Você tem o hábito de fazer a manutenção do ar-condicionado?

Durante os meses em que as temperaturas são mais baixas, como no outono e no inverno, o ar-condicionado tem o hábito de ficar desligado na maioria das residências. Sem uso, o aparelho acumula sujeiras, bactérias e ácaros, além de poder gerar alguns problemas no funcionamento do equipamento como vazamento de gás.

Alguns especialistas recomendam a manutenção do ar-condicionado ocorra a cada três meses, mas muitas pessoas acabam se esquecendo de colocar isso como uma das tarefas do lar. Pela falta de uso durante as estações mais frias, o aparelho é esquecido e acaba não recebendo os devidos cuidados para as próximas estações, onde se intensificam o uso do equipamento. 

Ao religar o aparelho após um tempo desligado, é possível perceber a falta de manutenção diante de alguns sinais. Entre eles, a presença de odores e a diminuição ou falta de refrigeração. Se eles persistirem após um pequeno tempo de uso o ideal é desligar o aparelho e chamar um profissional. Assim, uma vistoria e manutenção do equipamento podem ser feitas. 

O que acontece quando a manutenção do ar-condicionado não é feita?

Muitos desses problemas são a falta de limpeza e troca dos filtros. Pois poeiras e outros materiais acabam se acumulando. Quando o ar também deixa de chegar à temperatura desejável, pode-se ter problemas de conexão ou vazamento de gás refrigerante.  Por isso é tão importante realizar a manutenção do ar-condicionado sempre que possível.

Leia também: O que você deve saber sobre a manutenção do seu aquecedor a gás

Todas as manutenções necessárias para o ar condicionado são feitas por profissionais que, além do conhecimento, tem produtos e ferramentas específicas para solucionar o problema. 

Sozinho você consegue limpar o filtro, já a higienização fica por conta de um profissional responsável. Ele irá desmontar, aplicar produtos próprios e desinfetar todo o equipamento para se aproveitar as estações mais quentes do ano. 

Por isso, toda vez que precisar, conte com um profissional Reppara! Aproveite e conheça todos os serviços oferecidos para a sua casa aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *