Tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de caixa d’água

Você sabia que fazer a limpeza de caixa d’água é tão importante quanto manter a higiene periódica da casa?

Afinal, uma água contaminada pode transmitir doenças como leptospirose, cólera, febre tifoide e, até, hepatite A. Além disso, uma caixa d’água suja pode de prejudicar a qualidade de vida e contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de 488% nos casos de dengue em 2019 comparado com 2018. Já neste ano, houve um registro de mais de 525 mil casos prováveis de dengue e 181 mortes em decorrência da doença só nas 14 primeiras semanas.

Tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de caixa d’água

Mas de quanto em quanto tempo devo realizar a limpeza de caixa d’água?

Geralmente, as pessoas costumam fazer a limpeza da caixa d’água uma vez por ano, porém essa não é a forma mais adequada de mantê-las longe da contaminação.

O ideal e recomendado é fazer a higienização de seis em seis meses. Vale ressaltar que a limpeza da caixa d’água também evita entupimentos causados por acúmulo de sujeira e precisa ser feita da maneira correta, visto que a inadequação pode manter a água contaminada e impura.

Leia também: A pia da cozinha entupiu: o que fazer?

Mas de quanto em quanto tempo devo realizar a limpeza de caixa d’água?

Para fazer a higienização você vai precisar de luvas de borracha, escovas para esfregar, baldes, panos limpos e água sanitária. O primeiro passo é fechar o registro do cavalete da entrada e para cortar o fornecimento da água que vem da rua na caixa. Você também pode prender a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

Em seguida, esvazie a caixa d’água. Reserve toda água em outros recipientes e a utilize para outros fins, como lavar o quintal, por exemplo. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, comece a limpeza. Não se esqueça de tapar a saída que vai para o encanamento, assim você evita que os resíduos da limpeza desçam pelos canos.

Esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com água sanitária. Nunca use sabão ou detergente. Ao enxaguar, com a ajuda de um balde e de panos, retire toda a água restante. Depois é só abrir o registro do cavalete externo ou retirar a boia e deixar a caixa encher. Não se esqueça de manter tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa. 

Em seguida, despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento. O recomendado é que se despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Feito isso, será necessário aguardar até 2 horas. Não utilize a água armazenada durante este período. 

Seguindo o processo, feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. A água desinfetada precisa descer pelo encanamento, mas não deve ser consumida. A utilize somente nas descargas ou para fazer a faxina na casa. 

Para finalizar a limpeza de caixa d’água

Com a caixa vazia, abra o registro do cavalete para que a caixa volte a encher. Depois disso é só tampar corretamente para evitar a entrada de sujeira e a propagação de insetos e, principalmente, do mosquito da dengue. É importante que a limpeza seja refeita depois de seis meses. 

Contrate um profissional para a limpeza de caixa d’água

Realizar o processo de higienização sozinho pode não ser uma opção para você. Se preferir, a Porto Faz realiza esse trabalho por você, seguindo todos os procedimentos necessários e cuidados que precisam ser tomados. Saiba mais aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *