Meu microondas parou de funcionar: o que devo fazer?

Já faz tempo que o microondas se tornou um eletrodoméstico essencial não só na cozinha, mas em copas de repartições e refeitórios empresariais. E, como todo aparelho que é usado frequentemente, ele pode apresentar alguns problemas com o decorrer do tempo. Se o seu microondas parou de funcionar, esse post foi escrito para você. 

Separamos aqui os cinco problemas mais comuns e algumas dicas. Mas vale sempre ressaltar que é preciso estar atento aos barulhos e odores fortes durante o uso, pois ambos podem indicar algum defeito interno e o conserto de microondas deve ser feito.

Antes de tudo, é importante lembrar que se você for realizar alguma revisão por conta própria, pois seu microondas parou de funcionar, não esqueça de se proteger e desligá-lo da tomada. 

microondas parou de funcionar

Seu microondas parou de funcionar? A gente te ajuda a identificar o problema

Faíscas internas
Se por acaso, ao usar o microondas, você notou que algumas faíscas começaram a brilhar no interior do aparelho, não se assuste. Provavelmente não foi por isso que o seu microondas parou de funcionar. Muitas vezes, isso acontece porque há restos de comida no interior do aparelho e eles continuam cozinhando quando ele é ligado. Por isso, é importante se atentar à limpeza. Para isso, basta higienizá-lo internamente com um pano úmido.

Prato giratório
Outro problema muito frequente e se seu microondas que parou de funcionar é justamente causado por um prato desalinhado. Esse desencaixe pode acontecer na hora em que o recipiente com o alimento é retirado do aparelho ou até mesmo quando restos de comida caem na cavidade da plataforma giratória. Antes de pensar em trocar o prato, verifique se por acaso ele só não está desalinhado. Para isso, basta retirar a bandeja e colocá-la novamente. Aproveite e limpe a plataforma com um pano úmido. Se houver resquícios de gordura, água morna e detergente podem ajudar. Após isso, faça um teste para verificar se o microondas está funcionando.

Leia também: Vale a pena consertar um eletrodoméstico?

Trocando a lâmpada
Muitas vezes, o que para de funcionar não é o microondas em si, mas a iluminação do eletrodoméstico. Para resolver isso, basta trocar a lâmpada do aparelho. Primeiramente, tire o microondas da tomada, retire o painel de ventilação e faça a troca das lâmpadas na caixa de iluminação. Após parafusar novamente o painel, faça um teste. 

Outros motivos para ficar de olho

Você já ouviu falar de defeito no diodo de potência?
Pois é, quando o microondas para de aquecer os alimentos e passa a fazer barulhos incomuns durante o seu funcionamento, pode ser que haja um defeito no diodo de potência e você precise dar prioridade ao conserto de microondas. Ele é o componente eletrônico por onde a corrente elétrica vai passar e seguir em uma única direção, ao mesmo tempo que o fluxo opositor é bloqueado. Em casos como esse, é preciso descarregar o capacitor do microondas e substituir o diodo. O processo é bem simples, já que o encaixe é feito por pressão. 

Cheque as tomadas
Muitas vezes o aparelho está em ótimas condições e o microondas parou de funcionar porque há uma incompatibilidade do eletrodoméstico e a tensão da sua casa. Nesses casos, a melhor opção é checar a voltagem necessária para o aparelho funcionar perfeitamente antes da sua compra. Da mesma forma, o que o problema também pode estar na tomada utilizada. Para verificar isso, basta ligar o microondas em outro ponto da casa.

Em demais situações, não deixe de contatar um profissional especializado e que possa resolver o seu problema e possa realizar o conserto de microondas.

Portanto, para finalizar, nossa dica é o Reppara! Com ele você tem assistência para serviços como este 24 horas por dia e o acionamento pode ser feito 100% online. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *