Identifique se uma notícia é Fake News em apenas quatro passos

Não caia em ciladas: sabe aquela mensagem no grupo de família do WhatsApp? Vamos te ajudar a identificar se ela é falsa ou não. Você sabia que o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que você imagina? 

Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é utilizada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas ficou popularmente conhecido em todo o mundo para falar sobre informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

Leia também: Quais cuidados preciso ter para sair de casa?

Sendo assim, em apenas quatro passos, vamos te ajudar a identificar e como combater a Fake News na Internet definitivamente.

O que fazer?

Leia com calma: Antes de compartilhar um texto com a sua família e amigos, é importante ler com calma. Observe se ele possui erros de ortografia, abreviações e um excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opiniões e dados sem identificar as fontes.

Procure outras fontes: Os indícios de fake news vão além do texto. Sites com nomes estranhos ou que não identificam os seus autores são suspeitos. Ficou em dúvida em relação ao especialista consultado na matéria? Então, vale a pena dar um Google e conferir se ele existe.

Compara as notícias: Procure saber se a notícia saiu em algum outro jornal ou site. Contudo, vale ressaltar que um conteúdo falso nem sempre é 100% mentiroso. Pode acontecer de apenas um trecho ter sido manipulado.

Denuncie: Algumas redes sociais já estão preparadas para que os usuários identifiquem o conteúdo suspeito como “falso”, como o Facebook, por exemplo. Sendo assim, a sua ajuda faz com que a qualidade da informação fique cada vez mais confiável.

Curiosidade
Existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Por isso, alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.

Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:

  1. Agência Lupa
  2. Aos Fatos
  3. Truco
  4. UOL Confere
  5. Boatos.org
  6. E-farsas
Fontes: Sites G1, Harvard Summer School, IFLA, Nova Escola, First Draft e Vaza, Super Interessante.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *