Aprenda como economizar gás de cozinha em 7 passos

O gás é um elemento fundamental em bilhões de casas brasileiras. Mas, recentemente, virou notícia em todo o país, pois seu valor subiu consideravelmente, pegando muitas pessoas de surpresa, que inclusive já estão buscando alternativas de como economizar gás de cozinha. Como é que anda o valor do gás aí na sua região? 

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio do produto subiu 0,7% em relação à primeira semana de março, para R$ 81,43. 

Dicas de como economizar gás de cozinha em 7 passos

Se você quer descobrir como economizar gás de cozinha, continue lendo este texto. Aproveite também para já encaminhá-lo aos seus amigos que estão buscando dicas sobre o assunto na internet. Boa leitura!

Para começar a nossa conversa: entenda mais sobre o gás de cozinha

Essencial para a produção das refeições diária e outras funções na cozinha, O gás de cozinha, também conhecido como  GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), é originado do petróleo. 

Ele pode ser utilizado em aplicações industriais, comerciais e agrícolas. Entretanto, por sua vez, em nosso país sua maior aplicação está no uso para o preparo de alimentos.

1. Mas afinal, como eu posso começar a economizar o gás na minha casa?

Para  fazer com que o gás de cozinha dure o máximo de tempo possível, é preciso tomar algumas medidas. Em primeiro lugar está a escolha consciente na hora de optar pela revendedora de gás. 

Selecionar uma empresa responsável e profissional, além de garantir economia com o uso do gás, também oferece segurança para você e sua família. Preze sempre por um produto de qualidade, pois um gás ruim, além de acabar rápido, também pode prejudicar a vida útil de seu fogão.

Descubra como economizar gás de cozinha em 7 passos

2. Cuidados com o fogão fazem parte de como economizar gás de cozinha, sabia?

Se você quer saber como economizar gás de cozinha, deve estar atento (a) aos cuidados com o seu fogão, principalmente das bocas do eletrodoméstico, para que elas funcionem corretamente ao ligar o fogo e preparar a comida. Por isso, sempre limpe-as sempre após o uso e evite o acúmulo de sujeira e de gordura.

Dessa maneira, as chances de um entupimento no bico, por onde o gás sai, são quase zero. Eventualmente, esse entupimento pode provocar o vazamento de gás, o que é um risco para a sua segurança da sua casa, além disso, o vazamento torna-se um gasto desnecessário que refletirá no orçamento do mês, seja o seu gás encanado ou não. 

3. Já ouviu falar que manter o forno fechado ajuda a economizar gás de cozinha?

A gente explica! Quando o forno está funcionando e alguém abre a sua porta e o ar de fora do eletrodoméstico entra ocorre um choque térmico, e, com isso, perde-se tempo de cozimento, já que o forno terá um gasto maior para retornar a temperatura ideal para assar devidamente o alimento. Ou seja, além de gastar mais gás, você também acaba gastando mais energia. 

Por isso, quando for utilizar o forno para fazer alimentos assados, como bolos, batatas, frango, legumes, carnes, entre outros, faça o máximo de esforço para não abri-lo durante o período de preparo.

4. Fechando as panelas na hora do preparo

Sabia que uma panela com a tampa fechada cozinha o alimento muito mais rápido do que quando ela fica totalmente aberta? Sim! E, com isso, o gás é usado por menos tempo, sendo, portanto, uma ótima alternativa para quem quer saber como economizar gás de cozinha durante o mês. Ao mesmo tempo, utilizar panelas menores também ajudam nessa tarefa, uma vez que elas demoram menos tempo para esquentar ou cozinhar o alimento. 

No entanto, se você precisar de uma panela grande, uma alternativa para economizar gás é esquentar a água à parte em um outro recipiente de tamanho médio. Dessa forma, à medida em que a água esquenta, você pode ir adicionando na panela maior aos poucos.  

ideias para economizar gás de cozinha

5. Cortar os alimentos também faz uma grande diferença

Esta é uma dica que talvez você não tenha imaginado que pode te ajudar em como economizar gás de cozinha. Quando cortados em tamanhos maiores, os alimentos demoram muito mais tempo para cozinhar. Desse modo, o cozimento gasta mais gás. Para solucionar essa questão, uma alternativa é cortar os alimentos, como legumes, em tamanhos menores.

Com toda a certeza, isso otimiza o tempo do cozimento, tendo em vista que ele ficará pronto mais rapidamente. Ou seja, assim você gasta menos gás e, ao mesmo tempo, fica menos na cozinha preparando a refeição. 

6. Como anda o seu fogão?

Outra coisa muito importante para se falar, quando o assunto são maneiras de como economizar gás, é o bom estado do fogão. Eletrodomésticos mais velhos acabam gastando mais gás e, assim, atrapalham o objetivo da economia.

Nesse sentido, um fogão velho também pode estar com os bicos entupidos, o que dificulta na hora de acender as bocas do fogão e do forno. Isso, inclusive, pode até ser um risco à vida dos moradores da casa.

Uma alternativa para isso, é sempre manter a higienização correta do seu fogão. Para isso, que tal conferir nossas dicas aqui? O que você precisa saber na hora de limpar o fogão

7. Você sabia que a panela certa ajuda a economizar gás?

Pois é, algumas panelas podem aumentar o consumo do gás da sua cozinha, sabia? Investir naquelas com o fundo duplo, de inox ou de cerâmica, apesar de serem um pouco mais caras, pode ajudar a retêm mais calor e, com isso, tornar o tempo de preparo bem menor.

A panela de pressão, por exemplo, é uma grande aliada quando falamos de como economizar gás de cozinha. Isso porque, com ela, o tempo de preparo dos alimentos é reduzido. Da mesma forma, utilizá-la também garante que uma maior quantidade de comida seja preparada. Por isso, use e abuse da sua panela de pressão! 

Queria entender mais sobre o gás encanado

Sem problemas, a gente te explica! O gás encanado (GN – Gás Natural) é aquele que vem direto da rua. Ele é considerado mais prático e seguro, pois não há necessidade do botijão dentro de casa. 

Além disso, ele permite que a chama do fogão fique mais forte e estável por causa de toda a sua condução por pressão. Geralmente, esse tipo de gás é mais popular em grandes metrópoles. 

No entanto, como cada tipo de gás tem uma pressão diferente, se o seu fogão não for adaptado, ele pode ter a performance comprometida e um baixo rendimento, podendo até mesmo frustrar quem estiver usando o eletrodoméstico. Sem contar que isso também pode expor a sua casa e a sua família a riscos.

Sabia que é possível fazer a conversão do seu fogão a gás? 

Precisa de ajuda com a conversão do fogão para gás encanado (GN) ou botijão (GLP)? Sabia que na Porto Faz você consegue realizar o serviço de maneira facilitada e com profissionais técnicos especializados? Saiba mais aqui! 

Por fim, com as dicas de hoje aqui no Blog Reppara!, você já sabe como economizar o gás de cozinha. Lembre-se de, principalmente, de cuidar do seu fogão, além de checar se ele está em bom estado.

Agora a gente quer saber! Gostou das nossas dicas de como economizar gás de cozinha? Quais estratégias você pretende utilizar no seu dia a dia? Não deixe de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *