Como tirar cheiro de mofo: truques simples e baratos

Uma das coisas mais desagradáveis que podem ocorrer em uma casa é o cheiro de mofo se espalhar pelos ambientes. Isso geralmente acontece em lugares úmidos, que ficam muito tempo fechados e recebem pouca ventilação. O cheiro pode incomodar, principalmente, quem tem alergias respiratórias. Mas então, como tirar cheiro de mofo?

Primeiramente, você precisa entender que mofos são fungos que se proliferam em lugares quentes, fechados ou muito úmidos. Eles possuem um cheiro característico, que é fácil de identificar.  

Hoje existem maneiras muito fáceis e explicações na internet sobre como tirar cheiro de mofo. No entanto, antes de partir para ação, você precisa descobrir de onde ele está vindo: do guarda-roupa, dos livros amontoados, da parede. Enfim, para cada caso um trato. Por isso, separamos as dicas em categorias, para facilitar a sua leitura. Confira: 

O passo a passo de como tirar cheiro de mofo

como tirar cheiro de mofo

Como eliminar o cheiro de mofo da parede

Antes de tudo, abra as janelas e portas para arejar o ambiente. Procure usar luvas e máscara para a sua proteção. Identifique de onde vem o mofo e por onde ele se estende. Em um borrifador misture dois copos de água e um copo de água sanitária. Espirre em toda área afetada pelo mofo e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Você vai notar que as manchas terão sumido. 

Depois disso, faça a mistura novamente e acrescente um copo do desinfetante, de preferência aqueles com a coloração clara. Deixe agir por mais 20 minutos. Depois é só esperar secar, não se esqueça de deixar janelas e portas abertas. 

No entanto, atente-se, sinais de mofo na parede também pode indicar infiltração ou vazamentos. Caso percebe algum sinal de vazamento no ambiente, não deixe de acionar o Reppara! 

Como tirar cheiro de mofo do quarto

Quartos que passam muito tempo com as janelas fechadas facilmente possuem cheiro de mofo. Isso, além de ser prejudicial para quem dorme no ambiente, pode indicar que os móveis dali também irão precisar de atenção. Para se livrar do cheiro de mofo no quarto, assim como em outros cômodos da casa, comece mantendo uma rotina de limpeza e deixe sempre portas e janelas abertas. 

Identifique onde o cheiro é mais presente, caso seja no guarda-roupa, retire cobertores, roupas e sapatos de dentro e deixe-os no sol. O ideal é lavar cada peça. 

Limpe o guarda-roupa com uma solução de água sanitária diluída em um balde de água, que pode ser aplicada com um pano de microfibra. Depois disso, passe lustra-móveis por todo o móvel. Deixe secar bem para devolver tudo o que foi retirado antes da limpeza. 

Se o cheiro de mofo vem do colchão, o ideal é colocá-lo no sol. Mas essa não é a única solução. Você pode optar pela higienização dele. Entre os serviços oferecidos pela Porto Faz está a limpeza e higienização de colchões, estofados, sofá, cadeiras, carpete e outros. Saiba mais aqui. 

Leia também: Os principais cuidados com a casa durante o inverno

Se você costuma guardar papéis e documentos no guarda-roupa, tire um dia para deixá-los em um lugar onde possam tomar sol, já que as fibras do papel retêm muita umidade e, consequentemente, mofo. 

Uma boa alternativa de como tirar cheiro de mofo no quarto, depois de toda a higienização, é espalhar por ele difusores e perfumadores de ambiente. Velas aromáticas e incensos também podem ajudar. Mas lembre-se, opte pela alternativa só depois que tiver feito a limpeza, ou então as fragrâncias só irão se misturar com o cheiro de mofo do quarto. 

Como tirar cheiro de mofo dos livros

Os livros, cadernos e papéis não estão imunes ao mofo. Pelo contrário, até parece que eles são os que mais ganham o cheiro característico do fungo com o passar do tempo. Sempre que possível, retire livros da estante e dos armários e os deixe no sol. Você pode até mesmo colocá-los sobre uma mesa, separar as folhas e dar um “banho de secador de cabelo” nelas.

Mantenha o hábito de sempre faxinar sua estante e procure higienizá-la assim como o guarda-roupa. Nesse caso, se possível, espalhe pedaços de giz pela estante, onde eles não fiquem visíveis. Isso irá ajudar a reter a umidade e reduzir o odor, te ajudando a se livrar do cheiro de mofo.

Como evitar que o mofo se espalhe pela casa

Mais importante do que saber de como se tirar o cheiro de mofo da casa é saber evitar que ele se espalhe pelos cômodos. Como? É fácil:

  • Mantenha portas e janelas abertas para arejar a casa, dessa forma você evita com mais facilidade o aparecimento de mofo pela casa
  • Não descuide da limpeza
  • Limpe os armários com a solução de água sanitária, água e desinfetante pelo menos uma vez por mês, para que veja resultados
  • Ao pintar a casa, utilize tintas impermeabilizantes 
  • Identifique vazamentos e contate um prestador de serviços Reppara!
  • Não guarde roupas molhadas ou úmidas 

Dica bônus

Por fim, uma dica bônus para você que leu até aqui. Sachês antimofo para armários e sílica de gel não apenas podem ser acrescentados aos cuidados, como também podem ser espalhados por armários, guarda-roupas e sapateiras.

Dê preferência para sachês de cedro, pois trata-se de uma madeira que além de absorver umidade também elimina maus cheiros, assim como o cravo-da-índia, que também ajuda a disfarçar odores no ambiente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *