Aprenda agora como desentupir a boca do fogão

Muitas pessoas, ao longo da vida, ainda irão se deparar com a seguinte situação: tentar acender a boca do fogão e não conseguir. Isso já aconteceu com você? Se você quer descobrir como desentupir a boca do fogão? Então você entrou no blog certo. 

Mas antes de tudo, que tal entender mais sobre como a boca do fogão pode entupir? Hoje, nós do Reppara! separamos as melhores dicas e técnicas para que você possa entender tudo sobre como desentupir a boca do fogão de forma simples e rápida. Boa leitura! 

Você sabe o que pode contribuir com o entupimento da boca do fogão? 

Talvez a sua primeira resposta seja o acúmulo de gordura, não é mesmo?  Porém, não é só isso que faz com que a boca do fogão pare de funcionar. A maneira como você limpa o seu eletrodoméstico também pode influenciar, sabia? 

Isso porque os resíduos dos produtos de limpeza podem acumular nas peças e assim prejudicar o funcionamento correto do fogão. Além disso, poeira e restos de comida, muitas vezes, acabam formando barreiras de sujeira quando entram em contato com a gordura. 

Por isso, para desentupir a boca do fogão, você deve, primeiramente, higienizar o eletrodoméstico da maneira correta. Para limpar as bocas do fogão, tudo o que você precisar é uma esponja umedecida, um pano seco e vinagre branco. 

O processo é bem simples, basta retirar toda a gordura visível com a esponja e, em seguida, deixar as peças de molho em uma vasilha com água quente e vinagre por 15 minutos. Em seguida, basta enxaguar as bocas do fogão e secar bem com o pano antes de colocá-las novamente no fogão. 

Ao encaixar as bocas do fogão novamente no eletrodoméstico, não se esqueça de acender o fogo e fazer um teste. 

Com que frequência devo limpar as bocas do fogão? 

Um fogão com as bocas entupidas pode atrasar e atrapalhar todo o fluxo da cozinha. Isso porque a saída de gás fica prejudicada. A melhor maneira de evitar problemas é limpando os queimadores sempre que você notar que a chama está irregular ou apresentar uma cor amarela. 

Mas por que a boca do fogão fica preta? 

Você sabia que quando as bocas do fogão ficam entupidas, ou quando o gás está acabando, as panelas e os queimadores do eletrodoméstico podem ficar com uma fuligem preta na hora do preparo dos alimentos? Por isso, se você notar algo parecido, não deixe de desentupir a boca do fogão. 

Leia também: Aprenda como economizar gás de cozinha em 7 passos

Como tirar ferrugem das bocas do fogão?

Notou manchas de ferrugem nas bocas do seu fogão? Não precisa se preocupar, pois retirá-las não será uma tarefa difícil. Basta fazer uma mistura utilizando bicarbonato de sódio e água. 

Com o auxílio de um pano úmido, aplique a solução sobre as manchas e as esfregue. Depois é só retirar o excesso e enxaguar com água corrente. 

Na limpeza do fogão, o que devo evitar?

Nunca use água sanitária ou lã de aço para limpar as peças do queimador do fogão. Pois eles podem danificar as peças do eletrodoméstico. 

Para manchas extremamente persistentes, faça uma pasta utilizando bicarbonato de sódio e água. Depois, basta aplicar a solução nas superfícies das bocas do fogão e esfregar com uma esponja. Isso pode exigir aplicações repetidas, mas geralmente removerá até mesmo as manchas mais difíceis.

Dicas para manter os queimadores do fogão limpos por mais tempo

  • Para evitar que derramamentos e ebulições causem uma bagunça na base dos queimadores, use um protetor de fogão removível e que se encaixe sobre eles.
  • Mantenha todos os componentes do fogão, desde queimadores a grelhas, sempre secos para evitar a formação de ferrugem.
  • Nunca use facas ou outros objetos pontiagudos para limpar respingos endurecidos nas peças do fogão.
  • Manter as grelhas limpas ajuda muito a deixar os queimadores desobstruídos. 

Não se esqueça: instalação e manutenção de fogão devem ser feitas sempre com um profissional

Notou algum vazamento de gás pela boca do fogão? Não pense duas vezes e acione um profissional Porto Faz que possa te ajudar a solucionar o problema. Pois, além de ser extremamente perigoso, um vazamento de gás pode prejudicar a sua saúde e a de toda a sua família. 

Se a boca do seu fogão parou de funcionar, mesmo que você tenha realizado a limpeza da maneira correta, não deixe também de consultar um profissional Porto Faz

Gostou das nossas dicas de como desentupir a boca do fogão? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos e familiares nas redes sociais. Talvez você também goste dessa aqui, ó: O que você precisa saber na hora de limpar o fogão

Aproveite para conferir outras dicas maravilhosas para a sua casa aqui no blog Reppara! 

Até a próxima 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *