de molho por pelo menos 30 minutos. Depois, com o auxílio de uma escova de lavar louça, esfregue a gordura restante. Para finalizar, enxague, mas utilizando novamente água quente. 

Para limpar a parte externa da coifa, o ideal é utilizar detergente neutro e uma esponja macia. Você também pode finalizar a higienização utilizando vinagre branco. Para isso, basta utilizar um pano de microfibra ou algodão.

Confira dicas sobre coifa instalada na cozinha de maneira simples e rápida

De quanto em quanto tempo devo limpar a coifa do fogão?

O ideal é que uma limpeza mais superficial seja realizada pelo menos uma vez ao mês, conforme seja possível. Higienizações mais intensas podem ser agendadas a cada três meses. 

Algumas coifas instaladas na cozinha possuem filtros de carvão ativados. Eles não podem ser lavados. Portanto, o ideal é trocá-los a cada quatro meses.

Lembre-se, não se deve utilizar produtos químicos ou abrasivos, como cloro e água sanitária, para realizar a limpeza da coifa instalada na cozinha. Produtos inflamáveis também estão descartados.

Gostou das nossas dicas sobre coifa instalada na cozinha? Então não deixe de conferir outros textos aqui do blog Reppara! 

Por fim, aproveite também para compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais. 

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *