A geladeira parou de gelar: e agora?

Sua geladeira parou de gelar? Descubra, neste post, o que pode ter ocasionado a situação!

Não existe nada mais desagradável do que abrir a geladeira e perceber que a comida estragou, não é mesmo? E quando a geladeira para de gelar o desespero pode ser ainda maior.

Sua geladeira parou de gelar? Descubra, neste post, o que pode ter ocasionado a situação!

Mas calma, hoje vamos te explicar o que pode ter acontecido com a sua geladeira se ela parou de gelar e reforçar alguns cuidados essenciais para o bom funcionamento do eletrodoméstico. Confira nossas dicas:

Cada caso é um caso 

Primeiramente, é preciso entender que, dependendo do modelo da sua geladeira, o problema pode ser simples.

Mas, em outros casos, onde o eletrodoméstico é frost free, que são aqueles que não produzem gelo e funcionam por circulação de ar frio e ventilação, encontrar a origem do mau funcionamento fica mais complicado.

Em qualquer uma das situações, se a sua geladeira parou de gelar, o mais indicado sempre é acionar um técnico especialista que possa, de fato, identificar o que está acontecendo e propor soluções, seja na troca de peças ou apenas em novas formas de conservação do eletrodoméstico.

Para te ajudar a identificar um possível problema no seu eletrodoméstico, você pode:

Verificar o termostato

Nos modelos mais antigos, ainda é possível encontrar um botão giratório em seu interior. Ele se chama termostato e sua principal função é regular a temperatura. Se na sua geladeira ele estiver em um número mais baixo, aumente. Ele pode ter desregulado sozinho e talvez seja esse o motivo da sua geladeira ter parado de gelar.

Se a sua geladeira parou de gelar, verifique se a borracha da porta está gasta

Criada para impedir que o ar gelado saia da geladeira, a borracha da porta pode sofrer alguns desgastes com o passar do tempo e, assim, deixar que o ar saia para fora do refrigerador. Inclusive, isso pode até acarretar em aumento na conta de energia, pois se o ar começar a ir para fora, a máquina vai entender que é necessário produzir mais refrigeração e isso poderá sobrecarregá-la. Para resolver este problema, basta fazer a troca da borracha.

Será que o filtro está sujo? Melhor dar uma conferida

Você sabia que a poeira também pode atrapalhar o bom funcionamento da sua geladeira? Quando o filtro secador fica sujo, as chances de entupimento são bem maiores. Os resíduos barram o gás e dificultam o resfriamento da parte inferior da geladeira. Nesse caso, a pessoa mais indicada para resolver o problema é um técnico especializado.

Preste atenção, talvez a resistência esteja queimada

Se a sua geladeira parou de gelar, talvez seja melhor acionar um técnico para verificar a resistência. Sabia que existe uma placa fria que ajuda no resfriamento do aparelho? Pois é, sempre que o condensador desliga, a resistência da placa faz com que ela esquente, provocando derretimento do gelo acumulado no refrigerador.

Leia também: O que você precisa saber na hora de limpar o fogão

No entanto, quando a resistência queima e essa placa não consegue mais derreter o gelo, o acúmulo dificulta a troca de calor com o ambiente externo. Dessa forma, o alimento não é resfriado e acaba estragando. Neste caso, também é importante que um técnico avalie a situação.

Minha geladeira é frost free e parou de gelar. O que devo fazer? 

Quando uma geladeira frost free para de gelar, é comum que somente a parte superior do aparelho continue resfriando os alimentos. 

Certamente, uma série de fatores pode colaborar para que isso aconteça, mas o mais comum é o defeito no damper, peça que pode ser mecânica ou eletrônica e é responsável por controlar a temperatura do compartimento inferior da geladeira frost free.

No entanto, se o damper não estiver funcionando da maneira correta, o “ar gelado” do freezer não passa para baixo. E, assim, o refrigerador vai gelar em cima e não vai gelar embaixo. Neste caso, o mais indicado é acionar um prestador Reppara!. Clique aqui e saiba mais.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *