Como congelar comida: você sabe o que pode ou não ir para o freezer?

Comida feita na hora é sempre uma delícia, não é verdade? Mas o que fazer quando a medida é um pouco maior do que você planejava? Jogar comida fora não é uma opção! Você sabe como congelar comida?

O freezer é um aliado importante nessas horas. Saber como congelar a comida é uma maneira de economizar tempo e garantir uma alimentação saudável todos os dias. 

como congelar comida

Mas o que pode ou não ir para o freezer? Essas e outras dúvidas a gente tira pra você neste post. Vale ressaltar que nem tudo pode ser guardado no seu freezer, além de existir formas corretas de armazenamento.

Pode congelar, sim!

Antes de saber o que pode ou não ir para o freezer, é importante deixar claro que é possível preservar a textura e o sabor dos alimentos que serão armazenados. Congelar a comida, inclusive, é uma forma de conservação. 

Outra vantagem de saber como congelar os alimentos é que você pode ter uma maior variedade deles à disposição, incluindo aqueles que são mais difíceis de encontrar, seja por questão de local ou determinadas épocas.

Sem citar a praticidade de ter algo pronto para momentos de emergência, visitas surpresas em cima da hora ou para dias de correria.

Dicas de como congelar comida

Cada tipo de alimento necessita de uma forma de congelamento, mas existem algumas regras gerais que valem para todas. A higienização, tanto dos alimentos quanto da cozinha e dos potes recipientes que serão congelados é fundamental. Isso evita congelar sujeiras e bactérias por dias junto com os alimentos.

Leia também: Meu microondas parou de funcionar: o que devo fazer?

Vale também a atenção para a temperatura e o tempo de cozimento e de resfriamento de cada alimento. Sempre espere a comida esfriar antes de congelá-la. Pois evita o acúmulo de água e de micro-organismos. Uma opção é deixar o pote aberto na geladeira antes de levá-lo ao congelador.

Mas, então: o que pode ou não ir para o freezer?

Legumes e verduras: precisam ser cozidos ou refogados antes, pois aumenta o tempo de congelamento do alimento, por conta do choque térmico. Cenoura, milho, couve-flor, brócolis, espinafre, cebolinha, alho batata, salsinha, salsão e cebola são ótimos exemplo de legumes e verduras que podem ser congelados, já que você consegue preservar suas características originais.

Frutas para fazer suco ou sorvete: praticamente todas as frutas podem ser congeladas, exceto duas: banana e pera. Já o maracujá, acerola, abacaxi, morango, uva e manga podem virar, inclusive, polpa ou sorvete. Outra fruta excelente para congelamento é a acerola, já que o processo ajuda a realçar seu sabor e manter o teor de vitamina C alta em sua propriedade.

Alimentos cozidos: tudo o que é muito bem cozido pode ser congelado e descongelado. Alguns exemplos são carnes cozidas, sopas, legumes, carne com purês ou até mesmo a tradicional feijoada.

O que não pode ir para o freezer

Vegetais folhosos: escarola, agrião, rúcula, alface, pepino e rabanete são alimentos que têm muita água e, por isso, murcham e perdem o sabor quando congelados. A couve, por sua vez, pode ser congelada em formato de gelo para ser usada em sucos verdes.

Omelete e ovos cozidos: Eles perdem a textura e ficam borrachudos. Mas é possível congelar ovo cru, para isso basta separar a gema das claras.

Queijo e iogurte caseiro: queijos do tipo minas e ricota talham e ficam rançosos quando congelados. Coalhadas e iogurtes caseiros também não são recomendados, porque não têm estabilizantes para prevenir a perda de líquido. A mesma regra vale para sobremesas e cremes gordurosos que levam amido de milho, já que água se separa do creme, fazendo com que consistência e creme percam suas características.

Empanadas ou carnes fritas: o ideal é que elas sejam congeladas cruas, cozidas ou assadas. Além disso, é fundamental dizer que a carne crua descongelada só pode passar pelo processo de descongelamento novamente se estiver cozida. Uma dica geral é separar os alimentos congelados em pequenas porções. Descongelar e manipular o alimento acaba tornando a carne mais propensa a proliferação de bactérias.

Anda tendo problemas com o seu freezer?
Com o Reppara! você conta com assistência para consertos de eletrodomésticos, elétricos, hidráulicos, desentupimentos e chaveiro 24h. O acionamento é feito 100% online e a cobertura do Reppara! é nacional. Saiba mais sobre os planos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *