O que você precisa saber na hora de limpar o fogão

Como qualquer outro eletrodoméstico, o fogão necessita de cuidados e uma atenção especial na cozinha. Principalmente quando o assunto é a limpeza e a manutenção do aparelho. E existem algumas coisas para se levar em consideração na hora de limpar o fogão.

Muita gente não sabe, mas além de garantir a durabilidade do fogão, a limpeza, quando feita da forma correta, pode até mesmo ajudar a manter a segurança e o desempenho do aparelho. Pensando nisso, separamos um passo a passo que pode te ajudar na hora de limpar o fogão da maneira correta. Confira: 

limpar o fogão

Mas afinal, qual é a maneira correta de limpar o fogão?

Ao limpar a parte de cima do fogão, procure usar flanelas de tecido macio. Nunca use esponjas de aço ou buchas ásperas para limpar o fogão. 

Já para as grades, use panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros. 

Se o fogão for de inox, não deixe a água secar ou evaporar diretamente na peça, pois isso pode causar manchas por conta do excesso de cloro da água.

Leia também – A pia da cozinha entupiu: o que fazer?

Limpar os queimadores pode parecer difícil, mas não é. O ideal é sempre deixá-los esfriar e depois ir retirando as manchas de gordura queimadas com uma palha de aço e sabão. É indicado usar também um desentupidor de fogão para limpar os queimadores e evitar que as saídas fiquem tapadas. 

Se preferir usar produtos químicos para dar brilho ou ajudar na remoção da sujeira ao limpar o fogão, não se esqueça de usar luvas. Além disso, é importante também que as peças sejam enxaguadas completamente. 

Para as outras partes do fogão, como as paredes, botões e a tampa do forno, use uma flanela com detergente neutro diluído em água. Depois, com um pano úmido, retire o excesso de sabão. Dessa forma, você garante que o esmalte do fogão não seja danificado. 

Evitar o acúmulo de sujeira e gordura durante o preparo da comida também ajuda a prevenir possíveis danos. Sempre que possível, ao cozinhar, vá limpando respingos de que podem ficar grudados mais tarde. 

Outros cuidados que vão além de limpar o fogão 

Lembre-se também de não abaixar a tampa de vidro com os queimadores ainda quentes ou enquanto o forno estiver sendo utilizado. Além disso, não coloque objetos sobre a tampa de vidro, pois ela pode quebrar e causar acidentes domésticos.

Não deixe também de observar se mangueira de gás do seu fogão está em boas condições. Sempre que possível, faça a troca por uma nova. As mangueiras geralmente possuem a vida útil de cinco anos. Depois isso, é necessário substituí-las para evitar vazamentos. 

Outro ponto importante: vazamentos!

Na cozinha, é importante sempre verificar se não há algum vazamento de gás. Pois assim, evita-se acidentes, incêndio ou explosões. Faça isso sempre que for limpar o fogão.

Para realizar qualquer tipo de manutenção, o mais aconselhável é acionar um técnico que possa identificar possíveis problemas. 

Com o Reppara!, a partir de R$ 19,90, você conta com um acionamento por mês para consertos elétricos, hidráulicos, eletrodomésticos, desentupimentos e chaveiro. Saiba mais aqui. 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *