A pia da cozinha entupiu: o que fazer?

Pelo menos uma vez na vida todo mundo acaba se deparando com a pia da cozinha entupida. E isso pode causar muita dor de cabeça, pois além de todo o transtorno com o entupimento, a louça fica acumulada. 

É comum que, para solucionar o problema, as pessoas adotem certas gambiarras. Mas vale lembrar que isso pode acabar piorando a situação. 

Entupimento

Antes de tentar qualquer receita caseira, é preciso entender que boa parte dos problemas com entupimento dos canos acontece por conta do acúmulo de resíduos que passam pelo ralo e impedem que a água siga o fluxo do encanamento. Entre eles estão, não apenas restos de comida, pedaços de lixo como também óleo de cozinha. 

Os primeiros sinais do entupimento 

Não é difícil identificar um futuro entupimento na pia da cozinha. Os principais sinais de alerta são o mau cheiro vindo do ralo e a água que se acumula na bacia da pia e escoa lentamente.

Em alguns casos, um entupimento moderado pode ser resolvido de forma simples e com recursos encontrados na própria cozinha. Por isso, separamos quatro medidas seguras e práticas que, sem dúvidas, podem te ajudar. Confira:

Desentupidor de pia

Fácil de ser encontrado, o desentupidor de pia geralmente é o primeiro recurso utilizado dentro de casa. E pode ser bem eficiente. Basta colocá-lo por cima do ralo, de maneira que o deixe completamente vedado. 

Faça movimentos rápidos e fortes, bombeando para cima e para baixo. É provável que, ao retirar o desentupidor do ralo, resíduos sejam despejados para fora. Lembre-se sempre de limpar a bacia antes de continuar o processo. 

Água quente 

Muitas vezes  a gordura acumulada no sifão causa o entupimento. Nesse caso, algumas pessoas utilizam água quente, no ponto de fervura, para desentupir a pia. Para isso, basta despejar a água no ralo e aguardar. Se necessário, repita o processo.

Misturinha de vinagre e bicarbonato de sódio

Você vai precisar de uma xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre de maçã. Antes de usar os produtos, é preciso retirar toda água parada na bacia, seja com ajuda de um copo ou vasilha. 

Depois, despeje o bicarbonato de sódio no ralo e em seguida o vinagre. A reação dos elementos vai causar um pequeno borbulhamento, que pode subir até o topo do ralo. Coloque uma tampa por cima e deixe agir por 15 minutos. Para finalizar, despeje água quente. Se acaso isso não resolver, repita a ação.

Leia também: 8 ideias para desentupir o vaso sanitário

Encanador

Se você não está disposto a passar por todos esses processos e deseja resolver a situação o quanto antes, procure um profissional que possa te ajudar. Muitas vezes, um simples entupimento pode precisar de soluções mais técnicas e assertivas. Seja como for, conte com os profissionais do Reppara

Entupimento nunca mais 

Já dizia o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso, dicas de cuidados nunca são demais, não é mesmo? Então anote aí:

  • Use sempre uma proteção no ralo, que impeça a sujeira de descer pelo cano. Assim, toda vez que a louça for lavada, a água escoa e a sujeira fica;
     
  • Nunca despeje restos de alimento diretamente na pia. Na hora de lavar a louça, separe tudo o que pode ser descartado no lixo antes. Isso também ajuda a reduzir o mau cheiro na pia e o surgimento de insetos;
  • Nada de borra de café, cascas ou óleo no ralo. Eles são os principais causadores de entupimentos e se acumulam lentamente no sifão, causando o entupimento;
  • Armazene óleo de cozinha em garrafas PET e depois descarte corretamente;
     
  • E lembre-se, o time Reppara! está aqui para te ajudar. Conte conosco 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *