Instalação elétrica no banheiro: o que você precisa saber

Muita gente não sabe, ou não leva em consideração, mas quando se trata da instalação elétrica no banheiro é preciso uma atenção especial. Por ser um ambiente que concentra água e eletricidade, a segurança dos moradores da casa pode ser colocada em risco caso as normas definidas pela ABNT não sejam seguidas.

Engana-se quem pensa que não há “regras” até para se trocar uma lâmpada. A execução de qualquer conserto elétrico, seja da tomada ou do chuveiro, exige, por exemplo, que o disjuntor no quadro de distribuição da casa seja desligado.

instalação elétrica no banheiro

Usar produtos sem a garantia da procedência também é correr riscos nesse caso, já que materiais de má qualidade não evitam choques e curtos-circuitos. Além disso, geram problemas com o consumo. Por isso, reunimos alguns conselhos básicos sobre o assunto nesse post. Confira:

Dicas valiosas sobre instalação elétrica no banheiro

  • Nunca invista em disjuntores, tomadas e fiações de procedência duvidosa. Certifique-se que todos os itens utilizados na instalação elétrica no banheiro sejam certificados no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
     
  • Nunca  use um chuveiro sem aterramento adequado. Ele serve justamente para eliminar qualquer risco de choque;

  • Há quem acredite que quanto mais potente o chuveiro, melhor será o banho. Mas isso só é verdade se a potência do chuveiro for suportada pelo circuito. Do contrário, o circuito pode ficar sobrecarregado e o disjuntor pode desarmar para evitar curtos. Por isso, troque o chuveiro por um de potência correspondente ao anterior ou de potência correspondente à capacidade do circuito;

  • Os banheiros devem ter uma tomada de 600 VA próxima ao lavatório;

  • Eletrodutos podem passar pelo piso, pelo teto e pela parede, e não deve ocorrer sobreposição. É importante que estejam presentes na quantidade adequada para que os condutores não fiquem acumulados e ocorra um superaquecimento;

  • Não faça gambiarras na instalação elétrica no banheiro e evite qualquer tipo de fiação desencapada;

  • Atente-se à iluminação do banheiro. Condições ruins, além de prejudicar a funcionalidade, podem trazer gastos mais altos de energia elétrica.

Atenção redobrada sempre! 

Os disjuntores desarmam com frequência? Isso significa que a proteção do circuito está sendo feita para que não haja aquecimento dos cabos. Se a iluminação estiver oscilando, atente-se, pois pode ser um sinal de sobrecarga nas instalações elétricas.

Leia também: O que você deve saber sobre a manutenção do seu aquecedor a gás

Tenha cuidado ao utilizar aparelhos elétricos, como secador de cabelo, no banheiro, pois eles podem se tornar condutores da corrente elétrica. E, para eliminar de vez qualquer possível gambiarra na instalação elétrica no banheiro, conte com os prestadores de serviços do Reppara!, um plano de assinaturas da Porto Seguro exclusivo para serviços emergenciais. 

Instale, se possível, um disjuntor diferencial residual (DR). Ele irá desligar um circuito sempre que for detectada uma corrente de fuga. Além disso, ele também elimina qualquer risco de choque elétrico. Mas lembre-se, o ideal é que um profissional especializado faça uma avaliação da distribuição da carga por fases ou até mesmo o redimensionamento de todo o sistema.

Vale lembrar que imóveis mais antigos pedem uma revisão completa em toda a instalação elétrica no banheiro. Em muitos casos, o melhor é que ela seja refeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *