Segurança na internet: como não cair em armadilhas de sites tendenciosos

É inegável toda a facilidade e dinamismo que a internet trouxe aos seus usuários nos últimos anos. No entanto, não podemos esquecer que ela também pode nos deixar mais vulneráveis e tomar todas as medidas para a segurança na internet é essencial. Já que muitas pessoas de má fé se aproveitam da tecnologia para aplicar golpes e distribuir notícias falsas.

Para que problemas sejam evitados, navegar em sites seguros é uma das regras básicas da sobrevivência online.

segurança na internet

Mas, afinal, como identificar um site confiável e ter segurança na internet?

Sabe aquela história de não julgar um livro pela capa? Pois é, quando se trata da internet isso pode cair por terra. Uma das maneiras de identificar um site falso ou tendencioso é justamente através de comunicação estranha e confusa.

Toda vez que você entrar em algum site com erros de grafia, ícones de publicidade em excesso e comunicação apelativa, desconfie. Preste atenção também no domínio, que é o endereço do site. Ele deve parecer confiável e te passar credibilidade, o site do Reppara! é um bom exemplo disso. 

Se por acaso você acessar alguma página com diversos pop-ups, aquelas janelas pequenas que se abrem na tela pedindo para você clicar em links, verifique se realmente o que você procura pode ser encontrado lá. Caso contrário, saia no mesmo instante. Nunca forneça dados ou acesse abas suspeitas.

Uma pesquisada básica

Outra coisa muito importante na hora de navegar na internet é saber se o site tem credibilidade. Por isso, não custa nada fazer uma pesquisa em um navegador seguro e checar se realmente aquela página é confiável.

Leia também: Identifique se uma notícia é Fake News em apenas quatro passos

Se o site que você está consultando tem uma aba com o “sobre”, não deixe de visitá-la. Informações importantes geralmente são disponibilizadas lá, como a história da empresa, endereços e até quem são os responsáveis por ela.

O que você deve saber sobre a segurança na internet na hora das compras online

Quando se trata de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado. Hoje, a comodidade e o preço acessível justificam o número de pessoas que compram de maneira online. Todas as dicas acima também valem na hora de encher o carrinho. Mas mantenha-se sempre atento.

E-mails falsos e promoções muito vantajosas

Nesse mundo digital, também temos os famosos e-mails com promoções e convites de empresas que sugerem um link e uma página para você se cadastrar. Nesse caso, desconfie! Evite também enviar ou acessar os links destes e-mails e fique atento mesmo quando a mensagem parecer de uma empresa conhecida. Eles podem ser falsos e induzir o preenchimento de formulários. 

Por fim, lembre-se, toda vez que não se sentir seguro em relação a um site, na dúvida, não visite e não clique em nenhum link. Dessa forma, você pode se proteger e também evita disseminar fake news.

E para manter a sua casa segura, já pensou em instalar uma fechadura digital? Saiba mais sobre a utilidade do produto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *