Como evitar problemas em carros que ficam muito tempo parados?

Com as pessoas estando mais em casa, os automóveis, consequentemente, acabam ficam estacionados por mais tempo na garagem. No entanto, eles não foram feitos para isso e a falta de uso pode, inclusive, danificar peças e trazer transtornos futuros.

Alguns cuidados básicos, e que não demandam muito tempo, devem ser tomados para evitar problemas em carros que ficam muito tempo parados. Por isso, separamos algumas dicas de cuidado e prevenção.  

carros que ficam muito tempo parados

Checklist para evitar problemas em carros que ficam muito tempo parados

Ligue o carro
Sempre que possível, ligue o carro como forma de manutenção. Isso deve ser feito pelo menos uma vez na semana, para que o motor aqueça e os sistemas internos sejam lubrificados. Se possível, a cada quinze dias, ande por alguns minutos em um curto trajeto. 

Desconecte a bateria
Desconecte ou desligue a bateria para que não haja consumo de energia enquanto o automóvel não está sendo usado.

Leia também: Precisou sair de casa? Saiba quais cuidados você precisa ter ao retornar para o seu lar

Atenção aos pneus
Engana-se quem pensa que os pneus continuam intactos quando os carro ficam muito tempo parados na garagem. É provável que, aos poucos, eles se esvaziem por conta do peso do veículo e fiquem deformados, prejudicando o balanceamento do carro. Para evitar que isso aconteça, aumente a calibragem entre 20 a 30%. Isso fará com o esvaziamento demore mais para acontecer. 

Cheque o óleo
O óleo tem prazo de validade e usabilidade. E deve ser trocado com frequência, mesmo se o carro não estiver sendo usado. 

Não se esqueça do motor
O motor é uma das peças que mais sofrem com carros que ficam muito tempo parados. O óleo, por exemplo, pode coalhar e perder completamente sua eficácia. Quando o veículo é ligado, as peças, incluindo o motor, se desgastam com mais facilidade. 

Higienização
Lembre-se de higienizar internamente, com um pano úmido, água e sabão, os carros que ficam muito tempo parados. Atente-se, principalmente, às superfícies em que o motorista coloca as mãos: painel, volante, alavanca de câmbio e porta-luvas. Agora, quando chegar o momento de rodar de novo por aí com o seu veículo e você precisar de chaveiro automotivo 24h, o time Reppara! está aqui para te ajudar. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *