Como manter a casa em ordem em 10 passos

Manter a casa em ordem nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para quem não está acostumado em arrumar a casa ou com uma rotina regrada. Mas o segredo para deixar tudo organizado é justamente criar hábitos simples, que prometem fazer a diferença no decorrer dos dias. 

Pensando nisso, nós listamos aqui algumas dicas essenciais para quem quer deixar o lar nos eixos. No entanto, caso você não seja experiente com os cuidados com a casa, não se preocupe, aqui encontrará informações valiosas e vai poder escolher o que irá incluir em sua organização diária ou mensal. Depois disso, arrumar a casa vai parecer muito mais fácil. Confira: 

Dicas para manter a casa em ordem

Checklist diário

Não deixe tarefas simples para depois
Sempre que puder, faça o que precisa ser feito na hora. Postergar tarefas só vai fazer com que as coisas se acumulem e saiam do controle, por mais simples que pareçam. Por isso, priorize sempre tarefas imediatas. 

Sujou, limpe! 
Seja durante ou depois de cozinhar: se sujou, limpe. Aqui vale muito a primeira regra, não deixe para depois. Passar um pano com um produto de limpeza ou usar lenços de limpeza umedecidos é muito mais rápido do que deixar a sujeira secar e impregnar nas superfícies.

Cada coisa em seu lugar
Tente manter cada objeto guardado em seu devido lugar ao arrumar a casa. Essa é uma boa dica para manter a casa em ordem. Copos e pratos devem ficar no armário e não na pia. Calçados e brinquedos não devem ficar espalhados pela casa.

Mantenha a pia sempre limpa e sem louça
Deixar a cozinha organizada é essencial para manter a casa em ordem. E para que isso aconteça, a pia deve estar livre de louças acumuladas e sujas. Sempre que possível, lave copos, talheres e pratos. Durante o preparo das refeições, lave potes e panelas.

Aspire e tire o pó 
Aspirar a casa com frequência e tirar o pó dos móveis é regra para manter a casa em ordem. Principalmente para deixar o ambiente livre de ácaros. Evite varrer. Assim, sua casa fica limpa por muito mais tempo. Sempre que possível, contrate uma limpeza para as superfícies de tecido, como sofá e carpetes. Saiba mais aqui. 

Leia também: Saiba porque a higienização de superfícies de tecido é essencial para a sua saúde

Tire o lixo 
Nunca deixe o lixo acumular. Se no bairro onde você mora a coleta do lixo passa toda semana, organize o lixo sempre ao final do dia e deixe separado para a retirada. Ao arrumar a casa, não se esqueça de checar a geladeira e os armários, para ver se algo precisa ser jogado fora. 

Tarefas para fazer a cada 15 dias e manter a casa em ordem

Verifique a validade dos alimentos nos armários e despensa
Separe um tempo, quinzenalmente, para verificar tudo o que está guardado nos armários e despensas, pois estes são locais muito propícios para o surgimento de bichinhos que se espalham pelos grãos secos. Além disso, é importante acompanhar as datas de validade dos alimentos.

Limpe a geladeira 
Assim como nos armários, o ideal é fazer uma checagem de tudo o que está guardado e separar o que precisa ir para o lixo. Por questões de higiene e saúde, principalmente, é fundamental manter a geladeira o mais limpa possível. 

Limpe internamente o microondas e o fogão 
A cada quinze dias, faça uma faxina completa em todo o fogão, incluindo, sobretudo, o forno e suas grades. Não se esqueça também de limpar internamente o microondas, pois restos de comida podem cair na cavidade da plataforma giratória e impedir que ele funcione corretamente. Para isso, entretanto, use um pano úmido com água morna e detergente. 

Leia também: Limpeza na cozinha: como higienizar corretamente os eletrodomésticos

Uma vez ao mês

Manutenção
Por fim, sempre que puder, para manter a casa em ordem, faça a manutenção de eletrodomésticos que por algum motivo pararam de funcionar. Afinal, com o Reppara! você tem um serviço de assistência por mês, não apenas para consertos hidráulicos, elétricos, eletrodomésticos, como também chaveiro e desentupimentos, tudo por R$ 19,90/mês. Saiba mais aqui.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *