Como descartar eletrodomésticos quebrados

Embora a maioria de nós saiba que devemos colocar o lixo reciclável nos descartes corretos, fica um pouco mais complicado saber quando e como descartar eletrodomésticos quebrados. 

Claro que, antes de jogar algo fora, um primeiro passo responsável é sempre doar itens (em boas condições de funcionamento) para organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade como o Exército de Salvação ou instituições de caridade locais, por exemplo. 

Porém, se realmente não há como utilizar os aparelhos, o melhor a se fazer é descartá-los da maneira correta. Se você quer descobrir como fazer isso, continue lendo este texto. 

Mas afinal, qual é a importância do descarte correto de eletrodomésticos?

Você sabia que os eletrodomésticos são produzidos com materiais e peças duráveis e que, embora eles sejam descartados por tempo de uso ou por algum problema de funcionamento, esses materiais podem ser muito agressivos para o meio ambiente?

Por isso, saber como 

 é tão essencial. Esse descarte pode ser feito de forma organizada. Por exemplo, caso haja pedaços quebrados ou pontiagudos no eletrodoméstico, vale embrulhá-los para que ninguém se machuque no processo despacho. 

Vale procurar por um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico na sua cidade antes de se desfazer dos aparelhos. Porém, caso não encontre, a alternativa é tratar os eletrodomésticos descartados como lixo reciclado. Para isso, procure por um setor de coleta seletiva e se informe sobre a possibilidade do envio dos aparelhos. 

Onde descartar eletrodomésticos quebrados?

Eletrodomésticos precisam ser descartados com cautela. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há a possibilidade de acionar empresas específicas que estão autorizadas pela própria prefeitura para fazer essa coleta.

Se você for de outra cidade, entre em contato com a prefeitura e se informe sobre os serviços prestados referente a esse tipo de coleta.

Algumas dicas e ideias para quem quer saber como descartar eletrodomésticos 

Lavadoras e secadoras: se ainda estiverem funcionando bem, doe-as para um abrigo ou instituição que provavelmente se beneficiaria com elas. Se você estiver comprando novos eletrodomésticos para a sua lavanderia, pesquise se eles são certificados para reciclar os antigos. 

Geladeiras e freezers: Você sabia que algumas ONGs e projetos educacionais utilizam geladeiras e freezers como estantes para livros em espaços públicos? Essa é uma forma de estimular a leitura. Através do depósito dos livros nas geladeiras que não estão mais sendo utilizadas, muitas pessoas descobrem o gosto pelos livros, principalmente as crianças. Já pensou na possibilidade de ajudar e descartar a sua geladeira quebrada desta maneira? 

Microondas: alguns municípios permitem reciclar micro-ondas quebrados como sucata. Procure se informar sobre como é feito este processo na sua cidade. 

Mas por que não devemos descartar eletrodomésticos de qualquer maneira? 

Os eletrodomésticos possuem placas internas que são fabricadas com substâncias que, quando entrar em contato com o ar, fontes de água ou alimento, podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. 

O descarte incorreto desses materiais em aterros ou terrenos pode provocar a poluição da água, do lençol freático, do solo e, por fim, do ser humano.

Antes de descartar eletrodomésticos quebrados será que não dá pra consertar?

A sua geladeira parou de funcionar? E a sua máquina de lavar, será que realmente não tem mais jeito? Que tal, antes de descartar aquele eletrodoméstico que parou de funcionar, acionar um profissional Porto Faz para fazer uma avaliação do problema? 

Muitas vezes o que você imagina não ter solução pode ser consertado de maneira simples e rápida. Visite o site da Porto Faz e encontre o tipo de serviço que você precisa!

Gostou das nossas dicas de como descartar eletrodomésticos quebrados? Então não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos e familiares nas redes sociais. 

Aproveite para conferir outras informações importantes para a sua casa aqui no Blog Reppara! 

Até a próxima 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *