Como descobrir um vazamento de água em casa?

Muita gente não sabe, mas boa parte dos vazamentos domésticos quase sempre é imperceptível, o que dificulta o seu reconhecimento. Mas então, como descobrir um vazamento de água?

Em alguns casos, um cano furado não se transforma apenas em poças d’água no meio da casa, mas também em manchas na parede ou contas de água exorbitantes. Por isso, é preciso agir o quanto antes!

Inicialmente, é possível fazer alguns testes rápidos que podem ajudar na identificação de vazamentos na sua casa. Mas é importante destacar a importância de acionar um especialista para identificar o local exato do problema e, assim, evitar que paredes sejam quebradas sem necessidade.

vazamento de água

Cada caso um caso

Construções com mais de 45 anos estão mais sujeitas a vazamentos. Isso porque muitas delas foram projetadas quando ainda se utilizava tubulações de ferro galvanizado, pois elas oxidam com o tempo.

De alguns anos para cá, os tubos de PVC, que têm vida útil de até 60 anos, passaram a ser utilizados nas construções. Nesses caso, o que pode causar problemas são as conexões entre os canos. O que resulta quase sempre em quebrar a parede e substituir as peças por outras mais novas.

Vazamento no condomínio 

Vazamentos em apartamentos podem ser ainda piores do que em casas, isso porque muitos condomínios não possuem hidrômetros individuais. Inclusive, andares mais baixos são mais suscetíveis a vazamentos, pois a pressão da água que vem dos apartamentos acima chega sempre com mais força, facilitando que ela escape e cause infiltrações. 

Como descobrir um vazamento de água? 

É possível identificar um vazamento na sua casa a partir de alguns sinais bem simples, além da própria água acumulada em um cômodo. Por isso, listamos algumas dicas abaixo para facilitar a sua vida na hora de identificar um vazamento. Confira: 

A conta de água está vindo mais cara

Esse é um dos principais pontos a se observar. É importante ficar de olho na variação do consumo na casa. Se a conta do mês veio exorbitantemente mais cara do que a do mês anterior pode ser que haja um escape de água. Compare a fatura com a dos outros meses, pois o problema pode ser antigo e ter passado despercebido ao longo do tempo.

De olho no hidrômetro

É importante anotar o consumo de água durante o mês. No visor do hidrômetro você consegue identificar o gasto em metros cúbicos desde a última medição. Lembre-se que cada metro cúbico equivale a 1.000 litros de água. Em média, cada morador gasta cerca de 120 a 150 litros de água por dia. Se esse número estiver mais alto, pode ter algo errado.

Cheiro de mofo e manchas nas paredes

Manchas ou cheiro de mofo vindo das paredes também podem ajudar a identificar vazamentos na casa. Nesse caso, preste atenção à frequência com que elas aparecem e se o cheiro permanece mesmo quando o ambiente é higienizado e ventilado.

Leia também: Como tirar cheiro de mofo: truques simples e baratos

A parede está úmida e o piso molhado

Uma parede úmida, sem que tenha chovido ou que alguém tenha molhado, é sinal de que há algo errado. Isso também vale para o piso molhado sem razão aparente. Azulejos e paredes ocas também podem te ajudar a identificar o problema. Basta bater com as mãos para ver se o barulho é diferente de outros pontos onde não há umidade. 

Acione um profissional

Com os equipamentos certos e com a experiência de quem sabe lidar com o problema, o profissional sabe como descobrir um vazamento de água o quanto antes e, consequentemente, solucioná-lo. A Porto Faz identifica possíveis vazamentos, de maneira eficiente, com profissionais capacitados, para você evitar quebradeiras desnecessárias. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *