Como limpar o ar-condicionado: tudo o que você precisa saber

Como anda a temperatura na região onde você mora? Muito calor? E agora nos responda, há quanto tempo você não realiza uma limpeza no ar-condicionado da sua casa? Você sabia que realizar uma higienização, pelo menos a cada 3 meses, no aparelho é tão importante quanto manter-se hidratado? Por isso, hoje, separamos as melhores dicas de como limpar o ar-condicionado. Para conferir, continue lendo!

Como limpar o ar-condicionado o que você precisa saber  Blog Reppara!

Importância de limpar o ar condicionado

Para começar a nossa conversa sobre como limpar o ar-condicionado, precisamos falar sobre a importância de manter o ar-condicionado limpo. Com as altas temperaturas, o ar-condicionado torna-se um item indispensável para amenizar os desconfortos do calor. Porém, quando sujo, ele também pode também ser a causa de problemas de saúde. 

Leia também: Curiosidades sobre a geladeira que ninguém nunca te contou

Portanto, para evitar a transmissão de doenças, fazer a manutenção e a limpeza de seus sistemas de refrigeração é indispensável pelas seguintes situações de como limpar o ar-condicionado: 

  • Se o ar-condicionado não for limpo, ele pode acumular bactérias, fungos e vírus que causam diversos problemas de saúde e agravar sintomas de quem tem alergias respiratórias; 
  • Um ar-condicionado limpo garante a boa qualidade do ar interior, levando em conta os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza;
  • Limpar o ar-condicionado frequentemente pode também evitar a “síndrome do edifício doente”, que acontece quando várias pessoas que convivem no mesmo ambiente ficam doentes. Seja em uma casa ou escritório. 

O que acontece quando o ar-condicionado não é limpo corretamente?

Quando o filtro do ar-condicionado não é limpo da maneira certa, as partículas que são nocivas à saúde, e que ficam retidas neles, podem se espalhar por todo o ambiente quando o aparelho estiver em uso. 

Além disso, você sabia que manter o ar-condicionado limpo pode ser benéfico para o seu bolso? Isso porque um aparelho limpo consome menos energia. A sujeira pode diminuir a vida útil do equipamento e prejudicar sua performance. 

Quando limpar o ar condicionado?

A limpeza regular do ar-condicionado, em uma residência, deve ser feita, pelo menos, a cada 3 meses. Em ambientes com uma maior circulação de pessoas, como escritórios, os aparelhos devem ser higienizados com uma frequência ainda maior. 

Quanto tempo isto irá levar?

Reserve meia hora, embora o tempo possa variar dependendo do tipo de ar-condicionado que você possui. Também pode ser necessário adicionar algum tempo extra para permitir que os componentes sequem.

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Limpar o filtro do ar-condicionado não é nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, levantamos alguns pontos importantes para você que quer saber como limpar o ar-condicionado. 

Primeiramente, lembre-se de tirar o plug da tomada sempre que for feita uma limpeza ou qualquer tipo de manutenção no aparelho.

Logo depois, abra a tampa frontal do aparelho, com muito cuidado. Em seguida, faça uma limpeza geral, usando apenas um pano seco e limpo, para tirar toda a poeira do aparelho. Caso ele esteja muito sujo, você pode retirar a sujeira com um pano embebido em água morna, abaixo de 48°C.

Posteriormente, com o painel frontal aberto, o filtro estará exposto. Nesta hora, retire-o com cuidado. Para isso, basta levantar a trava e puxar com cuidado. Use apenas água corrente para limpar o filtro do ar-condicionado. 

Desse modo, a água deve ser jogada no sentido contrário ao da entrada de ar. Cuidado para não danificar o tecido, que além de fazer a filtragem da poeira, também trabalha por atrito e contato e com a energia estática que é gerada e faz as partículas de pó grudarem nele.  

Vale ressaltar que não se deve usar nenhum tipo de produto químico, nem escovas ou aspiradores de pó neste processo. 

Dicas de cuidados com o ar-condicionado

Você sabia que realizar a manutenção preventiva do seu ar-condicionado deve ser uma prioridade quando o assunto é uma boa conservação do aparelho? Muitas pessoas não têm o hábito de realizar a manutenção preventiva para melhorar a qualidade do ar. Na maioria das vezes, só chamam o serviço técnico quando o aparelho para de funcionar, o que é ruim para todos. 

Uma limpeza mais profunda, por exemplo, só deve ser realizada por técnicos especializados. É neste processo, inclusive, que são limpas as partes internas mais delicadas e precisas do aparelho. 

Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir a qualidade do ar. Pois com ela se garante que as regras definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde sejam seguidas. 

Você sabia que pode contar com a Porto Faz a qualquer momento para a limpeza e manutenção do seu ar-condicionado? Além disso, todo o pagamento é facilitado, podendo ser parcelado em até 10x sem juros. Saiba mais sobre esses e outros serviços que podem ser contratados para a sua casa clicando aqui. 

Dicas para quem tem ar-condicionado em casa

Mantenha sempre portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver em uso, a menos que você faça uso também de uma cortina de ar. Não fume em ambientes com ar-condicionado. A fumaça reduz a vida útil do aparelho e é prejudicial à saúde. Não use produtos corrosivos ou químicos na hora de limpar superficialmente o aparelho. 

Outra dica valiosa para uma maior conservação do seu aparelho de ar-condicionado é não usá-lo com o termostato ligado ao máximo, pois isso evita que o aparelho aqueça muito e queime em pouco tempo. 

Vale lembrar que, sempre que você for usar o seu ar-condicionado o ideal é deixar portas e janelas fechadas, para que o ar se mantenha fresco e o aparelho não fique ligado constantemente.

Para não esquecer quando o assunto é como limpar o ar-condicionado: 

  • Faça limpezas regulares no seu ar-condicionado. Isto evita a transmissão de doenças;
  • Não deixe a temperatura ambiente muito gelada. O ideal é variar entre 22 e 24 graus;
  • Dê preferência a aparelhos que possuam sistema de umidificação ou utilize um umidificador para manter a umidade do ar. 

Para finalizar a conversa de como limpar o ar-condicionado

Gostou das nossas dicas de como limpar o ar condicionado? Então diga o que achou nos comentários, vamos adorar saber! Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais.

Aproveite e confira outras dicas para a sua casa aqui no Blog Reppara! Até a próxima 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *