Entenda qual é a diferença entre coifa, depurador e exaustor

Você, certamente, sabe que ao cozinhar o vapor das panelas carrega gordura, não é mesmo? E é por isso que em diversas cozinhas, das mais modernas às mais simples, é comum encontrarmos uma coifa, um exaustor ou um depurador. São eles que ajudam a manter o cômodo mais limpo e livre do cheiro de frituras. Hoje, no blog Reppara! vamos te explicar qual é a diferença entre coifa, depurador e exaustor. Boa leitura! 

É comum que muitas pessoas sintam dúvidas na hora de escolher algum desses equipamentos, ou até mesmo desconhecem as vantagens de cada um. Primeiramente, é preciso entender que cada um deles possui uma função. 

Entenda qual é a diferença entre coifa, depurador e exaustor

Mas afinal, o que é coifa?

A coifa é um equipamento que suga o ar para poder ser filtrado. Depois disso, ela o expele na cozinha por meio de dutos com saída pelo teto, laterais, forro ou parede. 

Enquanto isso, o depurador funciona de forma diferente. Ele, primeiramente, filtra o ar e o devolve ao espaço mais de uma vez, tornando-o mais limpo. 

Já o exaustor troca apenas o ar quente, presente no espaço, por outro frio, que se encontra fora de casa. Ele, entre os três, é o único que não realiza nenhum tipo de purificação de ar. 

Agora que você já conhece a principal diferença entre coifa, depurador e exaustor, é hora de entender melhor como cada um funciona. 

a diferença entre coifa, depurador e exaustor

Qual a utilidade da coifa?

As coifas, além de funcionais, são também decorativas. Hoje, no mercado, é comum encontrarmos uma infinidade de materiais para combinar o aparelho com a decoração do ambiente.

Mas, mais que isso, é um aparelho que alia praticidade e funcionalidade para quem trabalha na cozinha. 

Os principais tipos de coifa

Como falamos anteriormente, as coifas possuem uma grande variação de modelos. Por isso, é importante se atentar aos detalhes na hora de escolher a que melhor se encaixa no visual da sua cozinha, levando em consideração, é claro, o espaço e estilo dos móveis. 

Coifa de parede

Ela possui uma instalação bem simples e é posicionada próximo à parede, logo acima do fogão a gás. A coifa de parede absorve toda a fumaça e as gorduras do ar. Ideal para cozinhas com bastante espaço.

Coifa de ilha

Este modelo necessita de perfuração no teto. Mas é ideal para quem possui cozinhas americanas, em que o balcão com cooktop está localizado no centro do ambiente. Sofisticada, traz um ar moderno ao visual do ambiente. 

Coifa suspensa

Seu design é prático e sofisticado. Por isso, essa é uma das opções mais modernas do mercado. Semelhante a um lustre, ela é mais discreta.

Na hora de escolher uma coifa, o que se deve levar em consideração?

Antes de tudo, você deve considerar três indicadores: consumo de energia, eficiência e tamanho. 

Tenha em mente que o consumo de energia e a voltagem do aparelho são pontos extremamente relevantes, principalmente para quem se preocupa com a economia na conta de energia elétrica. Alguns modelos de coifa possuem iluminação em LED e geralmente são mais econômicos. Se puder, dê preferência a esses. 

Não se esqueça de se certificar sobre a eficiência do motor da coifa, que é a principal ferramenta do aparelho na hora em que ele está fazendo a filtragem do ar. Em outras palavras, quanto melhor for o motor, melhor será a sucção da fumaça e dos odores na cozinha. 

Outro fator muito importante é o tamanho da coifa e o espaço que ela ocupará na cozinha. Se atente a isso antes de sair por aí comprando. Hoje, as medidas mais comuns de coifas no mercado são: 60cm, 70cm, 80cm e 90cm. É importante saber também que algumas coifas também possuem a função de depuração. 

Ainda falando sobre coifa: qual a diferença entre exaustão e depuração? 

Para usar a exaustão é necessário fazer uma abertura na parede para instalar um duto exaustor, por onde odores e resíduos serão eliminados do ambiente.

Já para a depuração, ao usar a coifa, não é necessário fazer um furo na parede para que o ar saia, mas é necessário instalar um filtro de alumínio com carvão ativado. O carvão vai extrair os odores e resíduos e devolver o ar limpo para o ambiente durante o uso. 

Quero entender melhor o que é Depurador

Saiba qual é diferença entre coifa, depurador e exaustor

Se você gosta de cozinhar e se incomoda com qualquer tipo de gordura na cozinha, o depurador pode ser o seu melhor amigo. Ele é um eletrodoméstico que evita que a fumaça do fogão e o cheiro dos alimentos se espalhem pelo ar.

Sua funcionalidade é parecida com a da coifa, porém ele pode ser encontrado em tamanhos bem menores e práticos. Ele é indicado, também, para cozinha pequenas. 

O depurador na cozinha pode reduzir o trabalho na hora da limpeza, já que a pessoa não precisará perder muito tempo para limpar gotículas de gordura que, com o tempo, se espalham pelos móveis e eletrodomésticos do ambiente. 

Ok, mas quais são as vantagens do Depurador na cozinha?

Incluir um depurador de ar na cozinha, além de melhorar a rotina no ambiente, auxilia na otimização do ar e até na conservação e durabilidade dos móveis e aparelhos eletrodomésticos do ambiente, sabia?

Isso porque toda a gordura é retirada do ar através de um sistema funcional que a prende na grade do eletrodoméstico.

Mas como colocar o depurador na cozinha?

Engana-se quem pensa que para instalar um depurador na cozinha pode-se dispensar a ajuda de um profissional. Inclusive, a Porto Faz realiza a instalação de coifas e depuradores, caso você precise

É importante que, na hora da instalação, o depurador seja colocado a uma distância mínima de 60 centímetros acima de queimadores elétricos ou 75 centímetros acima das bocas de fogões a gás. Um profissional pode te ajudar com mais detalhes, além da instalação. 

O que é exaustor e qual é a sua maior funcionalidade na cozinha?

O exaustor é um aparelho utilizado para uma maior ventilação nos ambientes, principalmente aqueles com maior temperatura, umidade, vapores, fumaça, e até mesmo mofos e odores. Sua maior função é eliminar gorduras e impurezas durante uma troca de ar, ou seja, ele favorece a renovação do ar no ambiente.

Os exaustores podem ser instalados em qualquer cômodo da casa, porém ganham destaque  em cozinhas e banheiros – ambientes mais propícios a bactérias no ar.

O que é melhor: coifa, depurador ou exaustor?

Tudo vai depender da funcionalidade que você deseja aplicar ao ambiente; Cada um deles pode ajudar com coisas específicas. Não se esqueça de levar em consideração os pontos abordados acima no texto, assim como as suas necessidades.

diferença entre coifa, depurador e exaustor

O que é melhor para apartamento: coifa ou depurador?

Por conta da possibilidade de tamanhos e também por não necessitar de  um tubo exaustor, o depurador é o aparelho mais indicado para apartamentos. Por isso, na hora de instalar um depurador, não deixe de consultar um profissional que possa te ajudar a escolher o melhor modelo de acordo com suas necessidades de uso e espaço. 

Gostou do nosso texto sobre a diferença entre coifa, depurador e exaustor? Ainda tem dúvidas? Consegue definir qual é o melhor para a sua cozinha? Deixe aqui sua opinião nos comentários, com toda a certeza vamos ficar muito felizes em saber o que você pensa ou deseja saber. 

Por fim, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais com seus amigos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *