Descubra como organizar apartamento pequeno de uma vez por todas

Uma das maiores preocupações de quem mora em um apartamento pequeno é conseguir organizar tudo e ainda otimizar o espaço, para deixá-lo mais funcional e confortável. Por isso, saber como organizar apartamento pequeno está entre as maiores buscas da internet.  

Muitas pessoas ficam perdidas, mas, com algumas dicas, é possível organizar os pertences, móveis e eletrodomésticos e ainda apostar em uma decoração que valorize o ambiente. Quer saber como organizar um apartamento pequeno? Separamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida. Confira:

Descubra como organizar apartamento pequeno de uma vez por todas

Como começar a organizar o seu apartamento

Antes de tudo, é preciso repensar naquilo que é realmente é importante manter no apartamento. Comece separando o que é essencial e o que pode ser doado ou descartado. Muitas vezes, acumulamos coisas desnecessárias e que só ocupam espaço. 

Logo depois, é hora de repensar a disposição dos móveis. É importante manter, pelo menos, uma distância de 70 cm entre cada um deles, para que você tenha como se movimentar no apartamento e ainda assim conseguir distribuir cada coisa em seu lugar. 

Na hora da organização, para deixar tudo mais confortável, leve em consideração os espaços em que você costuma passar mais tempo. Se hoje você trabalha em casa e precisa de um cantinho dedicado ao home office, pense em como este ambiente pode ser otimizado. Talvez ele não precise de tantos objetos na decoração, por exemplo. 

Organizar apartamento pequeno não é um bicho de sete cabeças 

Na verdade, é bem simples. Em primeiro lugar, evite deixar as coisas espalhadas e tente sempre guardar o maior número de objetos em armários e caixas. Com isso, você já vai sentir uma boa diferença. 

Outros dois pontos importantes e que não podem ser esquecidos na hora de organizar um apartamento pequeno são: iluminação e ventilação. 

A boa iluminação é uma grande aliada de quem mora em pouco espaço, pois ela traz a sensação de amplitude. Por isso, tente aproveitar toda fonte de luz natural possível. 

Evite colocar estantes ou móveis grandes perto de janelas, de modo que eles possam bloquear a entrada da iluminação e da ventilação, que é essencial para o apartamento. Ela ajuda a evitar mofos e umidade. 

Descubra como organizar apartamento pequeno em 6 passos 

Listamos algumas sugestões abaixo que talvez você ainda não tenha aplicado em sua rotina de organização. Em poucos passos, você vai ver que é possível transformar o seu cantinho e deixá-lo ainda mais confortável. 

1. Utilize móveis multifuncionais 

Descubra como organizar apartamento pequeno em 6 passos

Você já ouviu falar em móveis multifuncionais? Projetados exatamente para facilitar a vida de quem tem pouco espaço, eles fazem toda a diferença em apartamentos pequenos. Experimente, por exemplo, utilizar uma cama com baú. Com isso, você pode eliminar o uso de cômodas e sapateiras, por exemplo. 

Móveis dobráveis também são super indicados para apartamentos pequenos, já que após o uso podem ser guardados em cantinhos específicos do apartamento. Cadeiras e mesas, geralmente, são as peças dobráveis mais utilizadas. 

E por que não colocar a sua TV em um painel ou em um suporte na parede? Desta forma, você dispensa estantes ou racks que podem ocupar mais espaço na sala ou no quarto. 

Na lavanderia ou área de serviço, utilize suporte para objetos, para que eles não fiquem jogados e amontoados pelo chão. Vassouras e rodos, por exemplo, podem ficar suspensos e pregadores de roupa devem ser colocados em cestos organizadores. 

2. Que tal apostar em uma decoração minimalista? 

saiba como organizar apartamento pequeno de maneira fácil e rápida

Decorações minimalistas estão caindo cada vez mais no gosto das pessoas quando o assunto são casas e apartamentos. Além de deixarem o ambiente mais clean, elas oferecem sensação de conforto e sofisticação. 

O estilo pode ser aplicado em qualquer espaço, seja na sala, quarto, cozinha e até nos banheiros, com a finalidade de simplificar as coisas. Na hora de pesquisar sobre como organizar apartamento pequeno, não se esqueça de priorizá-la. 

Você pode, por exemplo, começar escolhendo móveis e quadros de cores claras e sem muitos detalhes. 

3. Utilize caixas organizadoras 

saiba como organizar o seu apartamento

Seja para a cozinha, para o quarto ou até mesmo lavanderia, as caixas organizadoras são funcionais e práticas. Com elas é possível organizar documentos, objetos e até mesmo remédios. 

Na lavanderia, aposte em cestos organizadores para guardar pregadores de roupas, produtos de limpeza, panos e evitar que fiquem espalhados. No quarto, que tal aproveitar as caixas organizadoras para separar meias e peças íntimas nas gavetas? Assim, sempre que você precisar de algum item, saberá exatamente onde buscar. 

Na cozinha, o mesmo vale para separar temperos e pequenos sacos de mantimentos. Para organizar as frutas na geladeira, você também pode optar por cestos organizadores que possibilitem uma visão do que está sendo guardado.

4. Aposte em prateleiras 

Prateleiras são ótimas para organizar apartamentos pequenos

Você já parou para pensar em como organizar um apartamento pequeno com prateleiras? Consideradas peças curingas na decoração e na otimização de espaços pequenos, as prateleiras podem ser utilizadas em diversos ambientes. Seja para organizar os livros ou mantimentos na cozinha, elas são funcionais e não atrapalham a circulação nos espaços.

5. Espelhos ajudam a trazer a sensação de mais espaço 

Os espelhos são uma das alternativas mais utilizadas em apartamentos pequenos

Você já deve ter ouvido falar por aí que os espelhos em casa dão a sensação de maior espaço ao ambiente. E isso é verdade! Os espelhos são uma das alternativas mais utilizadas para disfarçar o tamanho dos cômodos, sem contar que são itens curingas na decoração. 

6. Pintar o apartamento com cores claras também é uma ótima solução

Cores claras são as mais indicadas para apartamentos pequenos

Você já percebeu que cômodos mais escuros tendem a parecer menores? Pois é. Não é à toa que muitos decoradores indicam peças mais claras e cleans para determinados ambientes. Desse modo, o mesmo se aplica às cores das paredes, sejam em casa maiores ou apartamentos pequenos. Por isso, na hora de pintar as paredes do seu lar, dê preferência para cores pastéis e tons mais claros, como branco e areia.

A Porto Faz te ajuda na hora que você mais precisa

Por fim, para finalizar, queremos saber se você gostou das nossas dicas de como organizar um apartamento pequeno? Sabia que a Porto Faz pode te ajudar com a instalação de quadros, cortinas, suportes de TV e até mesmo fixação de espelhos? Se precisar, até com uma pintura Express você pode contar. Tudo isso, em até 10x sem juros. Quer saber mais? Então clique aqui.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *