Conheça os melhores modelos de portão automático

Você está construindo ou reformando a sua casa e quer mudar completamente a fachada, prezando, é claro, pela segurança da sua casa e da sua família? Pois então você chegou ao lugar certo. Hoje vamos te ajudar a escolher os melhores modelos de portão automático, além de esclarecer algumas dúvidas. Boa leitura!

Para começar!

Antes de mais nada, é preciso entender qual é a funcionalidade dos portões automáticos e como eles podem facilitar o dia a dia 

Um portão automático, geralmente, é muito usado em prédios e condomínios por questão de segurança. Mas isso não significa que eles também não estejam presentes em casas de rua. 

Leia também: Quais cuidados preciso ter para sair de casa?

Inclusive, para esta finalidade seu uso é muito recomendado, pois além de reforçar a segurança do patrimônio, ele poupa o tempo gasto para abrir um portão manual que muitas vezes é pesado ou pode fazer com que o morador perca mais tempo do que o previsto para entrar e sair de casa.

Uma das vantagens dos modelos de portão automático para os portões comuns é que eles não necessitam que a pessoa saia do carro para poder abri-lo. Enquanto isso acontece, o morador da casa está sujeito a tentativas de invasão e assaltos. 

Com o portão automático aberto, basta acionar um controle remoto para abrir e fechar, assim, não há a necessidade de sair do automóvel, o que oferece muito mais praticidade.

Vantagens dos modelos de portão automático

Segurança – Enquanto espera que o portão abra sozinho, você tem a visão das extremidades de sua rua e pode observar como está a movimentação ao seu redor. Fique atento se houver alguma movimentação suspeita. 

O portão automático reduz também o tempo para abrir e fechar ao entrar ou sair de casa, garantindo que o portão fique aberto o menor tempo possível. Dessa forma sua casa fica menos visada.

Praticidade – Ele te dá a comodidade de não ter que sair do carro para abrir o portão em dias frios ou de chuva. Ao chegar em casa após o trabalho à noite, não ter que sair do carro para abrir o portão e ficar exposto por um longo tempo.

Custo – Além das vantagens citadas acima, o custo de instalar um portão automático em sua residência não é alto, ao contrário do que muitas pessoas pensam.  É o ideal para você que sai muito de carro e faz uso do portão toda hora.

Como escolher os modelos de portão automático 

Na hora da escolha dos modelos de portão automático é necessário avaliar, além do nível de segurança desejado, o tipo de abertura, o estilo da construção, o grau de manutenção desejado e o espaço disponível para a instalação.

Qual é o melhor: modelo pronto ou modelo sob medida?

Por estarem na categoria de pronta entrega, geralmente, modelos prontos têm o custo mais baixo e o cliente não precisa esperar pelo processo de produção. Mas em contrapartida, os feitos sob medida podem se adaptar a diferentes estilos e dimensões de garagem.

Como entender sobre as dimensões do portão automático?

As dimensões do portão estão entre as primeiras coisas que se deve levar em consideração na hora de escolher modelos de portão automático. É preciso avaliar o tipo de veículo que entrará na residência, para que não haja problemas depois que o portão for instalado.

Recomenda-se que ele seja no mínimo 1,5m mais largo que o carro, assim o motorista pode estacionar com tranquilidade e segurança.

Outra consideração muito importante é a altura. É preciso verificar qual a altura necessária para que o portão proporcione a facilidade necessária para a entrada na residência.

Para modelos de portões de garagem, recomenda-se uma altura mínima de 2,4m. Vale lembrar que deve-se levar em consideração que quanto mais alto o portão, mais pesado ele ficará, sendo necessária uma força maior (manual/motor) para abrir e fechar.

Com relação a programação do tempo de abertura e fechamento do portão, isso varia com o seu tamanho. Normalmente adota-se como velocidade padrão 18 segundos, mas há opções de motores mais potentes que conseguem fazer a abertura em até 9 segundos.

Portão de aço

Esse tipo de modelo requer uma limpeza mais frequente, para que permaneça sempre em bom estado. Uma dica válida para portões feitos de aço: modelos feitos de aço galvanizado duram muito mais, pois são resistentes às intempéries e a oxidação.

Outra característica dos portões de aço é que eles são os mais indicados pelos arquitetos devido a sua alta resistência e leveza, além da personalização. O aço galvanizado, por ser um material de fácil moldagem, possibilita que seja feito o modelo de portão de acordo com o gosto do cliente.

Portão de alumínio

Entre os modelos de portão automático você também pode escolher o de alumínio, que é um material extremamente leve e não exige motores de alta potência. Esse tipo de material ainda possui a vantagem de não estar sujeito à corrosão, já que o alumínio é inoxidável. 

Mas por outro lado, pelo fato de ser extremamente leve, os portões de garagem feitos de alumínio são de baixíssima resistência e péssimos em questões térmicas: por ser um ótimo condutor de calor, o portão de alumínio pode deixar a garagem extremamente quente ou muito geladas, prejudicando o conforto da sua casa.

Quais são as diferenças entre os portões deslizante, basculante e pivotante?

Portões deslizantes

É importante entender que os portões deslizantes são imensamente populares no Brasil por conta de sua engenharia prática e facilitadora para o dia a dia.

Por isso, vale explicar que nos modelos deslizantes, as folhas do portão correm nos trilhos, que ficam fixados no chão, e sua abertura é realizada para um dos lados, que pode ser escolhido pelo morador da casa. Em alguns casos, as folhas do portão abrem em ambas as direções.

Por conta desse detalhe, um dos pontos positivos do portão deslizante é que ele não precisa de viga na parte de cima. Porém, a grande vantagem desse modelo está na otimização de espaço. Ele ocupa exatamente o mesmo espaço, diferente de outros modelos que precisam ser estendidos para dentro ou para fora na hora de serem abertos.

Portões basculantes

Este é um dos modelos de portão automático mais práticos. Isso porque o basculante se encaixa na necessidade de diversas famílias, sendo sempre uma das melhores opções na hora da escolha final. Outro detalhe que vale a pena ser destacado é que o portão basculante não ocupa espaço lateral quando está aberto, pois durante a sua abertura a folha do portão fica praticamente na horizontal.

Mas e os portões pivotantes?

Basicamente os portões pivotantes correspondem aos modelos de abrir para as laterais (como uma porta simples) e podem ter uma ou mais folhas. Eles ainda estão entre os mais populares nos lares brasileiros, pois seu design não ocupa grande espaço físico quando fechado. E eles podem ser automatizados ou não. 

Mas afinal, quando é a hora de procurar uma manutenção para o portão automático?

Realizar uma manutenção preventiva é o ponto essencial para conservar o portão. Por este motivo, tente, periodicamente, contratar um profissional especializado para averiguar se está tudo certo e fazer os ajustes necessários no seu portão automático. Isso evita que ele danifique e cause um prejuízo muito maior do que o previsto.

Por fim, algumas dicas rápidas:

Não deixe cachorros próximos ao portão, pois eles podem pular na caixinha do automatizador e fazer com que o impacto de suas patas danifique a peça ao longo do tempo.

Modelos de portão com entrada social devem estar sempre com elas trancadas, para que não abra quando a entrada de carro levantar.

Procure, vez ou outra, lubrificar as portas e portões, para que não enferrujem. Isso é muito importante.

Realize as manutenções do seu Portão Automático com a Porto Faz, com pagamento facilitado e especial. Saiba mais aqui. 

Gostou deste texto? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e conferir outras dicas aqui no Blog. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *