O que você deve saber sobre a manutenção do seu aquecedor a gás

Imagine a situação: você chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e tudo o que quer é tomar um banho quente e relaxar. Mas percebe que a água não aquece. Isso certamente é um problema no seu aquecedor a gás. No entanto, o mau funcionamento de um aparelho como esse vai muito além do que um simples banho frio e pode colocar em risco sua segurança e a de sua família.

Um possível vazamento, por exemplo, provoca acidentes, já que o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP) são tóxicos e inflamáveis. 

Por questões de segurança, é de extrema importância que os equipamentos recebem manutenção constantemente. Uma das mais importantes é a preventiva, pois trata-se da limpeza adequada dos equipamentos do aquecedor. Quando é realizada por profissional especializado, ela pode prevenir até falhas mais graves. Há ainda a manutenção corretiva, que é feita para solucionar um problema visível do aparelho. 

Mas como identificar um possível problema no aquecedor a gás?

A falta de gás é uma das situações mais comuns. Mas é preciso ficar alerta, pois a sua ausência também pode ser um problema de abastecimento da companhia local. 

Outra situação é a oscilação do aparelho, ou seja, quando o aquecedor liga e desliga sozinho após um tempo.

Leia também: Crianças e equipamentos elétricos: como evitar acidentes?

O cheiro forte de gás também é um indício de problemas mais graves no aquecedor. Recomenda-se que, nesta situação, o morador da casa não acenda as luzes. É necessário abrir as janelas, fechar a alimentação do local e chamar a empresa responsável pelo fornecimento.

Dicas de conservação para o seu aquecedor a gás

Limpeza é tudo!
Mantenha a área externa sempre limpa. Utilize um pano úmido e sabão neutro. Nunca aplique produtos inflamáveis ou abrasivos.

Peças originais sempre
Se durante a manutenção seu técnico solicitar a troca de algumas peças, invista naquelas que sejam originais. Assim você evita acidentes e garante que seu aquecedor a gás tenha um bom desempenho.

Cuidado com os fios
Os fios dos aquecedores devem ficar em posições que não os deixem torcidos, pois isso aumenta as chances de deformidade e compromete o bom funcionamento.

O local ideal
É importante que o aquecedor a gás seja instalado na área de serviço e não no banheiro. O local de instalação precisa ter janelas sempre abertas para dissipar o gás. 

Contrate uma empresa especializada
Manutenção, consertos e instalações de qualquer aquecedor a gás devem ser realizadas por um técnico especializado e de confiança. Dê prioridade para manutenções periódicas anualmente.

Na Porto Faz você realiza, de forma preventiva, a manutenção ou o conserto do seu equipamento. Saiba mais aqui.

Além disso, todos os Prestadores da Porto Seguro seguem as medidas recomendadas de prevenção e segurança para executar os serviços na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *