Se você está pensando em como decorar a mesa de Natal este ano e por acaso sentiu dúvidas sobre o assunto, veio ao lugar certo.
O Natal é uma das comemorações mais esperadas do ano. É o momento de reunir os familiares e celebrar a vida. E os preparativos desta época costumam ser muito especiais, seja na decoração da casa ou na apresentação da mesa para a ceia. E foi pensando nisso que resolvemos listar o que você precisa saber sobre como decorar a mesa de Natal. Confira:
Neste post você vai descobrir:
- Qual é a origem da Ceia de Natal
- O que não pode faltar na sua mesa
- Quais são as flores e plantas ideais para decorar sua mesa de Natal
- Como fazer um arranjo para a mesa
- O que está por trás das cores do Natal
- Qual é a toalha certa para a mesa de Natal
Origem da Ceia de Natal
Primeiramente, é preciso entender de onde surgiu toda a tradição da Ceia de Natal. Algumas pessoas acreditam que a ceia está ligada à última refeição de Cristo ao lado de seus discípulos.
No entanto, a explicação mais encontrada é a de que a ceia se originou do antigo costume europeu em recepcionar viajantes e peregrinos no dia de Natal e oferecer a eles uma vasta refeição, com diversos pratos.
Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentou alguma particularidade local, como, por exemplo, o peru da ceia norte-americana. Por isso, se você quer saber como decorar a mesa de Natal, continue lendo o texto. 🙂

O que não pode faltar na sua mesa de Natal?
A decoração da mesa não precisa ser cara ou chamativa, no entanto, alguns itens essenciais vão, de fato, caracterizá-la. Aposte, por exemplo, em frutas e plantas da época para não errar. Além disso, velas e enfeites com a carinha do Papai Noel podem trazer um charme todo especial à sua mesa de Natal.

Mas afinal, quais são as flores e plantas da época ideais para decorar a mesa de Natal?
Chamadas de frutas da estação, algumas não são de origem brasileira, mas se adaptaram muito bem à nossa região. A cereja, por exemplo, é um clássico do Natal brasileiro.

A lichia também é outra fruta de origem asiática que nesta época do ano parece pipocar na mesa dos brasileiros nas festas de fim de ano.

Outra fruta que faz sucesso na hora de decorar a mesa para o Natal é a ameixa. Além de ajudar na composição, ela também tem presença marcada nas receitas de Natal e Réveillon.

O damasco é outra fruta oriental que se adaptou muito bem em terras latino-americanas. Sua safra por aqui é muito forte entre os meses de dezembro e março. Por isso é uma fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada.

Mas dentre todas as opções acima, as mais requisitadas, certamente, são as uvas.

Todas elas, quando juntas, podem formar uma bela decoração para a sua mesa de Natal.
Agora, sem dúvidas, a planta mais usada no dia de Natal é a poinsétia, também conhecida como bico de papagaio ou flor do Natal.
Ela é uma planta originária do México e seu nome científico é Euphorbia Pulcherrima. Por ser uma planta de dia curto, floresce exatamente no solstício de Inverno no Hemisfério Norte que coincide com o Natal no Brasil.

Mas caso você queira dar um toque de sofisticação à sua mesa, aposte em rosas vermelhas. Finas e vibrantes, as rosas remetem ao amor e também ao bom gosto nesta época do ano.

Como fazer um arranjo para a mesa de Natal?
Para decorar a sua mesa de Natal, que tal preparar um arranjo especial? Junte flores e frutas em uma guirlanda natalina e coloque no centro da mesa. Você pode, também, acrescentar castiçais com velas ao redor, no entanto, evite as aromáticas para não atrapalhar a refeição.
Juntar pinhas e laços também pode trazer uma boa composição à sua mesa. Outra ideia é distribuir as frutas em bandejas de forma harmoniosa.
Você sabia que apostar nas cores pode te ajudar na hora decorar a sua mesa de Natal?
Pois é, as cores natalinas costumam dar um up em toda a organização. Elas são verde, vermelho, dourado e branco. E não por acaso, cada uma delas possui um significado diferente:
- Verde: simboliza esperança, resistência e resiliência;
- Vermelho: para aqueles que acreditam, representa o sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus. Mas também pode significar o amor que rodeia toda a data;
- Dourado: representa luz. Além disso, simboliza o ouro, que foi dado de presente por um dos Três Reis Magos a Jesus em seu nascimento;
- Branco: representa a pureza, a inocência e a vida de Cristo ao mundo.
Outros itens da decoração natalina, como velas e árvores de Natal também levam consigo um significado especial. O famoso pinheiro, por exemplo, simboliza a vida. Isso porque é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde até mesmo durante o inverno, quando a maioria das outras árvores perdem suas folhas.
Já as velas natalinas representam a luz que o nascimento de Jesus trouxe para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.
A toalha certa para a mesa de Natal
Se não quiser errar, opte por uma toalha branca e lisa, sem estampas. Para trazer um charme à mesa, você pode acrescentar guardanapos em tons de verde, vermelho e amarelo, para representar o dourado. Ou também utilizar jogos americanos e passadeiras nessas cores.
O ideal é que a louça utilizada para a ceia combine com o restante da decoração. Pratos brancos de cerâmicas ou de porcelanas sempre são uma ótima alternativa.

Vai preparar a ceia de Natal, mas o fogão anda dando problemas?
Não passe perrengue no dia de preparar a sua ceia, agende uma visita de um profissional Reppara! e faça tudo com muito mais tranquilidade. Saiba mais aqui.
Gostou das nossas dicas de como decorar a mesa de Natal? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais.