Paleta de cores para casa: como descobrir a combinação certa?

Ano novo, cores novas. Que tal aproveitar 2021 para repaginar as paredes da sua casa? Trazer uma nova paleta de cores aos ambientes internos e externos pode até mesmo modificar a sua rotina e a maneira como você enxerga a sua casa. Tem alguma dúvida sobre paleta de cores para casa? Não se preocupe, pois hoje separamos as melhores dicas para você. 

Mas antes de tudo, que tal entender o que é uma paleta de cores para casa?

Uma paleta de cores nada mais é do que um conjuntos de cores pré-selecionadas que podem ser combinadas de forma harmônica. Embora muitas vezes passem despercebidas, elas estão presentes em tudo o que é visual.  

Tem alguma dúvida sobre paleta de cores para casa? Não se preocupe, pois hoje separamos as melhores dicas para você. Pinte sua casa de maneira Express.

Leia também: Como fazer com que suas resoluções de ano novo se tornem realidade?

Cores, quando bem inseridas, seja em um anúncio publicitário ou na decoração de uma casa, podem trazer diversas sensações para quem vê. Por isso, muitos decoradores gostam de trabalhar com uma variedade de combinações. 

Inclusive, cientificamente já foi comprovado que algumas cores podem ser terapêuticas e podem ajudar em alguns tratamentos médicos. 

O efeito da paleta de cores no ambiente 

Uma paleta de cores pode exercer diversas emoções e influenciar o “estado de espírito” de uma pessoa, devido ao significado que as cores podem remeter. Isso varia muito de pessoa para pessoa. 

No entanto, algumas cores chaves despertam sensações comuns. É por isso que algumas redes de fast food e restaurantes utilizam amarelo e vermelho em suas logomarcas ou ambientes, visto que já foi comprovado que elas podem despertar a sensação de fome. 

Spas e clínicas terapêuticas, normalmente, utilizam paletas de cores que caminham entre branco, azul e lilás, pois estas cores podem trazer a sensação de paz e relaxamento.

Como eu posso  montar uma paleta de cores para casa?

Primeiramente, você precisa definir qual é o clima que deseja que os ambientes da casa transmitam. Quer uma atmosfera mais alegre e brilhante? Então a aposta deve ser em cores mais quentes, como amarelo, vermelho e laranja.

Tem alguma dúvida sobre paleta de cores para casa?

Deseja um ambiente mais clean? Então a sua palete de cores deve variar entre branco, gelo e tons de cinza. 

Já se a sua intenção é proporcionar um clima mais intimista e aconchegante para relaxar e repor as energias, o ideal, portanto, é apostar em tons de lilás, roxo e até mesmo azul. 

A escolha da paleta de cores pode ser bem pessoal, mas também guiada por dicas. Hoje em dia já existem sites que ajudam a combinar cores para determinados ambientes antes mesmo do proprietário da casa ir atrás das tintas. 

Como combinar a paleta de cores com a decoração da casa?

Neste caso é importante lembrar que a combinação de cores também vai envolver pisos, móveis, cortinas, adornos e enfeites. Por isso, leve em consideração todos os elementos do ambiente. 

Por exemplo, analise e descubra qual é a cor predominante do ambiente. Se a maioria dos móveis forem amadeirados, o ideal é fazer um contraste com a cor. Dessa forma você passa a aproveitar melhor os sub-tons. 

Sub-tons quentes devem ser contrastados com sub-tons frios, ou seja, tons amarelados e alaranjados podem ser combinados com cinzas, azuis ou verdes.

Cores neutras, como branco ou bege, que geralmente são denominadas como clássicas e sofisticadas, ficam muito bem quando são introduzidas no ambiente com tons escuros.

Experimente também fazer uma combinação de cores no site Coolors antes de decidir quais tons irão para a sua parede. 

Definindo as cores certas 

Como qualquer outra dica aqui do blog, que possa envolver o gosto pessoal do leitor, ressaltamos que nossas sugestões podem ser interpretadas ou levadas ao pé da letra. Por isso, sinta-se à vontade para reproduzir o que achar conveniente e não tenha medo de arriscar. 

Paleta de cores para sala e quarto 

Se você por acaso já ficou com dúvidas na hora de pintar a sua sala ou quarto, não se preocupe, pois não foi a única pessoa. As cores escolhidas podem mudar totalmente a decoração do ambiente. E para te ajudar, separamos algumas explicações: 

Branco: uma das cores mais clássicas, é ideal para salas e quartos pequenos, pois transmite a sensação de amplitude. Além disso, é uma cor neutra que combina facilmente com outros tons.  

Azul: pode ser utilizado em várias tonalidades. Os tons mais escuros passam a sensação de seriedade e sofisticação. Já os mais claros transmitem delicadeza, calma e paz.

Rosa: encontrada em diversas tonalidades, a cor é indicada para quem quer investir em uma decoração delicada com um toque romântico. A cor fica interessante quando combinada com tapetes e almofadas do mesmo tom no ambiente. 

Amarelo: uma das cores mais vivas de uma paleta de cores, o amarelo traz luminosidade para  a sala ou quarto, ainda mais quando elementos decorativos, como lâmpadas mais sofisticadas, são incrementados ao ambiente. Também é capaz de deixar o cômodo mais descontraído e alegre. 

Cinza: a cor está super em alta e traz a sensação de sofisticação à sala. Mas nada impede de ser usado também no quarto. Transmite também um ar de seriedade e intelectualidade. Pode ser facilmente combinada com cores vibrantes e sóbrias.

Bege: assim como o branco, o bege é uma cor neutra e clean. Pode ser combinado com vários outros tons e passa a sensação calma. É perfeito para quem deseja criar um clima aconchegante.  

Paleta de cores para cozinha

Engana-se quem pensa que quando se trata de paleta de cores para a casa a cozinha torna-se um cômodo esquecido ou que as cores para cozinha devem ser sempre claras e sem nenhuma graça.

A cozinha possui tanta personalidade quanto qualquer outro ambiente. Além disso, não existem regras para a combinação de cores na cozinha, basta que elas transmitam harmonia. 

Verde: quando os tons de verde são mais intensos, podem dar à cozinha uma aparência bem clássica e luxuosa.

Marrom e preto: as duas cores trazem a sensação de sofisticação e modernidade. Mas prefira que os dois tons estejam presentes mais nos móveis do que nas paredes. Pois, ao contrário, o ambiente pode ficar pesado. 

Azul e verde: algumas pessoas acham que a combinação seja um pouco exagerada. Porém, se forem combinados os tons certos de azul e verde, o resultado pode ser surpreendente.

Cinza: Transmite a sensação de sofisticação ao ambiente.

Qual é a maneira mais rápida de pintar uma parede?

Como combinar a paleta de cores com a decoração da casa?

Sabia que na Porto Faz você consegue contratar o serviço de pintura express para a sua casa? Pois é, com o serviço você tem a assistência que precisa para definir quais paredes serão pintadas e ainda possui a garantia de que tudo ficará em ordem no final. Saiba mais aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *