Aprenda como aplicar a sustentabilidade em casa

Quer descobrir como aplicar a sustentabilidade em casa? Então você precisa conferir as nossas dicas. Selecionamos as melhores informações aqui!

Você já parou para pensar que cada vez mais temos a oportunidade de contribuir com  a sustentabilidade, começando, antes de tudo, dentro de casa? Engana-se quem pensa que mudar os hábitos pode ser difícil e atrapalhar a rotina. Muito pelo contrário, transformar a maneira como você contribui para um planeta melhor pode até mesmo reduzir custos. Quer saber como aplicar a sustentabilidade em casa? Continue lendo este artigo!  

Dicas de sustentabilidade em casa

Primeiramente, é preciso entender que um estilo de vida mais sustentável conquista não só os adeptos a uma decoração mais sustentável, mas também aqueles que desejam mudar de vida. E faz parte desse estilo, mais livre e natural – que visa trazer mais qualidade de vida e proteger o planeta para as futuras gerações-, até mesmo uma alimentação mais saudável e responsável.

Confira dicas de como aplicar a sustentabilidade em casa

O que é ser sustentável?

Ser sustentável vai muito além da discussão sobre o plantio de árvores, preservação e reciclagem. Ser sustentável nada mais é do que ter a consciência e a responsabilidade sobre como conduzir o dia a dia e aproveitar o que o mundo oferece sem comprometer a sua integridade.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa aplicar na sua casa. E elas podem partir do simples ato de deixar as luzes apagadas ou até mesmo não utilizar certa quantidade de água durante a limpeza em dias de faxina. Confira: 

Iluminação natural

Não existe nada mais revigorante do que a luz do sol. E isso é fato! Basta olhar para a natureza e perceber que tudo o que se move depende dela. Então, que tal aproveitar ao máximo o uso da luz natural na sua casa durante o dia? Além de reduzir o uso da iluminação artificial, te ajudando a economizar energia elétrica, isso fará muito bem à sua saúde. 

Você sabia que a luz do sol é essencial para evitar mofos dentro de casa? Confira essa e outras informações no artigo que escrevemos aqui no blog: Como tirar cheiro de mofo: truques simples e baratos

Agora, para iluminar os ambientes sem o auxílio da luz elétrica, que tal instalar espelhos em posições opostas a janelas e cores claras nas paredes? Muita gente não sabe, mas ambos os truques ajudam a refletir a luz natural pelos cômodos da casa. 

Agora, para controlar a entrada de luz, você pode utilizar cortinas ou persianas.Elas são uma ótima escolha se você deseja, além de controlar a luz, também reduzir o calor e economizar com o ar condicionado ou o ventilador. Aqui no Blog Reppara!, nós também te ensinamos a escolher as persianas e cortinas ideais para a sua casa. Não deixe de conferir: O que você precisa saber sobre instalar persianas em casa?

Como aplicar a sustentabilidade em casa? As plantas fazem parte do segredo!

As melhores dicas de como aplicar a sustentabilidade em casa

Você por acaso já pensou em ter um cantinho verde em algum cômodo da sua casa? Sabia que apostar em plantas na sua decoração pode deixar o ar da sua casa mais fresco e o ambiente muito mais arejado, além de trazer benefícios para a qualidade de vida de quem frequenta o local?

Pois é! Entretanto é preciso se atentar aos tipos de plantas escolhidas e aos cuidados que cada uma necessita. Com certeza, você não imaginou que essa seria uma maneira de como aplicar a sustentabilidade em casa, não é mesmo? Inclusive, em nosso Instagram, fizemos uma seleção de plantas ideais para ambientes internos, como o banheiro: 

Dicas simples e práticas de como aplicar a sustentabilidade em casa
Clique na imagem para conferir a publicação

Outra dica interessante é montar uma horta vertical, seja no quintal ou varanda. Para isso, o primeiro passo é escolher um local arejado e que receba a luz do sol, por pelo menos duas a cinco horas por dia. A altura também é importante, pois a horta deve ficar longe de animais ou crianças pequenas. 

Mas afinal, o que plantar na horta vertical?

Você pode optar por ervas finas, temperos e pequenas hortaliças. Na hora da escolha, vale lembrar quais são os temperos mais utilizados na sua casa e os mais práticos para se cultivar. É legal também pensar em espécies que aguentam melhor as mudanças climáticas e que têm menos exigências de cultivo no dia a dia.

Entre as mais comuns estão: 

  • coentro
  • salsão 
  • alecrim
  • hortelã
  • tomilho
  • manjericão
  • orégano

Outras plantas como, manjerona, menta, salsinha, sálvia, cebolinha, agrião, e erva-cidreira também estão entre as mais plantadas em casa, pois são ótimas opções para jardins verticais.

Ainda falando sobre como aplicar a sustentabilidade em casa

Para ter uma vida mais sustentável, é importante prestar mais atenção nos materiais dos itens que você consome. Além de conhecer a origem dos produtos, a responsabilidade ambiental do fornecedor e optar por embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, você também pode começar a separar e a reutilizar certos materiais. 

Para isso, invista em compras conscientes e sustentáveis, optando, por exemplo, pelas fibras e tecidos naturais no lugar de sacolas plásticas. Substitua seus antigos hábitos preferindo plásticos menos prejudiciais ao meio ambiente, como os biodegradáveis, pois eles possuem um menor impacto ambiental.

10 maneiras de como aplicar a sustentabilidade em casa

Reutilizar é a solução! 

Agora me responda, como aplicar a sustentabilidade em casa se você não reutiliza objetos e roupas? Coloque a reutilização nos seus dias, seja reformando móveis antigos que estão parados pela casa ou comprando decorações em brechós. Você sempre pode dar uma nova utilidade a qualquer tipo de peça. Lembre-se, reutilizar é uma premissa básica para começar uma vida mais sustentável!

Você já ouviu falar de arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável ou eco-arquitetura, como também é conhecida, é a maneira de realizar projetos arquitetônicos de forma totalmente sustentável e consciente. 

E isso parte desde a possibilidade otimizar os recursos naturais e sistemas de edificação de maneira, que visam minimizar os impactos ambientais das construções sobre o meio ambiente e seus habitantes, até a aplicação da criatividade utilizada em construções e ambientes. 

Por isso, os princípios da arquitetura sustentável incluem a consideração das condições climáticas, hidrográficas e dos ecossistemas ao redor da construção. Além de, é claro, levar em conta a moderação no uso de materiais e a prioridade ao baixo consumo de energia.

Como ter Sustentabilidade em casa?

Reduza o consumo de energia elétrica: para aplicar a sustentabilidade em sua casa, medidas simples devem ser tomadas e integradas à sua rotina. Mas afinal, como reduzir o consumo de energia elétrica? Experimente começar pela redução de aparelhos elétricos e eletrônicos ligados durante o dia. Se você não vai assistir televisão, não faz sentido mantê-la ligada na tomada. 

Na cozinha, por exemplo, não deixe fogão e geladeira próximos. Pois um esquenta, o outro esfria e isso pode reduzir seu desempenho de ambos, o que aumenta o consumo de energia. 

O mesmo vale quando o assunto é colocar comida quente na geladeira: essa atitude não irá prejudicar o aparelho, como muitos pensam, mas a geladeira consumirá mais energia para resfriar o alimento.

Já pensou em trocar as lâmpadas da casa?

Apesar de mais caras, as lâmpadas LED são muito mais econômicas e têm uma maior durabilidade. Elas usam 25% a menos de energia do que a iluminação fluorescente e 80% a menos do que a iluminação incandescente, produzindo a mesma quantidade de luz. Ou seja, o investimento é recuperado em pouco tempo e a redução de custos com a energia elétrica certamente estará explícita na fatura no final do mês. 

Comece agora mesmo a separar o lixo da sua casa para que ele possa ser reciclado

Descubra a melhor maneira de como aplicar a sustentabilidade em casa

Você sabe como separar o lixo em casa? Não se preocupe, não é nada complexo e pode até mesmo facilitar a sua vida. Para começar, não misture recicláveis com orgânicos.

Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes devem ficar longe de papéis, papelão e plásticos. 

Vidros, metais, plásticos e papéis devem ser armazenados para descarte em sacos separados.

É importante também higienizar as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico antes de separá-los. Isso facilita a vida dos profissionais da coleta seletiva. 

Já pensou em como reduzir consumo de água?

Além de economizar e prestar mais atenção no consumo hidráulico da sua casa, você pode acompanhar o Blog Reppara!, que, por outro lado, te ajuda a reduzir o consumo de água para tornar sua casa mais sustentável com algumas dicas. Sem dúvida, vai te auxiliar no dia a dia.

Mas fora isso, você também pode tentar economizar das seguintes maneiras:

  • Em primeiro lugar, tome banhos mais curtos e feche o registro ao passar se ensaboar. Banhos aquecidos, que duram em torno de 15 minutos, por exemplo, consomem 135 litros de água. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros;
  • Ao fazer a barba ou na hora de escovar os dentes, deixe a torneira fechada, por exemplo;
  • Não lave a calçada com mangueira. Prefira baldes e água reutilizada. Também aposte na vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros;
  • Em contrapartida, acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima, e de uma vez só;
  • Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida, sem usar água. Além disso, deixe a torneira fechada ao ensaboar os itens na pia. Você sabia que com isso o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros?
  • Atenção aos vazamentos dentro de casa! Corrija-os o mais rápido possível. Dessa maneira, é provável que assim você evite maiores transtornos.

Como aplicar sustentabilidade em casa com a manutenção hidráulica?

Realizar a manutenção hidráulica da sua casa também faz parte do processo de como aplicar a sustentabilidade em casa, sabia? Ainda mais se você notou algum vazamento na sua casa. Por isso, acione agora mesmo o serviço de caça vazamento da Porto Faz e parcele em até 10x sem juros. 

Para conhecer outros consertos hidráulicos realizados pelos prestadores de serviço da Porto Faz, clique aqui. Com toda a certeza, você não vai se arrepender!

Por fim, dicas extras para quem chegou até o final do texto. Que tal você experimentar: 

Móveis com consciência 

Caixotes de madeira ou pallets costumam dar um ar rústico, mas ao mesmo tempo moderno, se bem utilizados. Pense também em reaproveitar móveis antigos criando uma decoração vintage para o seu lar! Com certeza você não irá se arrepender.

Nova utilidade na decoração 

Você sabia que potes de vidro ou alumínio podem ser bem aproveitados se transformados em itens de decoração, como vasos para plantas ou recipientes de ingredientes para a sua cozinha? Aposte nisso!

Repense! 

Antes de sair por aí comprando algo novo, ou até mesmo jogar algo fora, pense melhor e veja se você pode reutilizar o item ou objeto em casa.

Gostou do nosso texto sobre como aplicar a sustentabilidade em casa? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no blog e compartilhar este aqui com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *